Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/02/2024 às 17h50min - Atualizada em 07/02/2024 às 17h07min

O sucesso e a popularização do K-pop

Febre mundial, o estilo musical só cresce a cada dia

Judith Rodrigues - revisado por Joyce Oliveira
Grupos de K-pop. (Foto: Reprodução/ Quem)

K-pop é o nome dado à música popular produzida na Coreia do Sul. O estilo, que é uma mistura de diversos outros ritmos como o hip-hop e a música eletrônica, é hoje um dos gêneros musicais mais populares entre as pessoas e um dos responsáveis por espalhar a chamada “onda coreana” pelo mundo. Mas como tudo isso começou?

 

O Kpop deu seus primeiros passos ainda na década de 1980, mas passou a ganhar notoriedade mundial a partir de 2012, quando o lançamento de Gangnam Style do PSY se tornou um hit mundial. A música com uma coreografia animada que ainda hoje está na cabeça de muita gente, possibilitou que muitas pessoas tivessem um primeiro contato com a música coreana. Conquistando a marca de primeiro vídeo a alcançar um bilhão de visualizações no YouTube, o rapper coreano foi responsável por expandir o K-pop para vários lugares do mundo. 

Clipe Oficial de 'Gangnam Style' de PSY. (Reprodução: Official Psy - YouTube)



De lá para cá, a popularidade do gênero musical só aumentou. Todo o sucesso de Gangnam Style abriu portas para muitos outros artistas sul coreanos. Grupos e artistas solo que vêm conquistando o topo das paradas com músicas de videoclipes divertidos, coreografias milimetricamente ensaiadas e turnês mundiais com shows lotados que arrastam multidões. 

 

Como exemplo desse sucesso, atualmente, o BTS detém a marca de grupo de K-pop mais ouvido no Spotify. Além de quebrar muitos outros recordes, o septeto também é destaque com outros feitos impressionantes. Em 2020, com o lançamento de “Dynamite”, o grupo atingiu a marca de 101 milhões de VIEWS no primeiro dia, o single também deixou o BTS no topo da Billboard HOT 100 durante três semanas consecutivas.


Clipe Oficial de 'Dynamite' do BTS. (Reprodução: HYBE LABELS - YouTube)
 
Impacto na Hallyu
 

Toda a repercussão e o sucesso global também tornou o gênero um dos principais impulsionadores da chamada Hallyu, que é a crescente popularização da cultura sul-coreana pelo mundo. Para além do âmbito musical, o K-pop também é uma força para o crescimento econômico do país.

 

Raysa Samilinni, professora de inglês e admiradora da música coreana, destaca a importância do gênero para a economia do país do leste asiático. “Para a Coreia, é um enorme impacto na economia, já que muitos turistas vão ao país após conhecerem o mundo do K-pop. Eu mesma viajei para a Coreia depois de tantos anos consumindo conteúdos coreanos. Temos também o impacto econômico, com muitos shows ao redor do mundo”, declara.

 

Ela também conta sobre o efeito positivo que o estilo musical tem na vida das pessoas. “O K-pop causa literalmente muitas mudanças de vida e sensação de bem-estar/felicidade. Eu mesma não consigo imaginar como estaria hoje sem o K-pop na minha vida. Ele faz com que as pessoas abram os olhos para novas coisas, ideias, pensamentos e culturas”, diz.

 

Para o futuro, a expectativa é positiva. Espera-se um crescimento no número de adeptos ao estilo, já que o gênero é um sucesso cada dia mais popular ao redor do mundo e conquista pessoas de todas as idades. Se você ainda não conhece as produções, aproveite para entender um pouco mais sobre esse estilo musical que só cresce todos os dias.

Leia também:
"Parachutes": primeiro álbum do Coldplay faz história há quase 24 anos
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »