Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2024 às 12h07min - Atualizada em 11/02/2024 às 10h28min

Vincent van Gogh: Conheça mais sobre a vida de um dos pintores mais famosos da história

Histórias, curiosidades e obras do artista que produziu quase 900 telas em menos de 10 anos, entre elas “A Noite Estrelada” e “Os Girassóis”

Camila Silva - publicado por Malu Fiqueiredo
A Noite Estrelada', 'Autorretrato' e 'Os Girassóis', de Vincent van Gogh . Foto: Domínio Público via Wikimedia Commons

Provavelmente você já viu pelo menos uma obra do pintor Vincent van Gogh. Sendo um dos maiores nomes do pós-impressionismo, o artista é um dos pintores mais conhecidos e influentes mundo. Seus quadros, de beleza singular, traduzem emoções que fascinam o público. Com sua grande popularidade, é difícil de acreditar que ele teve reconhecimento apenas após sua morte.

Em vida, Vincent sofreu com muitos problemas psicológicos, o que contribuiu para um certo preconceito em relação ao seu trabalho artístico. Para muitos era conhecido como “louco”, e devido a isso e a seu estilo excêntrico e inovador para a época, van Gogh acabou por vender em toda sua carreira apenas um quadro. Essa falta de reconhecimento o levou a ser considerado um fracassado, e seus problemas de saúde mental culminaram em seu trágico suicídio. Com obras extraordinárias e fascinantes, o artista deixou um dos maiores legados da história da arte.

Vincent Willem van Gogh nasceu na cidade de Zundert na Holanda, em 30 de março de 1953, era filho do pastor Theodorus van Gogh e de Ana Cornélia Carbentus. Era o mais velho entre seus seis irmãos Anne, Elisabeth, Wil (Wilhelmina), Cor e Theo. Desde a infância, van Gogh teve contato com a arte através de sua mãe, que tinha grande apreço pela natureza, desenho e aquarelas. Mais tarde, trabalhou com o tio Cornelis van Gogh, em uma galeria, como negociador de obras arte.

Aos vinte e poucos anos, ele começou a estudar anatomia, desenho e arte, e foi somente aos 27 anos de idade, enquanto aprofundava seus estudos artísticos em Haia, uma pequena cidade holandesa, que ele começou a praticar a pintura. A carreira de van Gogh teve apenas uma década, durando de dezembro de 1881 a julho de 1890. Durante esse período, ele produziu um impressionante número de obras, criou mais de 2.000 quadros, e 879 telas a óleo, dentre eles, 37 autorretratos.

No dia 27 de julho de 1890, pouco antes de terminar sua última obra, "Campo de Trigo com Corvos", o pintor  disparou um tiro contra si mesmo, causando ferimentos graves. Existem relatos divergentes sobre se a bala atingiu seu peito ou estômago. Devido à gravidade dos ferimentos, Van Gogh faleceu dois dias depois, em 29 de julho. A morte do artista é cheia mistério, com diversas teorias que sugerem até mesmo um possível assassinato. No entanto, apesar das especulações e versões alternativas sobre o acontecimento, a explicação mais aceita é a de que ele tenha cometido suicídio.
 
Principais obras
 
O trabalho de Vincent van Gogh retrata paisagens, naturezas, retratos e autorretratos. O artista frequentemente demonstrava um apreço pelas cores amarelo e azul, as quais eram mais presentes em suas obras. Sua primeira pintura foi "Os Comedores de Batatas" (1885), um quadro em um tom mais escuro que retrata camponeses durante uma refeição a noite. Outra obra notável é "O Quarto" (1888), que representa o quarto que van Gogh alugou em Arles, no sul da França.



"Os Girassóis" (1889) retrata girassóis em diferentes estágios de florescimento, predominando a cor amarela complementada por tons de verde, azul e laranja. Nessa obra, Van Gogh alterou seu padrão de assinatura ao escrever seu nome dentro do vaso, e não no canto da imagem. Outro quadro emblemático é o "Autorretrato com Orelha Cortada" (1888), evidenciando o episódio em que van Gogh teria cortado parte de sua própria orelha esquerda após atritos com seu amigo Paul Gauguin. As circunstâncias desse evento permanecem desconhecidas até hoje.



A obra mais famosa do artista "A Noite Estrelada" (1889) foi criada enquanto van Gogh estava internado no hospital psiquiátrico Saint-Rémy-de-Provence, devido à gravidade de seus problemas psicológicos. A saúde mental de van Gogh permanece como um mistério, mas as suspeitas são que ele sofria de depressão e bipolaridade.


 
Museu de Van Gogh



O Museu Van Gogh foi inaugurado em 1973, em Amsterdã, nos Países Baixos. Após a morte do pintor, seu irmão Theo herdou todas as suas obras. No entanto, Theo faleceu seis meses depois, deixando as obras para sua esposa, Johanna van Gogh. Ela manteve muitas obras guardadas e, após seu falecimento, o sobrinho de Vincent, que também tinha o mesmo nome do tio, providenciou a catalogação das obras. O governo holandês se interessou em mantê-las em um museu, e a partir disso o Museu Van Gogh foi inaugurado. O local abriga 1.400 obras do pintor, incluindo desenhos, pinturas e cartas. Além disso, possui uma grande biblioteca com mais de 30.000 artigos e livros sobre van Gogh.
 
Curiosidades sobre Vincent van Gogh

 
- Durante sua vida, Van Gogh conseguiu vender apenas uma pintura: O Vinhedo Vermelho, que foi vendido por 400 francos, sete meses antes de sua morte. Seu quadro mais caro foi vendido um século depois, por US$ 148,6 milhões.
 
- A história de sua vida virou um filme: "Com Amor, Van Gogh" foi lançado em 2017 e é o primeiro filme animado feito totalmente com pinturas: foram mais de  65 mil frames de pinturas a óleo criadas por 125 artistas que estudaram o modo de pintar de Van Gogh.

- Van Gogh sofria de epilepsia do lobo temporal,uma condição neurológica crônica caracterizada por convulsões recorrentes.

- Durante sua vida, Vincent escreveu mais de 800 cartas, principalmente para seu irmão, Theo, que lhe apoiou financeiramente durante anos. Ele também era seu melhor amigo.
 
 - No décimo episódio da quinta temporada da série "Doctor Who", intitulado "Vincent e o Doutor", o Doutor e a personagem Amy Pond viajam no tempo para encontrar Vincent van Gogh. O episódio é emocionante e retrata sofrimento de van Gogh devido à falta de reconhecimento por seu trabalho, destacando a genialidade e a luta do artista.
 
- O cantor norte americano Don McLean compôs uma música para van Gogh, a canção se chama "Vincent" e retrata a vida e obra do pintor, falando sobre sua arte e sua luta contra problemas com saúde mental. É uma linda homenagem ao legado do pintor.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »