Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2024 às 18h07min - Atualizada em 04/03/2024 às 16h50min

Cultura, história e muita beleza: conheça Teresina e seus pontos turísticos

Se encante com a elegância e simplicidade de ser genuinamente piauiense

Ana lya Costa - Revisado por Paola Pedro
Teresina, capital do Estado do Piauí. (Foto: Reprodução/Internet).

Conhecida popularmente como Cidade Verde, Teresina se destaca como a primeira capital planejada do país. Com características marcantes que realçam tanto a identidade piauiense quanto teresinense, a capital do Estado do Piauí já acumula 171 anos de muita história, cultura e beleza.

 

Com uma povoação que se iniciou ainda no século XVII, com Domingos Jorge Velho e um grupo de bandeirantes, Teresina só veio a se tornar oficialmente a capital do Estado em 16 de agosto de 1852. Uma curiosidade que gira em torno da capital, se faz justamente em relação ao seu nome, que uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, a qual teria agido, junto ao imperador Dom Pedro II, como mediadora na troca das capitais - Oeiras para Teresina.

 

Com quase 172 anos de sua fundação, a capital construiu uma história que, além de contemplar diversos setores da sociedade, também fomenta sua própria identidade. São belezas naturais, construções históricas e pontos turísticos que encantam e reforçam a trajetória percorrida pela única capital nordestina que não se localiza no litoral - mas não fica para trás no quesito turismo.

 

Para conhecer e se aventurar
Teresina é uma capital que exala cultura e belezas naturais, trazendo à tona não apenas tradicionalidade, mas também um povo que se mostra apaixonado pelo seu lugar de origem. Diante disso, nada melhor do que contemplar os pontos turísticos que destacam e tornam a capital do Piauí um lugar único e inesquecível. 

 

1. Ponte Estaiada

 

Quer conhecer The (apelido carinhoso para Teresina) de uma vez só, então a Ponte Estaiada é o lugar ideal. Tido como um dos principais cartões postais da cidade, o Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada, ou Complexo Turístico Ponte João Isidoro França proporciona aos seus visitantes uma visão de 360° da capital do Piauí. Além de homenagear João Isidoro França - que foi um dos primeiros idealizadores de Teresina -, essa grande construção também buscou oferecer à cidade uma obra que unisse utilidade pública, beleza, versatilidade e preservação do meio ambiente.

Além da modernidade, o complexo possui áreas especiais de uso da sociedade que podem receber eventos programados e visitações rotineiras. O espaço é palco de importantes eventos que acontecem tradicionalmente em Teresina, como o
Corso durante o Carnaval e a Parada da Diversidade, que leva representatividade para esse ponto turístico. Em outros pontos do complexo também se destacam a gastronomia e o artesanato local que envolvem o visitante na atmosfera teresinense. O salto de pêndulo também é uma alternativa para quem gosta de esportes radicais e está visitando a Ponte Estaiada.

 

2. Encontro dos rios e o Polo Cerâmico          

         

 

Mesmo sendo a única capital do Nordeste que não possui praia, Teresina foi contemplada não com um, mas dois rios que banham a capital. Conhecido como Parque Ambiental Encontro dos Rios, esse espaço apresenta uma das maiores belezas do Estado: o encontro dos rios Poti e Parnaíba em uma união que encanta os olhos de quem observa. O parque transmite sensação de tranquilidade em um espaço que apresenta local para pequenas exposições, quiosques para a comercialização de produtos artesanais e um restaurante flutuante que além de oferecer o melhor da culinária local também proporciona uma visão privilegiada aos visitantes.


Logo na entrada do parque observa-se o monumento do Cabeça de Cuia, o responsável pela lenda mais famosa do Estado. Diz a lenda que Crispim (O Cabeça de Cuia) era um jovem garoto que morava às margens do rio Parnaíba e pertencia a uma família muito pobre. Certo dia quando ele chegou em casa para o almoço, sua mãe lhe serviu uma sopa rala com ossos. Nesse dia ele se revoltou, e no meio de uma discussão com sua mãe, atirou um osso contra ela, atingindo-a na cabeça e matando-a. Antes de morrer sua mãe o amaldiçoou a ficar vagando pelo rio e também como efeito da maldição, Crispim ficou com a cabeça enorme, no formato de uma cuia. Segundo a lenda, o mal do garoto só teria fim quando ele devorasse sete Marias virgens. Com a maldição, Crispim enlouqueceu, numa mistura de ódio e medo, ele correu ao rio Parnaíba, onde se afogou e seu corpo nunca foi encontrado.



 

Além do encontro dos rios e suas lendas, o bairro Poti Velho também carrega um importante papel na construção de Teresina e é considerado um dos mais antigos e tradicionais bairros da capital. Diante de tudo que a localidade representa, ele também abriga outro importante ponto turístico: o Polo Cerâmico, um complexo artesanal que é formado por 30 lojas, distribuídas lado a lado, onde nos fundos são mantidas oficinas de produção em cerâmica e barro.


 

3. Mercado Central

 

Conhecido popularmente como Mercado São José ou Mercado Velho, essa importante construção está localizada no centro da capital. Com uma história que confunde-se com a história de Teresina, o Mercado Central está entre uma das primeiras e principais construções da cidade. A escolha do local se deu em 1854, pois a localidade era ideal para atender às necessidades do comércio naquela época por ficar próximo ao rio Parnaíba. Com o passar dos anos e a consolidação desse espaço, o Mercado Velho se tornou a cara de Teresina e continua mantendo viva a tradição e a cultura teresinense.

 

São espaços destinados ao artesanato, memorial de exposições, carnes, frangos e peixes, como também espaços que se destinam para a variedades de frutas, verduras e temperos e ainda utensílios em geral e produções caseiras que demonstram a riqueza que Teresina carrega a partir das mãos de cada teresinense.

 

4. Theatro 4 de Setembro

 

Com quase 130 anos desde sua inauguração, o Theatro 4 de Setembro se consagra como a maior casa de espetáculos do Piauí e como um símbolo máximo da arquitetura piauiense. Com uma longa trajetória, ele carrega muitas histórias e uma delas se volta à realização da primeira exibição de cinema em Teresina que aconteceu em 29 de maio de 1901.

 

Com a importância assumida pelo Theatro 4 de Setembro, ele acabou se tornando um importante ponto turístico, pois além de carregar a identidade teresinense, ele também contribui para a manutenção da cultura local garantindo que essa seja repassada de geração em geração. Destaca-se ainda que em 2002, o teatro foi tombado como patrimônio histórico do Piauí e por estar integrado ao Clube dos Diários, estes se configuram como um verdadeiro complexo de arte e cultura piauiense.

 

Uma curiosidade interessante que pode ser destacada sobre o teatro gira em torno do seu aniversário que não é comemorado no dia de sua inauguração, 21 de abril de 1894, e sim no dia 4 de setembro (mesmo nome do teatro), pois foi justamente no dia 4 de setembro de 1889 que um grupo de senhoras da elite econômica da época pediu ao presidente da província do Piauí pela criação da casa de espetáculos.

 

5. Parque da Cidadania

 

Conhecida carinhosamente pelo apelido de Cidade Verde, dado pelo escritor Coelho Neto, Teresina apresenta uma grande variedade de árvores em suas ruas e avenidas. E não muito diferente, ela conta com mais de 30 parques ambientais que buscam promover uma experiência única entre seus visitantes e a natureza. Diante dessa variedade de parques se apresenta o parque urbano mais frequentado da cidade, o Parque Estação Cidadania Maria do Socorro de Macêdo Claudino, conhecido também por Parque da Cidadania ou Parque da Estação. Com uma área que conta com mais de 8 hectares, o Parque da Cidadania é o lugar ideal para passeios em família, com amigos ou animais de estimação.

 

Esse espaço possui estrutura adequada para a prática de esportes, caminhadas, shows, apresentações culturais e socialização, além de contar com anfiteatro e museus. Outro diferencial desse ponto marcante de Teresina se apresenta no espaço de localização do ponto turístico: ele se encontra inserido em um grande região que abrange não só a Estação Ferroviária de Teresina como também o 2º Batalhão de Engenharia de Construção.

 

Mesmo contando com todos esses atrativos, o Parque da Cidadania ainda possui um grande desafio em forma de brincadeira. Esse desafio se refere a amarelinha gigante que está contida no parque. Com mais de 1050 números, ela garante diversão para aqueles que buscam se aventurar em uma brincadeira tão tradicional.


 

Conhecer Teresina através dos seus pontos turísticos proporciona uma verdadeira experiência e um mergulho único em sua cultura e tradição, e não tenha dúvidas, a capital ainda guarda muitas surpresas que prometem encantar os olhos de quem visita e vive na capital.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »