23/01/2020 às 00h22min - Atualizada em 23/01/2020 às 00h22min

Olímpia – SP, a Capital Nacional do Folclore

Conheça um dos festivais mais importantes da nossa cultura

Nathalia Siqueira - Editado por Jéssica Belo
Considerada um dos pólos turísticos mais importantes de todo o Estado de São Paulo, a cidade de Olímpia, sedia o maior festival folclórico já conhecido.  Sua origem deu-se por meio de exposições realizadas pelo Profº José Sant’anna, durante a década de 50, elas aconteciam em um colégio da cidade, onde o professor lecionava. O evento expandiu-se de tal maneira, que chegou a Praça da Matriz de São João Batista, onde se transformou em um festival extraordinário.

Reprodução: Revista Hotéis
Entretanto, a praça e o Centro de Esportes e recreação Olyntho Zambom, que também sediou o evento, ficaram pequenos, dando origem assim, a sua própria sede, conhecida como “O Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas”, que atualmente leva o nome de José Sant’anna.

O Festival

Se você se interessou e quer conhecer o festival, nós adiantamos algumas das atrações que você irá encontrar por lá.

Além de danças e músicas que representam diversas regiões do Brasil, vale à pena conferir as apresentações dos grupos Folclóricos e Parafolclóricos que realizam visitas por cada estabelecimento comercial da cidade.

Assista a palestras ministradas por especialistas em Folclore que também contam com a participação de educadores, estudantes e pesquisadores. Os temas das palestras são discutidos em mesa redonda.

Já a criançada pode curtir a gincana de brinquedos tradicionais e infantis como é conhecida, lá é retratado vários tipos de brincadeiras vividas durante a infância.

Para quem gosta de se expressar e desenvolver melhor sua oralidade participe da recitação de poemas, versos e contos, que estimula e auxilia na criação e produção de textos sobre o folclore nacional.

E no pavilhão do artesanato, você encontra artesões locais e de todos os cantos do Estado de São Paulo e demais estados. E aí, borá por a mão na massa?

É atração que não acaba mais e no site https://www.folcloreolimpia.com.br/-sobre-o-festival/ tem mais opções para você não perder nada! Dá um clique lá.

Minifestival do Folclore
 
Apresentado por crianças de escolas da rede pública municipal, que durante o ano letivo procuram estudar e praticar parte das tradições folclóricas. As apresentações costumam ser diárias.

Objetivos
 
Vale ressaltar que, o principal objetivo do festival é não só resgatar todas as manifestações de uma cultura tradicional de todas as regiões dos países, mas como também preservá-las.  
Em sua 56° edição, o festival do folclore este ano, acontecerá de 01 a 09 de agosto e é gratuito.

As datas em que cada atração acontecerá, acompanhada dos horários e locais, podem ser vistas pelo site https://www.folcloreolimpia.com.br/-programacao-completa/ que deve passar por atualização em breve.


 Reprodução: Página Oficial do Facebook Festival de Folclore de Olímpia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »