Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/09/2023 às 21h56min - Atualizada em 25/09/2023 às 21h18min

Do papel para as telhinhas: confira cinco adaptações literárias lançadas em 2023

Luana Martins Amaro - Malu Figueiredo
DIVULGAÇÃO PRIME VIDEO
Com o crescimento da popularidade dos livros nas redes sociais, o hábito de leitura voltou a ser comum entre os jovens, que antes estavam em escassez. Com isso, as portas para as adaptações se abriram novamente e, em 2023, já tivemos diversos lançamentos, como "Vermelho, Branco e Sangue Azul", da Amazon Prime Video, e "Bridgerton", da Netflix.

A febre dos booktokers começou em 2020, quando a pandemia de COVID-19 levou as pessoas a buscarem mais entretenimento e informação online. Os vídeos de booktokers logo se tornaram populares, especialmente entre os jovens. Esse nicho de conteúdo é muito importante, pois ajudou a aumentar o interesse e a participação dos jovens na leitura.
  1. VERMELHO, BRANCO E SANGUE AZUL.
Uma das adaptações mais aguardadas foi a "Vermelho, Branco e Sangue Azul". A Prime Video realizou um ótimo trabalho ao adaptar o livro, estrelado por Nicholas Galitzine como Henry e Taylor Perez como Alex. O filme foi aclamado pelos críticos, estreando com uma aprovação acima de 90% no Rotten Tomatoes. A química do casal principal foi um destaque, fazendo com que as diferenças entre o longa e o livro fossem apenas detalhes. A essência da história foi completamente mantida.


Vermelho, Branco e Sangue Azul, baseado no livro da autora Casey McQuiston e dirigido e roteirizado por Matthew López, conta a história de Alex Claremont-Diaz (Taylor Zakhar Perez), filho da primeira mulher presidente dos Estados Unidos, e o príncipe britânico Henry (Nicholas Galitzine). Ambos são jovens, bonitos, carismáticos e populares, mas também são rivais incorrigíveis.

“Eu gostei muito da adaptação de “vermelho, branco e sangue azul” o livro para mim foi um pouco maçante em alguns momentos, mas no filme eles conseguiram equilibrar toda questão de política e romance de uma forma que não ficasse cansativa e além disso entregaram uma comédia romântica bem leve e divertida e eu sou muito fã de filmes assim para passar o tempo”  Diz Daniele, criadora de conteúdo literário.
  1. AMOR(ES) VERDADEIROS
O filme conta a história de Emma (Philipa Soo), uma viúva que perde seu marido, Jesse (Luke Bracey), em um acidente de helicóptero no auge do casamento. Após a tragédia, Emma retorna a Massachusetts, para reconstruir sua vida e seguir em frente. No entanto, o destino reserva uma surpresa diferente: Sam (Simu Liu), seu melhor amigo de infância que sempre foi apaixonado por ela, também retorna à cidade. Os dois começam um relacionamento, até que um dia, Emma recebe uma ligação de Jesse, afirmando que estava vivo.


Um romance extremamente complexo e curioso, a adaptação baseada no livro de Taylor Jenkins Reid, "Amores verdadeiros", aborda um triângulo amoroso e a indecisão da protagonista com dois amores da sua vida. Apesar do sucesso do livro, o longa recebeu algumas ressalvas da crítica, como por exemplo: roteiro superficial, não mostrando a profundidade do luto da personagem de Philipa Soo, mudando a essência da personagem.
  1. BELO DESASTRE

Belo Desastre é um filme de romance e drama lançado em 2023, baseado no livro homônimo de Jamie McGuire. O filme conta a história de Abby Abernathy, uma jovem que está tentando abandonar seu passado conturbado em Las Vegas. Ela se muda para Sacramento para cursar a faculdade e ter uma vida mais tranquila. No entanto, tudo muda quando ela conhece Travis Maddox, um lutador que ganha dinheiro com lutas clandestinas.

O filme tem uma pegada bastante clichê, com um romance bem despretensioso e leve. No entanto, não é perfeito. Por possuir uma temática muito parecida com "After", o longa recebeu algumas críticas em torno da profundidade das histórias e da coesão dos acontecimentos. É o típico caso de "tudo ou nada": ou você ama, ou você odeia. Só assistindo para descobrir.

      4. UM ANO INESQUECÍVEL

 
A sequência de quatro filmes inspirados nas estações do ano teve opiniões bem diversas entre eles. Foram baseados no conto "A Matemática das Flores", de Bruna Vieira, do bestseller "Um Ano Inesquecível", das escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta, lançado em 2015.

Entre os quatro filmes, o que se destacou foi "Um Ano Inesquecível: Outono", sob a direção de Lázaro Ramos. O longa conseguiu ter um romance e uma trama bem envolventes. Apesar de tratar de assuntos sociais também, isso foi passado de uma forma bem leve.

Os outros três filmes tiveram críticas bem parecidas, com falta de química entre os protagonistas, roteiro mal desenvolvido e arrastado, falta de brilho e uma temática "bem sal".
 
        5. DAISY JONES & THE SIX:

Daisy Jones & os Seis é um romance de Taylor Jenkins Reid que conta a história da ascensão e queda da banda fictícia de rock de mesmo nome. A banda é liderada pela talentosa vocalista Daisy Jones e o guitarrista Billy Dunne, e eles rapidamente se tornam uma das bandas mais populares do mundo. No entanto, seu sucesso é acompanhado por problemas pessoais e conflitos internos, e a banda acaba se separando após dois álbuns.
O romance é narrado a partir das perspectivas dos vários membros da banda, e fornece um vislumbre do mundo do rock and roll nos anos 1970. É uma história sobre amor, perda, vício e fama, e é, em última análise, um conto de advertência sobre os perigos do excesso.


A Prime Video acertou em cheio na escolha do elenco de "Daisy Jones & The Six", com nomes de peso como Riley Keough (Daisy Jones), Sam Claflin (Billy Dunne) e Suki Waterhouse (Karen Sirko). A série teve ótimas críticas, e as mudanças que foram feitas casaram bem com a história. As mudanças exploraram melhor a relação de Daisy com Simone, de Graham com Billy e adicionaram alguns detalhes menores para dar contexto. No entanto, a série não perdeu a essência do livro. As músicas da banda também foram muito boas, como "River" e "Look at us now (Honeycombo)".
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »