Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/12/2023 às 00h41min - Atualizada em 10/12/2023 às 23h18min

Filmes e questões sociais: como o cinema aborda problemas contemporâneos

O audiovisual é um instrumento capaz de provocar reflexões profundas

Jenifer Vital - Revisado por Flavia Sousa
Foto: Reprodução / Poder360


Muitas vezes, encaramos os filmes apenas como uma forma de entretenimento, sem perceber o potencial dessas produções para emocionar e impactar as pessoas. Ao longo da história do cinema, os cineastas têm utilizado suas obras para abordar temas relevantes para sociedade, trazendo novas perspectivas e provocativas que fazem o público refletir sobre essas questões.

 

O cinema, ao explorar questões complexas de maneira sensível, desencadeia uma reflexão profunda e crítica. Essa capacidade de gerar empatia e conscientização torna-se uma ferramenta social valiosa, capaz de influenciar perspectivas e inspirar mudanças. O impacto emocional e reflexivo do cinema se revela especialmente eficaz quando direcionado para temas importantes que envolvem a sociedade.

 

Desigualdades econômicas, raciais, de gênero e sexualidade são apenas alguns dos temas discutidos recorrentes nos filmes contemporâneos, lançando luz sobre as injustiças que muitos enfrentam diariamente. Filmes como "Parasita", dirigido por Bong Joon-ho, e "Corra!", dirigido por Jordan Peele, abordam a divisão de classes e o racismo, respectivamente, de maneiras inovadoras e impactantes.


(Reprodução: Youtube)

(Reprodução: Youtube)


"Baronesa" (2017), dirigido por Juliana Antunes, destaca-se ao retratar criticamente a realidade das mulheres periféricas, desafiando espectadores a refletir sobre as diferenças sociais que permeiam o país.


(Reprodução: Youtube)


Embora muitos filmes que abordam questões sociais ainda enfrentam desafios para alcançar um público mais amplo, há exemplos notáveis de produções nacionais que obtiveram sucesso tanto nacional quanto internacionalmente. "Cidade de Deus" (2002) e "Que Horas Ela Volta?" (2015) são exemplares desse alcance global, tratando de questões sociais cruciais e impactando diferentes públicos. 

(Reprodução: Youtube)


 (Reprodução: Youtube)

A diversidade étnica e cultural também é um tema abordado em muitos filmes contemporâneos. Produções como "Moonlight: Sob a Luz do Luar", dirigido por Barry Jenkins, exploram a identidade e as experiências de pessoas pertencentes a comunidades marginalizadas.

 (Reprodução: Youtube)

O cinema documentário também desempenha um papel crucial na abordagem de questões sociais. "Favela Gay" (2014) explora a realidade de comunidades específicas, oferecendo um olhar mais aprofundado sobre questões como orientação sexual e identidade de gênero, "Supersize Me", dirigido por Morgan Spurlock, examina os impactos da alimentação rápida na saúde pública.

(Reprodução: Youtube)


 (Reprodução: Youtube)

Questões relacionadas à saúde mental e bem-estar emocional também encontram expressão nas telas de cinema. Filmes como "Clube de Compras Dallas", dirigido por Jean-Marc Vallée, e "Coringa", dirigido por Todd Phillips, mergulham nas complexidades da saúde mental, destacando a complexidade deste tópico.
 

(Reprodução: Youtube)
 (Reprodução: Youtube)

Ao nos depararmos com as diversas realidades e desafios apresentados nas telas, somos convocados a refletir não apenas sobre o mundo ao nosso redor, mas também sobre nosso papel na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A conscientização gerada pelo cinema não deve se limitar à experiência nas salas escuras, mas ser um catalisador para ações responsáveis e engajamento social. Assim, ao compreendermos a potência do cinema como agente de mudança, tornamo-nos agentes ativos na construção de um mundo mais igualitário e compassivo.

 

O cinema contemporâneo desempenha um papel vital na abordagem de questões sociais complexas e pertinentes. Os cineastas, por meio de suas narrativas e imagens, conseguem provocar reflexões, desafiar perspectivas e inspirar mudanças, contribuindo significativamente para o diálogo e a conscientização sobre as questões que moldam nossa sociedade. 

 

Por fim, cabe a nós, telespectadores, compreender que o cinema desempenha um papel significativo em transformar, modificar, reforçar, criticar e influenciar os valores e ideais da sociedade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »