Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/05/2022 às 10h13min - Atualizada em 07/05/2022 às 09h35min

Araripe e Cânions do Sul: Geoparques brasileiros

Crislane Nunes - Editada por Victória Silva
Cânio Fortaleza - Jacinto Machado (SC)/ Fotografia: Site Geoparque Caminhos de Cânions do Sul

O Brasil é um país rico em diversidade ecológica, como extensões territoriais expressivas que carregam em si uma importância geológica bastante significativa tanto para o próprio país quanto para o mundo. 

Como exemplo de espaços como esses são geoparques brasileiros. Segundo o site da UNESCO, geoparque “[…] São áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e os paisagens de significado internacional são referenciados com o conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.”

Os principais aspectos desses geoparques são: preservação do patrimônio geológico, função educativa, ser um meio de pesquisa, geoturísmo geração de fonte de renda.

No Brasil, existem alguns geoparques a exemplo o de Araripe, localizado no nordeste do país e é responsável por registros geológicos importantes. E os outros dois que foram reconhecidos recentemente pela UNESCO, estão situados entre os estados de Santa Catarina e Rio grande do Sul, eles são os novos geoparques mundial da UNESCO, “caminhos dos Cânions do Sul”.

Existem também alguns parques que estão em processo de reconhecimento, através da rede global de geoparques, rede criada pela UNESCO em 2004, com a finalidade de incentivar e regulamentação e consequentemente o título de geoparque para esses espaços que tem o objetivo de preservação das paisagens naturais e heranças geológicas.



— GEOPARQUE DE ARARÍPE: Com extensão territorial de 3 789 km, situada ao longo da bacia sedimentar do Araripe, no Ceará. Além do intuito da preservação ecológica, em Araripe existem diversos registros patológicos de relevância histórica e cultural para o país e o mundo.

O geoparque entrou para lista da UNESCO em 2006 e foi o primeiro parque das Américas. As principais ações promovidas no parque vai além do turismo, educação, desenvolvimento sustentável e a preservação dos geossítios arqueológicos. 

De acordo com o site do governo do Estado do Ceará (2021) “Geossítios são locais que apresentam elevado interesse geológico pelo seu valor singular do ponto de vista científico, pedagógico, econômico, cultural, estético entre outros.

Algumas das atrações que podem ser encontradas no geoparque são: 

— Cachoeira da missão velha, bataleiras (Crato);
— Riacho do meio;
— Estátua de padre Cícero na colina do horto; 
— Riquezas patológica;

— Floresta petrificada; 
— Parque dos pterossauros.


— CAMINHOS DE CÂNIONS DO SUL: Recentemente incorporado a UNESCO, o geoparque fica localizado no sul do país e busca através do projeto de geoconservação o desenvolvimento econômico e sustentável da região, visando uma construção ecológica de educação,  pesquisas científicas e atividades turísticas.

Para o site Cânions do Sul (2021) " cânions praias dunas e cachoeiras. Entre a serra e o mar, riquezas que enchem os olhos e experiências que ficam guardados na memória." Essas palavras definem o geoparque.

A importância ecológica e histórica desses geoparques é sem dúvidas reconhecida internacionalmente seus expoentes na educação, desenvolvimento sustentável e também na geração de renda é sobretudo uma construção social e antropológica sensível as intervenções humanas voltadas ao meio ambiente. São espaços ricos em diversidade ecológica e a sua preservação é um ato de resistência, manutenção e territorialização de espaços ecológicos.


Referências:

Geopark Araripe: a história da vida na Terra recontada no Ceará. Ceará Governo do Estado, 2021. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2021/11/16/geopark-araripe-a-historia-da-vida-na-terra-recontada-no-ceara/. Acesso em: 05/05/2021

Schobbenhaus, Carlos. Geoparques. Serviço Geológico do Brasil CPRM. Disponivél em: http://www.cprm.gov.br/publique/Gestao Territorial/Gestao-Territorial/Geoparques-5414. Acesso em: 01/05/22.

Um presente da Natureza. Geoparque Caminhos do Cânions do sul, 2021. Disponível em: https://canionsdosul.org/. Acesso em 05/05/22.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »