Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/04/2024 às 01h35min - Atualizada em 02/04/2024 às 01h32min

Confira 4 séries produzidas no continente africano pela Netflix

O cinema africano vem ganhando um grande reconhecimento. Você conhece algumas dessas indicações?

Victória Christyne - publicado por Malu Figueiredo
Divulgação/Foto: Netflix
 

Ao longo da história, as produções cinematográficas na África não eram realizadas por africanos, resultando em representações baseadas em estereótipos europeus da cultura africana. Esse fenômeno foi influenciado pelo processo de colonização que ocorreu no continente. Até os anos 50, essas produções frequentemente adotavam essa perspectiva, sendo denominadas de "cinema africano colonial". Havia uma proibição imposta às colônias no que se referia à arte. Nos países colonizados pela França, por exemplo, havia o Decreto Laval, em 1934, que proibia a expressão artística pelo cinema.

 

No entanto, à medida que o continente conquistava sua independência, também se instaurava uma nova era no cinema e na arte em geral: o cinema pós-colonial. Neste período, os próprios africanos passaram a contar suas próprias histórias e a representar sua própria cultura de maneira autêntica e fiel à realidade local. Com o tempo, essas produções pós-coloniais têm ganhado reconhecimento do público, e a Netflix tem se estabelecido como uma poderosa produtora de conteúdo africano, contribuindo para esse movimento. Aqui estão quatro séries produzidas na África nesse contexto pós-colonial:

 

Sangue e Água 

 

País que foi produzido: África do Sul

Criado Por: Nosipho Dumisa, Daryne Joshua e Travis Taute

 

Em "Sangue & Água", uma série sul-africana de drama adolescente, ambientada na Cidade do Cabo, Puleng Khumalo (Ama Qamata) enfrenta uma jornada emocionante em busca de sua identidade e suas raízes familiares. Ao matricular-se em uma escola de elite, ela descobre uma possível conexão com uma colega, Fikile “Fiks” Bhele (Koshi  Ngema), que pode ser sua irmã biológica raptada ainda recém nascida. Determinada a desvendar os segredos de seu passado, Puleng mergulha em um mundo de intrigas, enquanto enfrenta os desafios típicos da adolescência. Em meio a reviravoltas emocionantes e revelações surpreendentes, a série aborda temas universais como identidade, família e amor.

 

 Trailer primeira temporada  “Sangue & Água” (Reprodução/ Youtubre:@netflixbrasil)
 

 

Como Acabar com o natal: O Casamento


 

País que foi produzido: África do Sul

Criada por: Katleho Ramaphakela e Rethabile Ramaphakela
 

Como Acabar com o Natal: O Casamento, é uma série de comédia dramática dirigida por Johnny Barbuzano. É uma produção original da Netflix de origem sul-africana. A história gira em torno da filha prodígio Tumi Sello  (Busi Lurayi), quando a jovem retorna para casa nas férias depois de vários anos ausente. Contudo, a reunião de família não será como todos esperam, já que Tumi acidentalmente arruinará os preparativos do casamento de sua irmã mais nova. Tumi decide reparar os danos que causou no passado para não ser odiada pela família pelo resto de sua vida, ainda mais em durante a época do Natal. Mas, ao mesmo tempo, os preparativos para o casamento de sua irmãzinha não podem parar em nenhum momento. Tumi tem exatamente seis dias até para conseguir fazer com que tudo volte a ser como era antes e o casamento natalino seja perfeito.

Trailer primeira temporada  “Como Acabar com o Natal: O Casamento” (Reprodução/ Youtubre:@netflixbrasil)

 

União de sangue

 

País que foi produzido: Nigéria

Criado por: Biyi Bandele


Em União de Sangue, as melhores amigas Kemi (Nancy Isime) e Sarah (Ini Dima-Okojie) precisam esconder um terrível segredo. Cansada de sofrer abuso nas mãos do noivo, Sarah decide se defender e acidentalmente acaba o matando na véspera de seu casamento. Em choque e com medo de ir para cadeia, ela pede ajuda à melhor amiga para esconder o crime. As duas tentam esconder o corpo, mas não conseguem apagar as pistas completamente. Agora, precisarão correr contra o tempo para se safar.
 
Trailer “União de Sangue (Reprodução/ Youtubre:@netflix)

 
Super-Heroínas da Equipe 4

País que foi produzido:  Zâmbia

Criado por: Malenga Mulendema 

 

"Mama K's Team 4" é uma série africana de animação que conta a história de quatro garotas adolescentes que se tornam super-heroínas em uma versão futurista da cidade de Lusaka, capital da Zâmbia. Juntas, elas formam a equipe Mama K's Team 4 e enfrentam vilões poderosos enquanto lutam para proteger sua comunidade. Combinando aventura, humor e mensagens inspiradoras, a série oferece uma representação única de super-heroínas africanas e promove a diversidade e a inclusão no mundo dos desenhos animados.

 


Trailer “Super-Heroínas da Equipe 4 (Reprodução/ Youtubre:@trailersemportugues)

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »