Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/01/2024 às 11h19min - Atualizada em 22/01/2024 às 10h39min

Resenha | Entre maquiagem e emoções: uma reflexão sobre True Beauty

A série sul-corena mistura drama com romance e fala sobre os desafios de se estar fora dos padrões de beleza

Jenifer Vital - Revisado por Flavia Sousa
Reprodução: Divulgação Netflix


O dorama de romance True Beauty (Beleza Verdadeira) é baseado em um webtoon de mesmo nome, escrita por Yaongy. Estreou na tvN no dia 9 de dezembro de 2020 e recentemente entrou no catálogo da Netflix Brasil, a série fez bastante sucesso entre o público da plataforma ficando entre as produções mais vistas. Contando a história de uma uma garota no ensino médio que se torna popular depois de começar a se maquiar. Com direção de Kim Sang-hyeob é estrelado por  Moon Ga-young, Cha Eun-woo, Hwang In-yeop, e Park Yoo-na.



 

Enredo de True Beauty

 

True Beauty é uma comédia romântica que gira em torno de Im Ju-gyeong (Moon Ga-young), uma estudante do ensino médio que após estar cansada de sofrer bullying por não ter uma aparência considerada bonita por seus colegas decide mudar totalmente. Ela muda de escola por questões familiares e decide que não quer mais ser considerada feia, então ela começa a ver vídeos sobre como se maquiar e consegue mudar completamente seu rosto. Mas o que ela não esperava era encontrar em seu novo colégio um garoto conhece seu verdadeiro rosto.

 

Ela ganha fama de “deusa” graças à maquiagem, e por isso Ju-gyeong prefere manter seu rosto sem maquiagem em segredo. A história se concentra em seu relacionamento romântico com Lee Su-ho (Cha Eun-woo), o único garoto que viu sem maquiagem. Su-ho é um rapaz atraente com uma aparência fria devido a seu passado sombrio, mas na realidade, ele é muito gentil. Mas o romance na história também gira em torno de Han Seo-jun (Hwang In-yeop), um garoto considerado problemático e que tem um passado contraditório com Su-ho. 

 

Após uma série de eventos, Ju-gyeong se encontra em meio a um triângulo amoroso e com novos desafios por ser considerada bonita, além de precisar lidar com situações que ameaçam mostrar seu verdadeiro rosto para seus novos colegas, o que a deixa com muito medo, pois pela primeira vez em sua vida ela tem amigos que se importam com ela.


Treailer legendado de True Beauty. (Reprodução: OMochiBusan - Youtube)


Mais que uma comédia romântica

 

[ESTE TÓPICO PODE CONTER SPOILERS]

 

A trama de True Beauty vai além da comédia romântica, é um produção  que aborda difíceis problemas sociais contemporâneos, que atravessam as fronteiras da sociedade sul-coreana e podem ser encontrados em quase todo o mundo. 

 

Pressão Estética e Padrões de Beleza

 

O dorama explora intensamente a pressão estética enfrentada por jovens, especialmente no contexto da obsessão pela beleza. Im Ju-gyeong experimenta a transformação de um estudante comum para uma “deusa” da maquiagem, revelando como a sociedade pode importar padrões inatingíveis de beleza e como você pode ser tratado de acordo com sua aparência.

 

Bullying

 

A trama também aborda o tema do bullying e discriminação, mostrando como a aparência muitas vezes influenciam a maneira como as pessoas são tratadas. Ju-gyeong enfrenta desafios emocionais relacionados ao julgamento baseado na aparência, como o momento em que a personagem pensa em pular de um prédio para acabar com a dor que sentia devido ao tratamento de seus colegas com ela.  Refletindo questões reais vivenciadas por muitos jovens.

 

Relações Familiares Disfuncionais

 

A série também explora como as relações familiares problemáticas podem influenciar na personalidade dos adolescentes, como mostra na relação distante de de Su-ho e seu pai, onde o garoto se torna frio e indiferente com os outros, a relação de Kang Soo-jin (Park Yoo-na) e sua família também evidenciam como a cobrança dos pais pode desenvolver toques e manias prejudiciais em seus filhos.  

 

No contexto mais amplo dos dramas românticos, mesmo tendo o foco na narrativa romântica, a série levanta questões sobre a necessidade de estar dentro do padrão de beleza para ser aceito plenamente na sociedade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »