Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/02/2024 às 19h05min - Atualizada em 02/02/2024 às 18h15min

O poder das trends! O impacto das trilhas sonoras de “Saltburn” e "Anyone But You" nas redes sociais.

Músicas presentes nas trilhas sonoras de diversos filmes estão se tornando virais nas redes sociais, principalmente no TikTok. Explore nesta matéria quais são esses sons que estão conquistando o público.

Isabelle de Paula - revisado por Anna Sá
Capa dos Filmes Saltburn e Anyone But You - https://www.rottentomatoes.com/

O impacto das músicas que fazem parte das trilhas sonoras dos filmes nas redes sociais é gigantesco, especialmente no TikTok, que revela uma combinação inovadora da indústria cinematográfica com as plataformas digitais, onde os fragmentos musicais existentes nos filmes são reinventados ao ponto de ser tornar trends de desafios, danças ou memes, impulsionando a popularidade de ambos os associados.
Essa interseção única entre o cinema e as tendências musicais do aplicativo cria uma dinâmica ao revitalizar músicas, tanto os lançamentos mais recentes como os antigos que foram lançados em outros anos ou até mesmo de épocas anteriores. Uma vez que uma música viraliza, ela destaca a capacidade desse som de ter uma nova forma de interpretação, de influenciar e de atingir um novo público mais recente e diversificado conforme o contexto atual de maneira inesperada e envolvente.

É exatamente isso que ocorreu e vem ocorrendo nesse meio. Dois exemplos notáveis e recentes é a repercussão das músicas “Murder on the Dance Floor”, presente na trilha sonora do polêmico Saltburn, filme da Amazon Prime, e “Unwritten” de Todos menos você (Anyone But You), que promete resgatar o clássico das comédias românticas dos anos 2000, recém estreado nos cinemas brasileiros.

A música “Murder on the Dance Floor”, da renomada cantora inglesa Sophie Ellis Bextor, experimentou um ressurgimento espetacular mais de duas décadas após seu lançamento original, graças à sua inclusão na trilha do filme "Saltburn" (2023) da diretora Emerald Fennel. 
A artista subiu nas paradas do Spotify, alcançando o Top 10 do Official Singles Chart no Reino Unido pela primeira vez, além de um aumento de 496% no videoclipe oficial da música lançado em 2001, segundo a Vevo, se consolidando o single de maior sucesso da carreira da cantora. 

O som se tornou viral no TikTok, impulsionado pela cena final do filme em que Oliver, personagem de Barry Keoghan, dança completamente nu pela mansão da família de Félix, personagem de Jacob Elordi, com o som da música ao fundo, o que contribuiu significativamente para o sucesso inesperado da canção, gerando uma onda de desafios e memes na plataforma. A própria Sophie Ellis-Bextor, inclusive, participou da brincadeira, dançando pelos seus corredores e cômodos em sintonia com a tendência. 


 

Já a música “Unwritten” é o maior sucesso da cantora Natasha Bedingfield, que depois de 20 anos de lançamento ganhou destaque novamente graças ao filme "Todos Menos Você" estrelado por Sydney Sweeney, de Euphoria, e Glen Powell, de Top Gun Maverick. A música foi incluída na narrativa do filme dirigido por Will Gluck, por desempenhar um papel significativo na história do Ben, personagem interpretado por Glen, acabou se tornando uma característica musical distintiva da produção cinematográfica.

Lançada em 2004, a música registrou um aumento surpreendente de 156,3% nos números das plataformas de streaming, registrando mais de 1,3 milhão de streams oficiais durante o período de 29 de dezembro ao final de janeiro, época coincidente com o lançamento do filme ao redor do mundo, assim é notável o impacto direto do filme na popularidade dessa canção.

No TikTok, uma nova trend foi criada pelos espectadores do longa, ao postarem trechos das cenas com a música ao fundo. Após isso, os usuários também têm postado vídeos deixando as exibições super animados ao lado de seus companheiros ou grupo de amigos mostrando que não conseguem tirar a música da cabeça após assistir ao filme e, por isso, a canção virou trilha sonora para diversas outras publicações aleatórias com atividades cotidianas. Essa ideia já gerou mais de 156.0k publicações para o som oficial da música na plataforma.



 

Em resumo, a interação entre trilhas sonoras cinematográficas e as dinâmicas das redes sociais estabelece um impacto que transcende o tempo e revela uma nova era de convergência cultural. Nesse cenário, o poder transformador das redes sociais se manifesta não apenas na revitalização de músicas, mas também no despertar de um interesse renovado pelos filmes a elas associados. Este fenômeno destaca claramente o TikTok, como uma plataforma capaz de criar tendências, exercendo uma ação significativa não apenas na indústria musical, mas também na indústria cinematográfica.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »