Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/05/2020 às 20h21min - Atualizada em 20/05/2020 às 20h21min

A conexão entre os filmes de Quentin Tarantino

Elementos presentes nos longas sugerem que compartilham o mesmo universo

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda

Quentin Tarantino é um dos diretores mais renomados de Hollywood e tem nove filmes no currículo, além disso participou de outros três como roteirista (Amor à Queima Roupa, Um Drink no Inferno e Assassinos por Natureza). Entre esses longas, existem elementos e coincidências que fazem muitos acreditarem que eles são conectados e pertencem ao mesmo universo.

1 - Pulp Fiction (1994):

FONTE: Miramax. Reprodução: IMDb

FONTE: Miramax. Reprodução: IMDb

Mia Wallace, interpretada por Uma Thurman, diz que era atriz e fez um piloto de um programa chamado Fox Force Five (Força da Raposa Cinco): série sobre um grupo de cinco assassinas de aluguel ,formado por uma loira, uma japonesa, uma negra, uma francesa e uma especialista em facas , a qual seria a personagem de Mia.

A teoria é que ela estaria descrevendo o próprio enredo de Kill Bill (2003), que conta a história de Beatrix Kiddo (também interpretada por Uma Thurman), uma ex-assassina de aluguel que acorda de um coma de quatro anos para se vingar de Bill, mandante de um atentado contra ela, e seus ex-parceiros de gangue.

A coincidência é que o Esquadrão Assassinos da Víboras Mortais de Kill Bill, era formado por Elle Driver (a loira e a líder do grupo), O-Ren Ishii (a japonesa especialista em artes marciais), Vernita Green (a negra perita em demolição) , Sofie Fatale (a francesa sedutora) e a própria Beatrix (especialista em facas e katanas).

FONTE: WeKnowMemes/Reprodução: Medium

FONTE: WeKnowMemes/Reprodução: Medium

Outro filme que tem conexão com esse é o anterior de Tarantino:  Cães de Aluguel (1992). O protagonista se chama Vic Vega, mas também é conhecido como Mr. Blonde. Ele tem o mesmo sobrenome do personagem interpretado por John Travolta: Vincent Vega, ou seja, os dois seriam irmãos.

Em Django Livre (2012), o cartaz de “procura-se” apresenta o criminoso Crazy Craig Koons, esse seria antepassado de Capitão Koons, de Pulp Fiction.

Capitão Koons (à esquerda) e o anúncio de Crazy Craig Koons (à direita). FONTE: Miramax/Columbia Pictures. Reprodução : Medium.

Capitão Koons (à esquerda) e o anúncio de Crazy Craig Koons (à direita). FONTE: Miramax/Columbia Pictures. Reprodução : Medium.

 
2 – Cães de Aluguel (1992)

 

Mr. Blonde (Michael Madsen) e Mr. White (Harvey Keitel). FONTE: Miramax. Reprodução: IMDb

Mr. Blonde (Michael Madsen) e Mr. White (Harvey Keitel). FONTE: Miramax. Reprodução: IMDb

Além de Pulp Fiction, tem ligação com outros dois que não foram dirigidos por Tarantino, mas que tiveram roteiros escritos por ele:

Mr. White (Harvey Keitel) diz que a sua antiga namorada se chamava Alabama. E Alabama é uma personagem de Amor à Queima-Roupa (1993), interpretada por Patricia Arquette.

Mr. Blonde cita o nome Seymour Scagnetti, seu oficial da condicional, que seria parente de Jack Scagnetti, detetive de Assassinos por Natureza (1994).


3 – Bastardos Inglórios (2009)

Donny Donowitz (Eli Roth) à esquerda e Aldo Raine (Brad Pitt) à direita. FONTE: Universal Pictures / Reprodução: IMDb

Donny Donowitz (Eli Roth) à esquerda e Aldo Raine (Brad Pitt) à direita. FONTE: Universal Pictures / Reprodução: IMDb

Aldo Raine, o tenente matador de nazistas (interpretado por Brad Pitt), é avô do personagem Floyd (também vivido por Pitt), de “Amor à Queima Roupa” (1993).

O antinazista Donny Donowitz (Eli Roth) é pai de Lee Donowitz (Saul Rubineck), também de “Amor à Queima Roupa”.

O criminoso Pete Hicox de “Os Oito Odiados” seria parente de Archie Hicox, o soldado inglês que faz o “três” com a mão na cena do tiroteio no bar.

Archie Hicox, interpretado por Michael Fassbender. FONTE: Universal Pictures / Reprodução: IMDb

Archie Hicox, interpretado por Michael Fassbender. FONTE: Universal Pictures / Reprodução: IMDb


4 - Django Livre (2012)
 

O Dr. King Schultz, interpretado por Christopher Waltz, teria uma parente. Isto de acordo com a lápide onde a Beatrix foi enterrada viva, em Kill Bill Vol.2, que mostrava o nome Paula Schultz.

FONTE: Columbia Pictures/Miramax. Reprodução: Medium

FONTE: Columbia Pictures/Miramax. Reprodução: Medium


5 – Produtos
 

Teriyaki Donut – a lanchonete aparece em Jackie Brown (1997) e Pulp Fiction (1994).

Jack Rabbit Slim’s – o restaurante temático de Pulp Fiction, é citado em Cães de Aluguel (1992).

Cigarros Red Apple – os fumantes do universo de Tarantino aparecem fumando cigarros dessa marca em: Pulp Fiction, Kill Bill (2003), Um Drink no Inferno (1996).

Big Kahuna Burger – a rede de fast food está presente em: Cães de AluguelPulp FictionUm Drink no Inferno. 

Para conseguir entender o universo do Tarantino, recomenda-se assistir aos filmes nessa ordem:

- Django Livre, ambientado na época da escravidão e da Guerra Civil americana;

- Os Oito Odiados, que se passa anos após a Guerra Civil;

- Bastardos Inglórios, durante a Segunda Guerra Mundial;

- Era Uma Vez ... em Hollywood, entre as décadas de 60 e 70;

- Amor à Queima Roupa;

- Cães de Aluguel;

- Assassinos por Natureza;

- Pulp Fiction;

- Kill Bill Vol 1.

- Kill Bill Vol 2.
 

REFERÊNCIAS

Abreu, Kátia. Quais as conexões secretas entre os filmes de Quentin Tarantino? Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-as-conexoes-secretas-entre-os-filmes-de-quentin-tarantino/>. Acesso em 20 de maio de 2020.

GQ. Quentin Tarantino admite conexão entre personagens de seus filmes. Disponível em: https://gq.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/quentin-tarantino-admite-conexao-entre-personagens-de-seus-filmes.html. Acesso em 20 de maio de 2020.

 

 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »