Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/07/2020 às 20h35min - Atualizada em 17/07/2020 às 20h36min

Produções feitas durante a quarentena

Produtores de conteúdo investem em gravações feitas em casa

Beatriz Costa Rodriguez - Editado por Alinne Morais
Foto:globoplay
Os serviços de streamings durante a pandemia cresceram mais 20%, segundo dados da Conviva. Já a audiência da TV aberta caiu 17%, conforme dados da Ibope.Com isso a Rede Globo busca investir no Globoplay. Assim, lançou no dia 26 de junho, na plataforma, e aos sábados, após Fina Estampa, na TV globo, o primeiro seriado brasileiro produzido remotamente e exibido durante a pandemia, o Diário de um confinado. Por isso o elenco recebeu o equipamento da globo e gravou as cenas com a produção à distância.

O diferencial da série é que ela foi escrita pelo casal Bruno Mazzeo, que interpreta o Murilo, e Joana Jabace, diretora de arte da série. Além disso foi gravada no próprio apartamento deles. Também eles contaram com a participação de Debora Bloch, que faz a Adelaide, e o diretor de fotografia Glauco Firpa, que se mudou para o apartamento deles durante as gravações. Logo toda a produção e o resto do elenco, como Lázaro Ramos, Fernanda Torres, Arlet Salles, Maúrio Filho e Lulu Santos participaram através de chamadas vídeo.



Segundo Bruno Mazzeo, no making of da série ele conta que busca a identificação do público com os moods do personagem. Logo mostra como Murilo fica paranoico pensando que o coronavírus pode estar em todo lugar e sai usando álcool em gel em tudo, nomeia objetos inanimados, fica entediado e a ansiedade ataca. Além disso se aventura fazendo comida, limpeza, exercícios e reuniões online com familiares, amigos e até dates amorosos.

A globoplay criou também a sessão ‘’Produzidos em casa: deles para você” com produções remotas como: #CadaUmNoSeuQuadrado, apresentado por Paulo Vieira e Fernando Caruso; ’’Sterblitch não tem um Talk Show: O Talk Show’; ‘Sinta-se em Casa’’ de Marcelo Adnet e ‘’Que tal um pouco de esperança e boas notícias?’’, de Luciano Huck.



QUARENTENA

Erick Aoki do canal Maratonei, que fala sobre conteúdos de streamings, que conta com 365 mil inscritos, diz que ‘’mais do que nunca descobrimos como dependemos do entretenimento para lidar com a nossa vida, para muitos o entretenimento audiovisual funcionou como um escape da triste realidade que vivemos e nos mantém ocupados em períodos de ociosidade. Claro que, tudo isso sempre foi a função do audiovisual, só fico feliz como um cenário como esse ressaltou as melhores potencialidades do audiovisual. ’’

Caio de Aquino do canal Sessão comentada, sobre críticas de filmes, afirma que
''nesse momento complicado, o audiovisual foi um grande aliado para o bem-estar das pessoas’’. Imagina tudo isso acontecendo sem a tecnologia e o audiovisual? Pela idade dele, ele nem consegue imaginar! Caio fala como o streaming tem competido diretamente com a literatura nesse sentido, que antes não era tão acessivél  conteúdos audiovisuais, era mais a TV ou locadoras e os livros. Ele conta que tem lido pouco, mas filmes e séries tem visto mais do que nunca, pois  ''a tecnologia nos deu acesso a tanto conteúdo audiovisual, que diminuiu o consumo de livros’’.

Para Adriana Dutra, uma das diretoras da ''Inffinito'', uma das mais importantes produtoras culturais do Brasil e a maior vitrine do cinema nacional no exterior, diz as pessoas estão trancadas em casa e tentam manter a serenidade,fazem isso vendo filmes,novelas,séries,criando contéudos para as redes sociais,ouvindo músicas, lendo um livro. Logo é possível perceber que é o segmento cultural que também salva vidas nesse momento,além claro dos profissionais que estão na linha de frente combatendo o virus, mas também é importante valorizar os produtores e artistas que nesse momento trazem a traquilidade para as pessoas,pois estamos rodeodos por cultura em todos os lugares nos ajudando a enfrentar tudo que está acontecendo.

QUALIDADE

Erick Aoki diz que ‘’de fato a qualidade pode cair um pouco pois a estrutura dificilmente vai ser tão boa quanto a de um bom estúdio, por mais que bem executadas e planejadas que tenham sido as produções feitas nas condições pandêmicas, temos que lembrar que as limitações de produções em casa ainda são gigantescas’’. Mas hoje em dia a acessibilidade tem tornado possível que produções caseiras tenham imensa qualidade’’.

Caio de Aquino diz que ‘’a qualidade vem muito do conteúdo e não só da questão técnica. Ele comentou sobre como é genial o Porta dos Fundos, que tem feitos seus esquetes com cada participante gravando da sua própria casa com celular/computador, como o "Trabalhando em Casa", que os atores participam de uma videoconferência fictícia de uma empresa. O youtuber diz que é ‘’claro que eles têm uma equipe e recursos enormes pra fazerem na qualidade que fazem, mas a qualidade se sobressai muito mais pelo conteúdo em si do que pela questão técnica. Depende muito de quem faz e como faz’’.

Adriana Druta acredita que não perde, pois '´toda contrariedade sempre traz um arco dramático'' então vira uma oportunidade muito grande para novas criação de jeitos que nunca foram vistos antes .

DEPOIS DA PANDEMIA

O youtuber do Sessão comentada diz que
 ''como a demanda por conteúdo aumentou, pois as pessoas tem mais tempo para assistir, a produção também aumentou''. Ele mesmo tem produzido bem mais para canal o YouTube e o Instagram agora. Ele acredita que isso va refletir lá na frente em questão de produção de conteúdo, mas não tanto as que já são feitas em estúdios por empresas, como o Porta dos Fundos, pois eles precisam manter o nível técnico que já tem. Mas ele diz que ‘’isso pode ter trazido novas portas para esses tipos de produções’’.

Nesse mesmo sentido Adriana dutra diz que ''nesse período estamos criando novas linguagens ,tem mini novelas no instagram com o filtro, tem gente fazendo filmes no Zoom e isso vai resultar num novo segmento da produção audiovisual e da criação artistíca num mundo pós pandemia
'',

Desse modo como as produções culturais estão com os estúdios fechados e paralisados. A cultura do país sofreu um apagão. Um setor que emprega milhões de pessoas, mergulhado numa crise profunda. Com isso foi adotado um modelo produção profissional caseira. Certamente a cultura tem se mostrado cada vez mais como uma peça fundamental na vida das pessoas principalmente nesse momento difícil da pandemia para entreter e aliviar um pouco a tensão. Logo no Diário do Confinamento o artista Lulu Santos diz que ‘’o artista vai aonde o público’’ está, pois mostra como os artistas tem tido que se reinventar para chegar até ele durante o isolamento e com isso é possível notar como cultura está tão envolvida nas nossas vidas que mesmo nesse cenário caótico ela não está desaparecendo, mas sim abrindo novas portas e se transformando.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »