Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/07/2020 às 00h42min - Atualizada em 19/07/2020 às 00h26min

Podcast: formato conquista cada vez mais adeptos

A cada ano o formato ganha mais destaque

Amanda Assis - Editado por Alinne Morais
Foto: Reprodução Internet
Você com certeza já ouviu falar de podcast ou até mesmo já ouviu algum. A cada ano a produção de podcast vem aumentando e ganhando mais ouvintes, pesquisas deste ano, na plataforma DEZEER, mostram um aumento significativo da busca dos usuários por conteúdos em formato de podcast. A Associação Brasileira de Podcasters (ABAR) vem mapeando e tentando identificar os números exatos do crescimento da mídia.

O que é podcast?

Os podcats são como as rádios online, são mídias que transmitem informações pela internet e, diferente das estações de rádios tradicionais, ele traz uma facilidade de alcance, pois basta contar com um dispositivo que possua acesso à internet e um aplicativo em que transmita o mesmo como Deezer, Spotify, Pocket Casts,TuneIn Radio, Apple Podcasts entre outros.
Os podcasts podem trazer diversos temas tais como:
  • Política;
  • Esporte;
  • Sexualidade;
  • Tv;
  • Literatura;
  • Cinema ;
É possível ouvir os episódios individualmente ou assinar o programa, que pode ser gratuito ou pago.
 
Por que o podcast tem se popularizado tanto?

Segundo o idealizador e apresentador do podcast BeloriCast, que circula no site www.belorinews.com.br, Gabriel Barros o podcast ganha o público pela sua facilidade e praticidade.

“Além da praticidade e da facilidade de se achar e consumir um podcast é um fator que, sem dúvidas, foi um grande fator para a popularização. Acho também que linguagem que se é aplicada aos áudios (divertida, descontraída e informativa) faz toda a diferença para que os consumidores se interessem pelos assuntos”, comenta Gabriel.

Ana Carolina e Marcos Durães são consumidores de podcast e ambos, em entrevista ao Dicas Jornalismo, confirmam a praticidade e facilidade para consumirem os conteúdos do podcast.

“Um dos motivos que me fazem gostar de podcast é está facilidade que ele trás, você está executando outras atividades como andar na rua, dirigir e ao mesmo tempo pode está escutando um podcast” afirma Marcos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »