Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/09/2020 às 13h54min - Atualizada em 02/09/2020 às 13h44min

Fernando de Noronha reabre para turistas que já testaram positivo à Covid-19

Ilha já havia liberado o turismo para moradores da região

Melissa Costa - Alexandra Machado
Imagem: Site Roda Mundo
Desde o inicio dessa semana - a partir do dia 1° de setembro - e após permanecer fechado por mais de 5 meses, o arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no estado de Pernambuco, liberou a visitação para mais um grupo de turistas - o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) já havia liberado desde o dia 8 de agosto o turismo para moradores da região. 

O novo anúncio realizado pelo governo do estado e pela administração do arquipélago, do dia 27 de agosto, permite agora que turistas que já testaram positivo para o novo coronavírus também possam frequentar a ilha. Para ser permitida a entrada, o turista precisará comprovar que já esteve com a doença e que no momento da viagem está curado. 

Segundo a administração, alguns visitantes já começaram a apresentar os exames - que deve ser realizada junto ao governo de Pernambuco, a partir do portal Sou Noronha, juntamente ao pagamento da Taxa de Preservação Ambiental - mas ainda não há uma previsão exata de quantos viajantes frequentarão a ilha nos próximos meses, isso porquê apenas aqueles cujo a Administração do Distrito encaminhar uma relação para as companhias áreas serão permitidos entrar em Noronha. 

"Neste primeiro momento, apenas quem já teve diagnóstico positivo para Covid-19 terá acesso ao arquipélago. Para isso, será necessário anexar, junto ao pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), uma comprovação de que já teve a doença", diz a nota publicada no site de um dos destinos mais procurados por turistas no período de festas, como o ano novo.

Vale ressaltar que o governo não aceitará resultado de testes rápidos, serão aceitos apenas testes de resultados sorológicos lgC positivos, feitos com no máximo 90 dias antes do embarque, ou testes com resultado RT-PCR positivo (exame de nariz e garganta), feito com pelo menos 20 dias antes do embarque.  

"Estamos dando início às flexibilizações da reabertura do turismo de Fernando de Noronha, sempre com responsabilidade, cautela e sem pressa. Seguindo com protocolos que mantenham com segurança a saúde da comunidade noronhense e dos pernambucanos que vivem lá", declarou o administrador da região, Guilherme Rocha, que também informou que as próximas etapas de reabertura estão sendo estudadas.

O arquipélago já registrou 93 casos de coronavírus desde o inicio da pandemia. Destes, 20 casos foram registrados após a reabertura do aeroporto. Segundo o secretário de Saúde do estado de Pernambuco, André Longo, Noronha é "um caso de sucesso" em relação ao controle da doença. "Não há transmissão comunitária na ilha por um bom tempo, mas precisamos manter [os cuidados]. Esse passo [da retomada de turistas] busca a reativação das atividades econômicas, mas com a segurança necessária" declarou Longo em entrevista. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »