Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/10/2020 às 13h31min - Atualizada em 18/10/2020 às 13h31min

Novas regras de inclusão para melhor filme no Oscar

Luan Silva Monteiro
Fonte : Oscar / Reprodução : Planeta Educação
A partir do ano de 2024 o Oscar terá novos requisitos para os filmes que querem concorrer a categoria de melhor filme. E essas regras dizem que para um filme poder participar da categoria, ele precisa ter nas principais áreas da produção do longa um número mínimo de pessoas não-brancas, ou abordar temas que falem sobre esses grupos. Foram criados quatro critérios de fácil entendimento aos quais o filme precisa cumpri pelo menos dois. Primeiro o filme precisa ter um protagonista de um grupo sub-representado, ou que pelo menos 30% dos papeis secundários no filme sejam destinados a pessoas destes grupos. 
 
Em segundo lugar, nos bastidores deve existir trabalhadores de grupos desfavorecidos, como mulheres e pessoas da comunidade LGBTQ+ por exemplo. E as duas últimas são as mais interessantes, que dizem que o longa deve ter um número de pessoas estagiárias e estagiários não remunerados, de grupos também sub-representados. Essas regras em relação aos funcionários, foi criada com o intuito de incentivar justamente os jovens a se interessarem pelo cinema,e suas premiações. 
 
É valido lembrar que esses novos requisitos só serão implantados,depois de uma série de boicotes que a premiação sofreu. Sendo a mais relevante a hashtag levantada em 2015, Oscars So White, ou Oscar Branco Demais. E desde do ano de 2015, a premiação vem perdendo cada vez mais audiência, porquê as pessoas cansaram de ver apenas homens brancos sendo premiados, pois em 92 anos de Oscar apenas uma mulher ganhou o prêmio de melhor direção, e apenas 5 em toda a história foram indicadas a categoria. Lembrando que tanto a que venceu como as únicas indicadas,todas eram bancas. Isso levou o telespectador a se questionar em que ano ele está, e por que isso ainda é “normal”.
 
A edição do ano de 2020 teve pouca representatividade, principalmente em relação ao ano de 2019, onde filmes como Pantera Negra e Infiltrados na Klan levaram grandes prêmios. Porém a 92° edição trouxe algumas surpresas consigo, como o fato de que o filme Sul-coreano Parasita ganhou a categoria principal da noite. 
 
Em tese, as novas normas do Oscar a partir de 2024 irão buscar trazer mais diversidade para sua premiação, buscando tanto aumentar novamente sua audiência como também deixar a imagem “branca demais” para trás. 


REFERÊNCIA
 
DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Oscar irá impor regras de inclusão para premiação de melhor filme. DIÁRIO DE PERNAMBUCO,2020.Disponível em:<http://diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2020/09/oscar-ira-impor-regra-de-inclusao-para-premiacao-de-melhor-filme.html>. Acesso em: 13/10/2020.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »