11/12/2020 às 15h45min - Atualizada em 11/12/2020 às 15h37min

Narizinho, a menina do narizinho arrebitado

Personagem completa 100 anos neste mês de dezembro

Mariene Ramos - Editado por Bruna Araújo
Reprodução: Biblioteca Nacional
“...Ela tem 7 anos, é morena como jambo, gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos.” Essa é a Lucia, conhecida como a menina de “Narizinho Rebitado”, adora comer jabuticaba e subir em árvores, sua melhor amiga é a tagarela boneca de pano, Emília.

Narizinho representa a bondade e a mente criativa das crianças, além da feminilidade com discrição e encanto. Menina doce, carinhosa, inteligente e com uma imaginação de tirar o fôlego. Diferente de Emília, que não pensa antes de falar, Narizinho é uma menina educada e respeitosa. Ela é aquela típica criança de 7 anos que brinca de bonecas e adora contar e imaginar histórias, nas quais tudo é possível. Narizinho tem o gostinho de infância e a pureza das crianças de sua idade.

Na obra “A Menina do Narizinho Arrebitado”, Monteiro Lobato utiliza uma linguagem de fácil adequação para melhor compreensão das crianças, o que na sua época não existia. Destaca a mente criativa das crianças, com histórias que ora parecem criações das mentes infantis, ora parecem reais. Monteiro Lobato ficou conhecido como a escritor que despertou o gosto de leitura em milhares de crianças.

O livro que marcou o pontapé inicial da carreira de Monteiro Lobato, “A Menina do Narizinho Arrebitado”, completa 100 anos neste mês de dezembro. E, para comemorar a bisneta do autor, Cleo Monteiro Lobato, irá relançar a versão em português e inglês. A intenção é popularizar a história entre as crianças americanas.

E, não há como esquecer as aventuras vivenciadas pela personagem Narizinho no famoso Sítio do Pica-Pau Amarelo. A superprodução da TV encantava crianças e até adultos. Quem não se imaginava vivendo as histórias lobatianas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »