Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/10/2023 às 22h18min - Atualizada em 24/10/2023 às 22h13min

Com jovens promessas, Barcelona e Shakhtar se reencontram após 12 anos

Jovens João Félix e Danylo Sikan são esperança de gols para esse jogo; último embate entre ambos foi em 2011

Maria Fernanda Vilani - labdicasjornalismo.com
João Félix (Barcelona), de 22 anos, e Danylo Sikan, 23, já são destaques de suas equipes. Foto: Getty Images
Barcelona e Shakhtar Donetsk se enfrentam no Estádio Olímpico Lluís Companys, casa provisória do Barça, pela terceira rodada do Grupo H em partida válida pela Champions League, nesta quarta (25), às 13h45 (Brasília). As equipes veem de momentos distintos na competição: enquanto o clube catalão pode encaminhar sua classificação para as oitavas de final, os ucranianos lutam pela segunda posição do grupo.

Com seis pontos, o Barça mantém 100% de aproveitamento e busca se firmar na liderança, mas terá problemas para escalar a sua equipe. Já o Shakhtar soma três pontos conquistados na última rodada contra o Royal Antwerp.

Como o Camp Nou está em reformas e só deve voltar a receber jogos na próxima temporada, o tíme catalão vai mandar seu jogos do Olímpico, que também fica em Barcelona.
 
BARCELONA
 
O time de Xavi é o líder isolado do grupo H e em caso de vitória nesta quarta-feira já pode se classificar para as oitavas de final, mas para isso será necessário lidar com a quantidade de desfalques: Lewandowski, Raphinha, Sergi Roberto, Jules Koundé e Frenkie de Jong estão fora por lesão; e o meia Pablo Gavi, por suspensão devido ao cartão vermelho que recebeu no jogo contra o Porto pela segunda rodada.

A vida do treinador catalão não está fácil porque além da extensa lista de lesionados, pega o Real Madrid no próximo domingo, o que pode levar a escolha de poupar algum de seus jogadores na Champions. No campeonato nacional, o time catalão ocupa a terceira posição, em uma de suas edições mais disputadas dos últimos anos.

Provável escalação: Marc-Andre ter Stegen; João Cancelo, Ronald Araujo, Íñigo Martinez, Álex Balde; Fermín López, Oriol Romeu, Ilkay Gündogan, Lamine Yamal; Ferrán Torres, João Félix

SHAKHTAR DONETSK
 
Após iniciar a Champions League 23/24 com derrota para o Porto, a segunda rodada foi marcada por uma grande vitória de 3 a 2 sobre o lanterna, Royal Antwerp. E para manter vivo o sonho da classificação, os ucranianos precisam surpreender na Catalunha.

Mas não será uma tarefa fácil. Além da boa fase que os espanhóis enfrentam, o Shakhtar passou por uma recém troca de treinador: Patrick van Leeuwen -- holandês que comandava a equipe a apenas três meses -- foi demitido e substituído por Darijo Srna, que trabalha no clube desde 2019 e atuava como diretor de futebol.

A boa notícia é que o novo treinador tem todo o elenco à disposição para seu primeiro desafio. A fase no campeonato nacional é boa já que a equipe vem de duas vitórias seguidas e ocupada terceira colocação com 21 pontos, apenas dois atrás do líder, FC Kryvbas.

Provável escalação: Dmytro Riznyk; Yukhym Konoplya, Yaroslav Rakitskiy, Mykola Matvienko, Irakli Azarovi; Taras Stepanenko, Oleksandr Zubkov, Yegor Nazaryna, Georgiy Sudakov; Dmytro Kryskiv, Danylo Sikan.
 
HISTÓRICO DO CONFRONTO
 
Nos nove jogos que fizeram, Barcelona ganhou seis vitórias;  Shakhtar venceu duas e houve um empate .

O último encontro entre ambos aconteceu nas quartas de final da Champions League 2010/2011; os catalães passaram por 6 a 1  no agregado. Naquela temporada, o time de Pep Guardiola se consagrou campeão continental.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »