Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 02/04/2021 às 00h01min

Governos estaduais aplicam a antecipação dos feriados para diminuir a circulação de pessoas

Entenda como funciona o calendário de feriados nessas cidades

Gabriela Pereira - Editado por Júlio Sousa
Reprodução: Fernando Frazão/ Agencia Brasil

Os governantes não estão medindo esforços para controlar o avanço da Covid-19. Várias cidades do Brasil estão antecipando feriados como forma de amenizar o número de mortes causadas pelo coronavírus. 

 

Em muitos lugares o sistema de saúde entrou em colapso. Não existem leitos e nem oxigênio suficientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Na cidade de São Paulo, a taxa de ocupação dos leitos chegou a 91,6% no dia 26 de março, uma sexta-feira
 

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador optaram por antecipar os feriados de abril como forma de alcançar maiores índices de isolamento social durante esse período.
 

O governo de Minas Gerais tomou a iniciativa de antecipar os feriados de 21 de abril dos anos 2021,2022 e 2023 para os dias 5,6 e 7 de abril. No entanto, a decisão não foi levada adiante. Em nota, o plenário mineiro afirma: “Tal definição se deve ao entendimento de que a eficácia desta medida requer maior embasamento fático e estatístico”. 

 

TRABALHADORES 

 

A antecipação dos feriados visa diminuir a circulação de pessoas e aumentar o isolamento social e dessa forma diminuir/controlar a propagação do vírus. No entanto, a medida colocou dúvidas em alguns trabalhadores de serviços não essenciais, uma vez que, durante o período de antecipação, não haverão dias úteis. 

 

De acordo com o advogado trabalhista Felipe Augusto Corrêa, "Empresas e funcionários podem, de comum acordo, optar por trabalhar. Porém o sindicato da classe precisa estar de acordo, pois se decidir entrar com alguma liminar proibindo a execução da atividade, será preciso acatar, como aconteceu, por exemplo, com as escolas”, afirma.  

 

GRANDES CIDADES 

 

Em São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou que a antecipação dos feriados aumentou o índice de isolamento social, como planejado. “A medida do isolamento pela prefeitura de São Paulo, que é um índice diferente daquele utilizado pelo governo do estado, mostra uma evolução no isolamento social. Nós utilizamos aqui dados de catracas de ônibus, notas fiscais emitidas, trânsito na cidade de São Paulo. Isso vem mostrando um aumento das pessoas que permanecem dentro de casa, o que mostra o acerto da decretação dos feriados”, afirma. 

 

No Rio de Janeiro, os feriados do mês de abril foram antecipados para o dia 26 de março indo até o dia 4 de abril. As restrições na cidade são mais moderadas do que em São Paulo. A fiscalização fez mais de 6 mil atuações para quem descumpriu as medidas de contingência do vírus nos últimos seis dias.

 

Nesta terça-feira (30), o Brasil bateu o recorde de mortes causadas pela covid-19, foram 3.780 em 24 horas. Os estados com maior número de óbitos são: 

São Paulo - 73.492

Rio de Janeiro - 36.432

Minas Gerais - 23.915

Rio Grande do Sul - 19.432

Paraná - 16.521



























 

REFERÊNCIAS

 

B.BRUNO.ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS EM SP FEZ ISOLAMENTO AUMENTAR. AGÊNCIA BRASIL.30 DE MAIO DE 2021. DISPONÍVEL EM <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-03/antecipacao-de-feriados-em-sp-fez-isolamento-aumentar-diz-prefeito

 

S.ANNA. ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS PARA FREAR TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS. CNN BRASIL. 18 DE MARÇO DE 2021. DISPONÍVEL EM <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/03/18/covas-anuncia-antecipacao-de-5-feriados-para-frear-transmissao-do-coronavirus>

 


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »