Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/04/2021 às 20h34min - Atualizada em 01/04/2021 às 19h51min

O fact-checking no Brasil

A checagem de notícias no cenário da desinformação

Pedro Mateus - Editado por Maria Paula Ramos
Evandro Leal / Estadão

O fact-checking no Brasil tornou-se um fator relevante contra as notícias falsas, no entanto essas agências enfrentam desafios diários num cenário de muita desinformação que são propagadas na maioria das vezes em embates políticos, mas estão presentes também no cotidiano do brasileiro.
 

O que é o fact- checking?


Desafios
De acordo com o Aos Fatos, o processo de checagem pode levar dias ou semanas e que inclui entrevistas com especialistas, consulta de livros, artigos científicos, pedidos de informação a entes públicos por meio da Lei de Acesso à Informação. E complementa que a tarefa de verificação é complicada, pois existem notícias falsas que são facilmente identificadas, no entanto, outras são mais refinadas e misturam informações verdadeiras com dados falsos ou distorcidos, citam personagens desconhecidos e descontextualizam fotos reais e difíceis de serem rastreadas. 


Principais agências de Fact-checking no Brasil :

Agência lupa

É considera a primeira agência de Fact-checking no Brasil. A empresa, fundada em 2015, integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca o código de conduta e princípios éticos do grupo.

Fato ou Fake 
É um serviço de checagem do grupo globo, apura notícias que estão sendo muito compartilhadas nas redes sociais. Nesse sentido os jornalistas investigam a origem da notícia e se as imagens se referem ao noticiado.
O Fato ou Fake também tem um bot que permite a verificação da informação por WhatsApp. Os usuários podem enviar links, textos, imagens ou áudios para tirar dúvidas e saber se são verdadeiros ou não.

Aos Fatos
Também fundada em 2015, Aos Fatos segue o código internacional de princípios e condutas estabelecidos pela IFCN. Os compromissos estabelecem que a análise deve ser feita de forma apartidária e transparente – tanto em relação a seu método, como de seu financiamento.

Checagens
Um exemplo dos trabalhos de verificações foi no último pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), onde segundo à agência lupa o chefe do executivo citou dados ― errados e distorcidos ― sobre a vacinação no país, confira a checagem completa no link.


 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »