Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/05/2021 às 20h28min - Atualizada em 27/05/2021 às 20h15min

Estou de ressaca! Mas é literária

Começou um livro e não terminou? Não consegue passar do primeiro capítulo? Calma! Não é preguiça, é ressaca mesmo

Raphaela Vitor - Editado por Andrieli Torres
Foto: Reprodução/Tumblr
Todo leitor já se encontrou preso naquele limbo onde ler se torna a tarefa mais árdua do mundo, e sim, é possível amar ler e não conseguir terminar cinco páginas de um capítulo sem pegar no sono, esse fenômeno é conhecido como: Ressaca Literária e assombra os leitores mais do que imaginam.

A universitária Maria Angélica, foi uma das vítimas pega de surpresa por essa maré de indisposição “Foi entre o último ano do ensino médio até o meio da faculdade, isso porque no ensino eu tinha leituras obrigatórias além de ter uma carga horária de 12 matérias, eu ficava muito cansada e antes no meu tempo de lazer eu gostava de ler, só que como que eu já tinha que ler por obrigação, no meu tempo de lazer já não queria ler mais e quando entrei na faculdade já estava cansada demais, eram muitas horas no ônibus aí depois trabalhar e a leitura foi ficando cada vez mais de lado”, disse.

Aos 22 anos, a futura jornalista, nunca pensou que pudesse se cansar do hábito que a acompanhou desde quase a toda a sua vida, época em que teve contanto com os poemas de Cora Coralina que a introduziam no mundo da literatura. E na mesma biblioteca, porém, no corredor de gênero de fantasia, se encontra o designer gráfico Cayo Rosa, 21, assim como Maria, já sofreu com as consequências da ressaca.

“Maior período que já fiquei sem ler, foi durante os meus dois anos de faculdade, um pouco por conta do ritmo puxado de estudos, porém acho que o me influenciou foi o fato do meu ex-patrão toda hora que me via com um livro de fantasia me falava consumir esse tipo de conteúdo não ia me levar a nada, que deveria investir em leituras mais técnicas, isso entrou na minha cabeça e quando percebi não conseguir ler nenhum nem outro”, desabafou.
 
Seja pelo cansaço das obrigações da vida adulta, por tentar se encaixar em gênero “adequado” para a sua faixa etária de idade ou simplesmente estar com fadiga de ler o quer que seja, todos estamos suscetíveis a cair nas garras da ressaca literária, da mesma forma como a Maria, Cayo, e possivelmente você que está lendo esse texto agora à procura de uma solução para sua própria ressaca. Saiba que não existe fórmula mágica ou guia prático de como se recuperar de uma ressaca como seres extremamente distintos e ao mesmo tempo semelhantes, cada leitor irá sentir da sua maneira os sintomas, logo, cada um vai ter o seu próprio elixir, tenha paciência, mudanças ocorrem aos poucos, mesmo que seja para recuperar o hábito de algo que tanto adora, como ler.

E se por ventura você estiver perguntando a si mesmo se estar preso nessa inércia te torna menos leitor, menos digno de tal nomenclatura, a resposta é NÃO. No entanto, se esse não for o seu caso, e você possuiu a capacidade de ler um livro de 400 páginas em 24 horas, fantástico, mas, caso essa meta seja inalcançável, e para este feito você precise de 1, 2, 3 meses ou 1 ano, fantástico também.

O que realmente quero dizer caro leitor é: você não precisa ler 100 livros por ano, não precisa se restringir apenas a leitura de clássicos e não possui obrigação de se transformar em uma máquina de leitura. Não é sobre isso que o maravilhoso mundo da literatura se trata, os livros possuem mil e uma serventias que vão desde educar até simplesmente ser um alicerce em momentos difíceis. Então, depois desses 631 caracteres que acabou de ler, espero que no seu tempo, independente do gênero ou quantidade de páginas, que você sai dessa sua ressaca e simplesmente leia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »