Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/07/2021 às 14h54min - Atualizada em 09/07/2021 às 14h47min

Crise hídrica no Brasil: saiba como economizar com o aumento da energia elétrica.

Em pronunciamento na TV, Bento Albuquerque ( Ministro Minas e Energia) alerta para evitar o desperdício de energia elétrica.

Pedro Ferreira - Editado por Maria Paula Ramos
Foto: Reprodução
A agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz vai ficar ainda mais cara a partir de julho. Isso ocorre devido à crise hídrica que afeta os reservatórios de usinas hidrelétricas no Brasil, localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Diante disso, Haverá um reajuste para a bandeira tarifária vermelha patamar 2.

De acordo com o G1 haverá cobrança extra passando de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos – o que corresponde a uma alta de 52%. Em pronunciamento na TV, Bento Albuquerque, o Ministro de Minas e Energia, falou em crise hídrica e afirmou que o país enfrenta uma das piores secas de sua história. “A escassez de água que atinge nossas hidrelétricas é a maior dos últimos 91 anos”, declarou. O Ministro também alertou para evitar o desperdício de energia elétrica para tentar minimizar os impactos da crise hídrica na população. 



Brasil em Alerta
O aviso sobre a crise hídrica foi divulgado pelo Governo Federal no final de maio desse ano. O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu um Alerta de Emergência Hídrica.  “Estudos realizados pelo SNM, de acompanhamento Meteorológico para o Setor Elétrico Brasileiro, alertam que as perspectivas climáticas para 2021/2022, indicam que a maior parte da região central do país, a partir de maio até final de setembro, entra em seu período com menor volume de chuvas (estação seca)". Confira a nota completa aqui.

O que são as bandeiras tarifárias?
Segundo a Aneel, desde o ano de 2015, as contas de energia passaram a trazer uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que apresentam as seguintes modalidades: verde, amarela e vermelha –   as mesmas cores dos semáforos – e indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade.




Nayara Santos é empreendedora e trabalha com a venda de “dindins”, além de já economizar energia ela acredita que esse aumento vai impactar no seu trabalho aumentando o preço do seu produto.

“Esse aumento vai impactar diretamente nas minhas vendas, pois estamos em uma pandemia e os brasileiros já estão sofrendo economicamente há  mais de um ano’’, relata Nayara.

 
Dicas e Orientações para economizar energia
O uso consciente de energia elétrica traz benefícios para todo mundo: além da economia financeira, também representa o cuidado com o meio ambiente.

 
1- Não demorar no chuveiro e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa. Assim você economiza energia e água.
 
2-No uso do computador, nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o aparelho, inclusive o estabilizador. 
3-Apagar a luz ao deixar algum cômodo de sua residência;
 
4-Não dormir com televisão ligada. 
5-Não deixar a geladeira aberta por muito tempo e manter a borracha de vedação da porta sempre em boas condições.
 
6-Não forrar as prateleiras da geladeira e não colocar roupas para secar atrás do equipamento. Essas ações fazem o aparelho consumir mais energia elétrica. 
 
7- Confira os fios de casa fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e contribuem para perda de energia.


O que esperar nos próximos meses?
Luiz Carlos Ciocchi diretor do ONS (Operador nacional do sistema elétrico) declarou que não existe previsão de racionamento e apagão para esse ano, como também para 2022. De acordo o portal G1 a crise é ainda mais grave, porque os próximos meses são os de estiagem (de maio a setembro). A expectativa, portanto, é que o nível dos reservatórios deve baixar ainda mais.


 
 

 

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/07/08/energia-em-alta-veja-perguntas-e-respostas-sobre-o-sistema-de-bandeiras-e-o-peso-na-conta-de-luz.ghtml https://www.aneel.gov.br/home?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_returnToFullPageURL=%2F&_101_assetEntryId=14870705&_101_type=content&_101_groupId=654800&_101_urlTitle=perguntas-mais-frequentes-sobre-bandeiras-tarifarias&inheritRedirect=true https://www.enel.com.br/pt-ceara/Para_Voce/Dicas_e_Orientacoes.html
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »