Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/08/2021 às 18h16min - Atualizada em 18/08/2021 às 17h53min

Tudo que você sabe sobre cuidados com a pele pode estar errado, afirma especialista

Especialistas afirmam que é preciso conhecer o próprio tipo de pele

Danielle Vaz - Editado por Larissa Barros
Foto de Pavel Danilyuk no Pexels

O marketing de influência com foco no mercado da beleza se manteve em crescimento desde o início da pandemia.  De acordo com dados da Lubomira Rochet, diretora do escritório digital da L’Oréal, uma das maiores marcas de beleza do mundo, o e-commerce de cosméticos mundial cresceu em 58% no início da crise sanitária da covid-19, e declarou que ela acelerou a transformação digital no setor de beleza. 

 

Já os dados do Google Trends, apontam que o Brasil é o segundo país que mais pesquisa por “cuidados com a pele”, sendo que, os termos cuidados com a pele do rosto”, ou cronograma de cuidados e tipos de peles são comuns nas buscas. No Tiktok, apenas a hashtag #Dicasdebeleza acumula mais de 200 milhões de visualizações, sendo uma variação da americana #BeautyTips, que atualmente conta com mais de oito bilhões de cliques mundiais na plataforma.

 

O problema não é procurar por produtos de qualidade para compor a rotina de cuidados com a pele, o que preocupa são as fontes de pesquisa utilizadas para isso. Esse é um dos argumentos da esteticista e especialista em beleza, Annastazia Unce, que a partir de uma trend da plataforma, compartilhou uma das suas opiniões impopulares sobre cuidados com a pele. 

@true.glo.expert.skincare

#stitch with @kierabreaugh skin myths part 1! #skinmyths

original sound - True Glō Expert Skincare

“Tudo que você sabe sobre cuidados com a pele está errado”. É assim que Annastazia inicia o vídeo, basicamente ela explica alguns conhecimentos errados propagados online e como devemos sempre saber o nosso tipo de pele antes de usar alguns produtos. Um dos argumentos que a especialista defende veemente, é que óleos e séruns não hidratam propriamente, apenas água consegue fazer isso. Esse vídeo abriu um leque de comentários sobre quais produtos usar, ou como devemos cuidar corretamente da pele. E inspirou a esta matéria.

O crescente interesse por cuidados com a pele não é um problema para a dermatologista Lucía Soares, que afirmou que isso trouxe pacientes a ter atenção e  autocuidado, mas reforçou ser preciso consultar um especialista antes de testar qualquer produto. Para a doutora, é preciso avaliar o tipo de pele de cada pessoa, antes de iniciar uma rotina de beleza:  

 

“Não existe receita de bolo, então realmente cada pele precisa de uma rotina. Hoje em dia temos muitos produtos no mercado, e muitos pacientes vão unicamente por propagandas, sem pensar que por trás daquela recomendação e de promessas milagrosas tem outro tipo de ganho. Portanto não pode ir unicamente no que 'vi no blog””, declara a dermatologista. 

 

Propagandas e recomendações com base no tratamento pessoal, é um dos maiores fatores de decepção na hora de testar em casa. De acordo com dados de 2018 da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), os cosméticos estão entre as maiores causas de alergia.

 

“Cada pele é única!”, é isso que a influencer em beleza com mais de 300 mil seguidores no aplicativo Tiktok, Livia Matuti, sempre reforça em seus conteúdos. Essa preocupação de como recomendar um produto, inicia desde o roteiro e ela sempre prefere falar sobre os princípios ativos, pesquisar ou até consultar profissionais, do que citar marcas. 

 

O único cosmético que recomendo com veemência é o protetor solar. Prefiro sempre explicar sobre as fórmulas, princípios ativos e deixar que as pessoas escolham o que desejam testar. Além disso, uma outra preocupação que tenho é sobre o conceito “pele perfeita” que simplesmente não existe. A pele perfeita é a que abraça a nossa unicidade, sendo assim todos nós a temos. explica Livia Matuti. 

Pensando em alertar os outros consumidores e compartilhar sua experiência com uma marca famosa no mercado nacional, a estudante de 19 anos, Maria Vitória Rodrigues, relatou em sua conta pessoal nas redes sociais, como sua pele ficou após testar um kit de produtos com tônico, sérum anti-acne, esfoliante, sérum antioxidante e máscaras faciais. Registrando o processo desde o primeiro dia usando, até o último. 

Maria Vitória decidiu testar após assistir muitas propagandas sobre a marca e ter acompanhando o marketing dela, que promove produtos para todos os tipos de pele. Segundo estudante, ela possui uma pele vai de mista a oleosa e sem sensibilidade, mas garantiu que no rótulo não tinha contraindicação para o seu tipo, em apenas dois meses de uso já percebeu sua pele inflamando e com muita vermelhidão. 

“Hoje já me recuperei bastante, eu sou muito consumidora, mas hj tenho receio mudei a forma de agir, marcas como Principia, Simple Organic e Océane que estão no momento me levariam a comprar sem consultar um profissional antes. Hoje penso 2x antes de adquirir um produto assim. Foco nos produtos que já estão dando certo.” declarou Maria Vitória Rodrigues. 

É preciso ter cuidado e sempre consultar um profissional, antes de qualquer recomendação online. A criadora de conteúdo Livia Matuti, defende que conexões são mais importantes do que números, sendo assim, é necessário para qualquer influenciador desse nicho ter responsabilidade na hora de desenvolver conteúdo. 

“Hoje produzir conteúdo pra internet é para além de um trabalho um jeitinho que posso colaborar para melhorar as inseguranças de outras pessoas. Essa relação de troca estimula minha empatia e faz com que meu assunto seja mais abrangente do que “beleza”, eu falo sobre autoamor e pra mim amar a si é também trabalhar para uma sociedade mais efetiva e igualitária”, finalizou a criadora de conteúdo. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »