Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/10/2021 às 02h19min - Atualizada em 14/10/2021 às 01h31min

Viajando através das fotografias

As fotos de viagens são tesouros que não possuem valor, mas guardam sentimentos únicos.

Taise Magalhães - Editado por Matheus Da Fonseca
JAMAL PAIVA




Viagem e fotografia são amigas desde que a câmera foi inventada e relembrar os momentos de uma viagem deixa qualquer pessoa com a vontade de reviver todos os perrengues, aventuras e imprevistos, mas para uma boa recordação é necessário que as fotos sejam bem guardadas e que tenha uma boa qualidade, para isso podemos contar com a tecnologia avançada que faz todo e qualquer celular(smartphone) se tornar o melhor amigo de quem gosta de fotografar tudo nas viagens. 

Não é um desafio tão grande tirar fotos, o desafio é a foto sair com excelência na qualidade e nitidez. Encontrar um melhor ângulo para aquela foto que faz pensar” essa vai direto para o Instagram” e mais do que isso é expressar em um único retrato uma história que pode ser vivida várias e várias vezes somente ao olhar a fotografia. 

Uma vez que a fotografia de viagem é exposta nas redes socias ou revelada e posta em um porta-retrato no cantinho da mesa de cabeceira ela vai contar uma narrativa de um lugar que os momentos vividos foram marcantes, sendo a sua visão da viagem compartilhada com outras pessoas. 

Para Jamal Paiva um fotografo profissional apaixonado por viagem e cultura a fotografia de viagem registra o momento que estar sendo vivido  e que pode ser compartilhada futuramente com pessoas que não poderiam estar lá com você, alem de descrever através de uma foto a sua visão do lugar que você estar. 

Ao questionar sobre o que pode ser definido como foto de viagem ele relata que “A fotografia na viagem é forma de expressão, é cultura, é conhecimento independentemente de como é a viagem. A viagem pode ser na esquina de casa ou em outro país, mas ao usar a foto você vai guardar lembranças que podem ser usadas em todos os momentos. A fotografia eterniza o momento”. 


 

Viajar para uma época em que não se pode voltar só é possível através de fotografias que ficaram registradas e uma boa foto é construída com alguns pontos que devemos ter cuidado. Algumas dicas que podem ser usadas na hora da fotografia são: 

  • Foto é luz, usá-la a seu favor é o ponto inicial; 

  • Enquadramento, use sempre o melhor ângulo; 

  • regra dos terços, onde deseja chamar a atenção; 

  • Entender sobre o tripé que é utilizado na fotografia também vai colaborar para que as fotos fiquem bem elaboradas,

  • Usar a criatividade a seu favor, não existe o errado na fotografia.

Conhecendo algumas técnicas os próximos destinos turísticos farar com que o olhar de um determinado lugar mude, a experiência será enriquecedora tanto na visão de quem estar no lugar, como de quem vai apenas poder ver as fotos. Jamal releva um olhar mais romântico e descreve que “a fotografia tem o poder de conectar pessoas, mostrar ao outro o que você estar enxergando no momento”.

Os destinos que estão na lista do fotografo são: Bahia por conta da origem da sua família e culturalmente é enriquecedor principalmente para a área fotográfica, amazonas para conhecer tribos indígenas, Índia pelo desejo do conhecimento da cultura. O trabalho dele é exposto em seu perfil profissional no Instagram onde ele ensina práticas da fotografia e compartilha as fotos de viagens.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »