25/10/2021 às 21h44min - Atualizada em 25/10/2021 às 12h58min

CKay: a sensação do TikTok que traz influências do afrobeat

O rapper nigeriano viralizou com a música "Love Nwantiti" e se destaca com o Afro-pop

Judite Almeida - Revisado por Isabelle Marinho
https://www.portalpopcyber.com/conheca-ckay-fenomeno-do-afrobeat-que-conquistou-o-tiktok-global/
Ckay (Foto: Reprodução/ Spotify)

Chukwuka Ekweaniartisticamente conhecido como CKayé um cantor, compositor e produtor nigeriano que recentemente virou febre com a música “Love Nwantiti" em várias plataformas digitais e redes sociais, como o TikTok. A faixa lançada em 2019 ganhou diversos remixes em 2020 voltados para diferentes regiões do mundo, o que contribuiu para se tornar a atual sensação global com mais de 200 milhões de views na plataforma e ter três de suas versões no top 50 global do Spotify.

O single, que já era sucesso na Nigéria, pertence ao álbum “CKay The First” e recebeu em 2020 o remix intitulado "Love Nwantiti (Ah Ah Ah)", com a participação de Joeboy e Kuami Eugene, posteriormente, em março do mesmo ano ganhou uma versão acústica. A partir daí, vieram várias outras roupagens, como a com o rapper ElGrande Toto, que tornou-se popular nos países do Magrebe e na Alemanha. Um remix francês que contou com Franglish, o remix da África Oriental com Rayvanny, um remix sul-africano com Tshego e Gemini Major e a versão espanhola com De La Ghetto.

CKay - Love Nwantiti Remix ft. Joeboy & Kuami Eugene. (Reprodução/ YouTube: Ckay)

Em 8 de outubro de 2021, Ckay se tornou o primeiro artista africano a atingir 20 milhões de ouvintes do Spotify, com mais de 21 milhões de ouvintes mensais em sua página. Três versões da música se encontram entre o top 50 global do Spotify, e a primeira delas chegou entrar no Top 10 global da Billboard e atingiu a 31° posição no Billboard Hot 100 dos EUA. No TikTok, o single ganhou imensa visibilidade internacional ao ser utilizado de diversas formas como desafios de dança, maquiagem, edições, etc. No Brasil, muitas personalidades se renderam ao hit, principalmente no challenge #eumeapresento, como Iza, Galvão Bueno e, claro, tiktokers como Maria Paula Marques e Luara.

Em 24 de setembro de 2021, Helen Ainsley da Official Charts Company referiu a música de CKay como uma fusão de Afrobeats com pop, música eletrônica e até mesmo uma interpolação de música clássica. CKay descreve seu estilo musical como emo-afrobeat, ele é um músico que produziu suas faixas com certa variedade de gêneros, incluindo R&BDancehall e Afrobeats. O afrobeats também conhecido como afro-pop ou afro-fusion é um termo genérico para a música pop contemporânea feita na África Ocidental, que se desenvolveram inicialmente na NigériaGana e Reino Unido nos anos 2000 e 2010, é identificável por conta de seus ritmos de batida de bateria, sejam eles eletrônicos ou instrumentais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »