Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/11/2021 às 20h47min - Atualizada em 31/10/2021 às 15h39min

Ritmo que vem tendo ainda mais visibilidade: O Forró

Considerado um dos estilos musicais mais dançantes dos últimos tempos

Alessandra Barbosa - editado por Larissa Nunes
O típico forró nordestino sendo ilustrado em forma de desenho. Arte: Marcelo Rufato
Conhecido como ritmo nordestino, o forró teve seu início lá no século XIX, caracterizado como um baile popular da época era chamado de "forrobodó". As pessoas que frequentavam esses bailes, precisam molhar o piso antes de dançar, e na hora da dança não tiravam o pé do chão, pois a superfície era feita de terra batida e os movimentos faziam com que a poeira subisse, por esse motivo nasceu a denominação "arrasta-pé"; há quem diga que o ritmo sofreu forte influência dos povos holandeses, portugueses e das danças de salão lá da Europa.

E quando se fala em forró, o primeiro nome que vem a cabeça é do famoso Luiz Gonzaga (1912-1989), artista que levou o ritmo para os quatro cantos do mundo, em suas músicas, ele destacava o modo de vida do nordestino e do povo do sertão, as letras costumavam retratar a saudade que os sertanejos tinham de suas terras natais, os hábitos e costumes desse povo, chegando a falar sobre suas alegrias e até mesmo tristezas. Mas, Gonzaga não foi o único a dar destaque ao forró, nomes como: Dominguinhos (1941-2013), Azulão, Flávio José e Elba Ramalho, são responsáveis e tiveram sua contribuição de forma muito positiva para o crescimento desse estilo musical, fazendo com que ele continuasse em destaque por muitos anos. Para realizar a festa conhecida como “pé-de-serra” só são necessários três instrumentos, e são eles: sanfona, zabumba e triângulo, como os grandes cantores costumam dizer "a festa está garantida".


Mas o tempo foi passando e assim como tudo, o forró também foi se modificando e dando espaço ao forró estilizado, um ritmo que requer mais instrumentos, e toda uma produção por trás. Os nomes que vêm sendo mais ouvidos no momento são: Wesley Safadão, Zé Vaqueiro, Mano Walter, João Gomes... entre outros que levam a música para todas as regiões do Brasil e até mesmo para fora do país. Esse estilo musical caiu no gosto do povo, e a porcentagem de público para prestigiar esses artistas só aumentam. A internet tem sua grande contribuição, pois muitos desses novos artistas, só foram conhecidos com o auxílio das redes sociais e com as ferramentas que a mesma oferece, sendo com vídeos curtos no Instagram e até mesmo com canais no YouTube. As músicas desse gênero não param de subir nas paradas de sucesso e quem engata nesse meio pode ter um futuro muito promissor.



 

https://youtu.be/S8a4GQ1LwQQ
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »