Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/11/2021 às 17h41min - Atualizada em 15/11/2021 às 17h02min

A magia do Natal: por que filmes natalinos fazem tanto sucesso?

Todo ano temos diversos lançamentos de filmes e agora até séries com essa temática

Thamires Trindade - revisado por Jonathan Rosa
O sucesso de produções natalinas. (Foto/Reprodução: Wizard)

Assim que o Halloween termina e começa dia 1 de novembro, as pessoas começam a ser  bombardeadas com decorações, filmes, séries e músicas com temas natalinos. Novembro e dezembro são os meses dedicados a essa festa e as produções audiovisuais vem investido na temática. Como resultado, a cada novo ano que passa o número de lançamentos focados no gênero só aumenta.

 

E por que as pessoas gostam tanto de filmes natalinos? A ciência explica.  De acordo com Pamela Rutledge, cientista comportamental e diretora do Media Psychology Research Center e do corpo docente de Media Psychology da Fielding Graduate University, em entrevista à NBC news, o cérebro humano é viciado em padrões e a previsibilidade destes tipos de produção pode ser cognitivamente recompensadora. “Esses arcos de história previsíveis que se baseiam nos padrões padrão que reconhecemos nos contos de fadas oferecem conforto ao apresentar a vida como simples e moralista", disse a especialista. 

Além disso, segundo a Revista Casa e Jardim, um estudo feito pelo psicoterapeuta britânico Jo Gee, mostra que assistir filmes natalinos deixa as pessoas mais felizes e têm um impacto positivo no cérebro. O psicoterapeuta diz que 

Pesquisas mostram que a ocitocina, substância conhecida como o 'hormônio do amor', é acionada quando assistimos a filmes reconfortantes, e esse aumento pode ser medido no sangue. Esse hormônio não apenas nos faz sentir bem, mas também reduz o estresse e a tensão, fazendo-nos sentir mais saudáveis e com a imunidade mais alta.

A matéria explica que filmes com finais felizes já ajudam a liberar o hormônio do prazer, a dopamina, mas para Jo Gee esta época do ano é mais propícia para que esses benefícios se aflorem. 

A empreendedora Priscila de Souza Trindade, de São José dos Campos, também compartilha da mesma opinião. Ela diz que acha muito nostálgico e muitas vezes esses filmes remetem à infância. Priscila acrescenta que o que a atrai nestas produções é o fato de que independente do que ocorra durante a trama, tudo acaba se resolvendo de maneira simples e feliz.

Ela ressalta ainda que mesmo apesar de fora das telas o rumo não ser bem esse: “Por ser final de ano tem essa necessidade de 'zerar' e ficar tudo bem, e esses filmes que inspiram a isso”. 
Os longas natalinos preferidos da empreendedora são: O amor não tira férias (2006), Férias frustradas de Natal (1989) e o recente Amor com hora marcada (2020)

Para entrar nesse clima aconchegante e de festas, confira uma lista com alguns dos novos lançamentos recentes e trailers de filmes natalinos nas plataformas de streaming.

Netflix:

A princesa e a plebeia: as vilãs também amam (18 de novembro)

Trailer do filme A princesa e a plebeia: as vilãs também amam. (Reprodução: Netflix Brasil - Youtube)


Um menino chamado Natal (24 de novembro)

Trailer do filme Um menino chamado Natal. (Reprodução: Netflix Brasil - Youtube)


Um castelo para o Natal (26 de novembro)

Trailer do filme Um castelo para o Natal. (Reprodução: Netflix Brasil - Youtube)


Amazon:

Um Natal apaixonado (já disponível)

Trailer do filme Um Natal apaixonado. (Reprodução:Filmelier BR - Youtube)


Disney plus:

Esqueceram de mim no Lar doce lar (já disponível)

Trailer do filme Esqueceram de mim no Lar doce lar. (Reprodução:Disney plus Brasil - Youtube)


HBO Max:

8-Bit christmas 

Trailer do filme 8-bit christmas. ( Reprodução:HBO Max Brasil - Youtube)


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »