Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/11/2021 às 10h53min - Atualizada em 19/11/2021 às 10h13min

Onde o caminho é o destino: estradas que se tornam pontos turísticos

Conheça seis estradas, entre as mais bonitas do mundo

Thalita Vizioli - Editada por Victória Silva
Fonte: Samuel Elkins
Para aqueles que pretendem  viajar de carro ou moto, a distância percorrida é sempre um fator considerável para a escolha do destino. Uma pesquisa feita pelo Booking.com avaliou esse como o critério de 53% dos brasileiros entrevistados. Dentre as razões, considera-se principalmente o cansaço físico após pegar a estrada, gerando pouco aproveitamento da viagem.



Mas e se o caminho for o próprio destino?
Para além dos amantes da condução, separamos seis percursos ao redor do mundo que irão te fazer querer pegar a estrada.


STELVIO PASS

No contorno dos Alpes Orientais que fazem fronteira entre Trentino-Alto Ádige e Lombardia na Itália, 60 curvas estreitas ao longo de 25 km formam a Stelvio Pass.
A estrada construída em 1820 é a de maior altitude da Itália, possuindo cerca de 2757 metros.
O passeio pela nomeada mais bonita do mundo, proporciona uma visão panorâmica de exuberantes cadeias montanhosas. É recomendado que evite visitá-la no inverno, pois a neve pode atrapalhar o percurso.



ATLANTIC ROAD

Uma extensão de 8,4 km cortam a costa escandinava, conectando a Ilha de Averoy ao continente por meio de pequenas ilhas estendidas por um total de oito pontes. A mais longa entre elas é a Storseisundet, a qual possui 260 metros e ganhou o título de Construção Norueguesa do Século, em 2005.

Construída em 1989, a Atlantic Road é preservada como patrimônio cultural da Noruega, e é a segunda estrada mais visitada do país.
Durante a rota, as ilhas são paradas obrigatórias, para que o viajante tenha uma visão panorâmica do arquipélago, do oceano e da costa.



ROUT 1

Inaugurada em 1934, a Rout 1 cobre quase toda a costa da Califórnia, em uma extensão de 1055,48 km. Ao longo de seu percurso cruza desde grandes cidades como Los Angeles e Santa Mônica, a pequenos balneários como Malibu.

De lá também é possível conhecer um pouco da história da região, pois ali se encontram diversas missões franciscanas que foram construídas na Califórnia a partir do século XVIII.

Não à toa, é conhecida como a estrada do sonho americano, pois ela passa por pântanos desolados e mirantes que permitem a observação da rara e surpreendente beleza natural da costa.



GARDEN ROUTE

Muito além de uma estrada, os 300 km que liga Mossel Bay a Storms River na África do Sul, oferece uma vegetação abundante ao longo de todo o ano, devido ao seu clima oceânico. Assim,  o percurso propõem uma viagem cheia de aventura para quem gosta de natureza.
Dentre as programações estão passeios aos safáris e as reservas naturais, mergulho com tubarões e salto de bungee jump.



GREAT OCEAN ROAD

A rodovia australiana que liga as cidades de Torquay e Allansford, possui uma extensão de 243 km, percorrendo a costa sudoeste do litoral, o que proporciona o acesso a praias famosas entre os surfistas, a observação de baleias e de formações rochosas.

Construída entre 1919 e 1932 por soldados do exército australiano, é considerado o maior memorial de guerra do mundo, portanto, também está entre os Patrimônios Nacionais Australianos.



SERRA DO CORVO BRANCO

Construída por voluntários em 1920, a Serra do Corvo Branco foi a primeira estrada aberta entre o litoral e a serra catarinense. Pertencente a rodovia SC-370, entre as cidades de Urubici e Grão Pará, percorre por 54km,  o maior corte de rochas do Brasil, a 1470 metros de altitude.

A parte mais crítica da serra tem 606 metros, com curvas de 180 graus. No entanto, cada subida é recompensada, pois esse é o trecho mais bonito e nele estão os melhores mirantes e pontos para fotos da estrada.



Referências: 

DRIVING Pleasure Guaranteed. BMW. 18 de mai. 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 de nov. 2021.

QUATRO, Rodas. As 11 estradas mais incríveis do Brasil. 23 de nov. de 2016. Disponível em: < https://www.google.com/amp/s/quatrorodas.abril.com.br/noticias/as-11-estradas-mais-incriveis-do-brasil/amp/>. Acesso em: 13 de nov. de 2021.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »