Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/11/2021 às 08h25min - Atualizada em 28/11/2021 às 09h07min

Harry Potter completa 20 anos nos cinemas – conheça curiosidades sobre os filmes

Saga ainda conta com uma legião de fãs até hoje

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Warner Bros. Pictures / Reprodução: Google
O filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, que marca o início da famosa saga estrelada por Daniel Radcliffe, completou 20 anos este mês. Dirigido por Chris Columbus e baseado no primeiro livro da série escrita por J.K. Rowling, o longa foi um sucesso – alcançou US$ 93,5 milhões nos seus três primeiros dias de exibição nos Estados Unidos e foi indicado a três categorias no Oscar (Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora).

Várias comemorações estão sendo feitas para o aniversário de 20 anos da saga, que ainda conta com uma enorme quantidade de fãs, nas telonas. Harry Potter e a Pedra Filosofal foi relançado nos cinemas brasileiros no último dia 21 em sessões especiais e teve uma versão estendida com cenas inéditas lançada na plataforma de streaming HBO Max. Além disso, também foi anunciado um especial de Harry Potter com membros do elenco, que também ficará disponível na HBO Max.

Para comemorar os 20 anos da saga Harry Potter nos cinemas, confira a seguir algumas curiosidades sobre os filmes:
 
Diferenças no título do primeiro filme

 
Apesar de muitos não saberem, o primeiro filme de Harry Potter não tem o mesmo nome em todos os países.

Aqui no Brasil, o título do longa é Harry Potter e a Pedra Filosofal, uma tradução fiel do nome original na Inglaterra, Harry Potter and the Philosopher’s Stone. Porém, nos Estados Unidos o título do filme é Harry Potter and the Sorcerer’s Stone (Harry Potter e a Pedra do Feiticeiro), que também é o nome do primeiro livro da saga no país. O título original foi modificado lá porque pensava-se que as crianças não iriam ao cinema assistir a um longa com um nome ligado à filosofia.

Elenco

 
Existem muitas curiosidades interessantes ligadas ao elenco da saga Harry Potter.

Um exemplo é a idade de Shirley Henderson, que interpretou a personagem Murta Que Geme. Apesar de viver a fantasma de uma aluna de 14 anos, a atriz tinha 37 anos quando filmou suas cenas em Harry Potter e a Câmara Secreta, sendo assim a pessoa mais velha a interpretar um estudante na saga.

Outra curiosidade interessante sobre o elenco está relacionada aos atores Brendan Gleeson e Domhnall Gleeson, que viveram "Olho-Tonto" Moody e Bill Weasley, respectivamente. Apesar de os personagens não terem nenhum parentesco na saga, Brendan e Domhnall são pai e filho.

Sobre o elenco de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro ator a ser escalado foi Robbie Coltrane, que interpretou Hagrid em todos os filmes. Inclusive, a escolha foi feita pela própria J.K. Rowling. Já o único ator que sabia o final de seu personagem desde o início era Alan Rickman, que viveu o professor Snape.
 
Adereços, efeitos visuais e maquiagem

 
Também existem muitas curiosidades e fatos interessantes sobre os objetos, os efeitos visuais e as maquiagens utilizadas nos filmes da franquia.

As varinhas utilizadas para a filmagem dos longas, por exemplo, foram muitas. Apenas para o personagem de Harry tiveram que ser produzidas mais de 80 unidades, uma vez que o ator Daniel Radcliffe sempre quebrava as varinhas durante as gravações, utilizando-as como baquetas no set.

Falando em objetos produzidos em grandes quantidades, foi necessário criar 210.000 moedas para a cena em Gringotes em Harry Potter e as Relíquias da Morte — Parte 2. Os óculos utilizados por Daniel Radcliffe nas filmagens também foram muitos, totalizando mais de 160 pares.

Outra coisa que precisou ser feita várias vezes foi a maquiagem da cicatriz de Harry. Ela precisou ser aplicada aproximadamente 5.800 vezes durante a saga, contando as aplicações em Daniel Radcliffe e em seus dublês.

Em relação aos efeitos visuais, mais de 600 cenas foram feitas utilizando-os na saga. Alguns dos momentos dos filmes nos quais esses efeitos estão mais presentes são nas cenas de Quadribol.
 
Mudanças na aparência dos personagens dos livros

 
Apesar de quem assistiu aos filmes de Harry Potter muitas vezes não conseguir imaginar a aparência dos personagens da saga de outra forma, muitos deles são bastante diferentes da forma como são descritos nos livros.

O próprio Harry, por exemplo, tem olhos azuis nos filmes, enquanto nos livros eles são verdes, assim como os de sua mãe. Houve até uma tentativa de colocar lentes no ator Daniel Radcliffe, mas ele teve uma reação alérgica a elas e por isso a ideia foi descartada.  Além disso, as ilustrações das capas dos livros de Harry Potter costumam mostrar a famosa cicatriz do protagonista no meio de sua testa, enquanto nos filmes ela fica posicionada mais para o lado.

A Hermione, por sua vez, é descrita nos livros como tendo os dentes da frente um pouco grandes, o que também foi modificado nos filmes. A mudança ocorreu porque, quando tentaram colocar uma prótese nos dentes de Emma Watson para aumentá-los durante as filmagens, ela teve uma certa dificuldade para falar enquanto a usava.

 

Completando o trio principal da franquia, Rony também foi um pouco modificado na adaptação para as telonas. Nos livros, o personagem tem o nariz comprido e muitas sardas, características essas que não foram mantidas nos filmes, nos quais Rony é interpretado por Rupert Grint.

Outro personagem que também teve mudanças consideráveis em sua aparência nos longas foi "Olho-Tonto" Moody. Nos livros, ele não tem a ponta do nariz e seu rosto é deformado por conta de suas cicatrizes, enquanto nos filmes o personagem conta apenas com algumas marcas na face.

Além disso, tanto Petúnia Dursley quanto Narcisa Malfoy são loiras nos livros de Harry Potter. Já ao serem adaptadas para o universo cinematográfico, as personagens interpretadas por Fiona Shaw e Helen McCrory tiveram essa característica modificada – Petúnia tem cabelos castanhos e Narcisa tem os seus parte loiros e parte mais escuros.
 
Atores/Atrizes que quase estiveram na saga

 
A história dos filmes da franquia Harry Potter também conta com muitos atores e atrizes que foram cotados para viverem certos personagens, mas acabaram não ficando com o papel no final.  

Um exemplo é o de Ian Mckellen, que além de ser o Gandalf nos filmes de O Senhor dos Anéis, podia ter interpretado ainda Alvo Dumbledore. Isso porque ele foi cotado para o papel depois que o ator Richard Harris, que viveu o personagem nos dois primeiros longas da saga Harry Potter, faleceu em 2002. Mckellen, porém, recusou o papel por acreditar que Harris não aceitaria que ele o substituísse, e o personagem acabou sendo interpretado por Michael Gambon a partir do terceiro filme.

Outro ator que quase fez parte dos filmes de Harry Potter é Hugh Grant, que chegou até a aceitar o papel do professor Gilderoy Lockhart, mas acabou precisando sair da produção por questões de agenda. No final, o personagem acabou sendo vivido por Keneth Branagh.

O caso da personagem Sibila Trelawney também é curioso. Tilda Swinton foi considerada para o papel, mas a atriz recusou por não gostar de filmes que romantizam, de certa forma, escolas no estilo internato (como Hogwarts). A atriz Emma Thompson foi a escolha final para viver a professora de Adivinhação.
 
Outras curiosidades

 
Um fato interessante sobre os filmes de Harry Potter é que, apesar de apenas o último longa da saga ter sido dividida em duas partes, a discussão sobre dividir as produções em duas partes já ocorriam desde o quarto filme da série. Isso porque é a partir de Harry Potter e o Cálice de Fogo que os livros da saga começam a aumentar, contendo assim mais cenas e informações.

Outra curiosidade sobre os filmes da saga é que quase todos eles foram indicados em pelo menos uma categoria no Oscar. As únicas exceções são Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e a Ordem da Fênix.

Por fim, apesar de ter sido dirigido por Chris Columbus, o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal quase teve outro diretor muito famoso – Steven Spielberg. Isso não aconteceu porque algumas das ideias de Spielberg para o longa iam contra as decisões de J.K. Rowling.

 
REFERÊNCIAS:

CALDERON, A. 17 curiosidades sobre os filmes de Harry Potter. BuzzFeed, 2015. Disponível em: <https://buzzfeed.com.br/post/17-curiosidades-sobre-os-filmes-de-harry-potter>. Acesso em: 22 de nov. 2021.

COMO J. K. Rowling imaginava os personagens de Harry Potter e como eles foram representados no cinema. Incrível. Disponível em: <https://incrivel.club/criatividade-arte/como-j-k-rowling-imaginava-os-personagens-de-harry-potter-e-como-eles-foram-representados-no-cinema-355860/>. Acesso em: 22 de nov. 2021.

DETALHES e curiosidades que podem ter passado despercebido por você em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Blog Conecta. Disponível em: <https://www.copeltelecom.com/site/blog/detalhes-e-curiosidades-que-podem-ter-passado-despercebido-por-voce-em-harry-potter-e-a-pedra-filosofal/>. Acesso em: 22 de nov. 2021.

DEVIDES, C. Harry Potter: 10 curiosidades sobre o universo mágico. Fala! Universidades, 21 de nov. 2021. Disponível em: <https://falauniversidades.com.br/harry-potter-10-curiosidades-sobre-o-universo-magico/>. Acesso em: 22 de nov. 2021.

FIAUX, G. 10 atores que quase estiveram nos filmes de Harry Potter e Animais Fantásticos. Legião dos Heróis, 2020. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/atores-quase-participaram-harry-potter.html#list-item-1>. Acesso em: 22 de nov. 2021.

Michelli. 40 curiosidades sobre o filme Harry potter. Mih Pocket, 02 de mar. 2015. Disponível em: <https://mihpocket.com.br/40-curiosidades-sobre-o-filme-harry-potter/>. Acesso em: 22 de nov. 2021.

NOVAIS. T. 10 CURIOSIDADES do filme Harry Potter e a Câmara Secreta. Observatório Potter, 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HJfFGbRXdZA>. Acesso em: 24 de nov. 2021.

NOVAIS. T. 10 CURIOSIDADES do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal. Observatório Potter, 15 de nov. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0Zsbt6Qvt0g>. Acesso em: 22 de nov. 2021.

NOVAIS. T. 10 CURIOSIDADES do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2. Observatório Potter, 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PVlTFJlF4hU>. Acesso em: 24 de nov. 2021.

NOVAIS. T. 10 CURIOSIDADES do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Observatório Potter, 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Xe1lqfgRZUQ>. Acesso em: 24 de nov. 2021.

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »