Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/11/2021 às 17h09min - Atualizada em 28/11/2021 às 16h44min

5 filmes premiados do Studio Ghibli que você não pode deixar de assistir

Indicações de filmes para assistir junto com a família

Fernanda Alves - Editado por Ana Terra
Que o Studio Ghibli nos surpreende com filmes inesquecíveis isso a gente já sabe. A animação e a magia que encanta o público infantil e adulto, apresentam mensagens e temáticas atuais que todos deveriam assistir. Esses são os cinco filmes do Studio que mostram uma certa importância para sociedade.

O castelo animado

Castelo Animado é uma obra literária da escritora inglesa Diana Wynne Jones, lançado em 1986. Em 2004 o premiado diretor do Studio GhibliHayao Miyazaki, adaptou o livro para um filme homônimo, onde ganhou uma indicação do Oscar. No Brasil, o filme foi lançado em DVD pela Playarte, disponíveis na versão dublada e legendada, atualmente o longa está disponível na plataforma de streaming da Netflix, junto com outros filmes do Studio Ghibli.

Uma história cheia de aventuras, mistério, fantasia e muito apaixonante. O Castelo Animado relata a história de Sophie, uma jovem que foi amaldiçoada por uma bruxa, a transformando em uma senhora de aproximadamente 90 anos. Ao longo do filme, ela percebeu que a vida de uma idosa não é nada fácil, em sua jornada ela encontra um espantalho e o apelida de 'cabeça de nabo', pois a sua cabeça se assemelha ao legume, ela acaba percebendo que o seu novo amigo também tem uma maldição. Ele a ajuda a encontrar um abrigo, no castelo do mago Howl, onde ela começa a trabalhar como faxineira. O longa se passa em um período de guerra entre dois reinos, onde são enviados magos para lutar ao lado de soldados, Howl é um desses selecionados para lutar em nome do rei, ele também tem uma maldição, pois na sua infância fez um contrato com um demônio chamado Calcifer. Conheça a resenha.

Princesa Mononoke

A obra princesa mononoke relata a história de Achibata, um jovem príncipe que salva sua aldeia de um deus Javali, que se transformou em um demônio após um ataque de fúria e ódio. Humanos haviam atacado o monte onde o mesmo habitava, ele saiu em fúria e parou no vilarejo do príncipe. Em um ato de heroísmo ele matou o Javali e acabou com uma maldição em seu braço, que acabaria consumindo o seu corpo por inteiro.  O jovem deixou sua vila em busca de resposta, para saber o que tinha causado tanto ódio no deus da montanha.

Ele se depara com uma vila que produzia ferro e armas e a chefe pretendia eliminar o espiríto da floresta, ela tinha sido a razão para o deus Javali estar furioso. A deusa Loba aparece com seus filhos e um deles é humano, a menina se chama San e chamou a atenção de Achibata. Pois, quando pequena os pais a deixaram na floresta e a deusa a criou como filha. A história traz uma mensagem sobre ódio e fúria que impacta o telespectador, mesmo outras pessoas sendo cruéis e com tanto ódio dos outros, o jovem príncipe buscava por paz e isso retrata o que o mundo precisa.

Ponyo: uma amizade que veio do fundo do mar

Ponyo é um filme sob a direção de Hayao Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli. Foi lançado em 19 de julho de 2008 nos cinemas japoneses, a produção seria lançada no Brasil em 2 de julho de 2010, 3 anos após o seu lançamento no Japão. O Studio buscou uma comparação com a obra da Pequena Sereia.

O longa conta a história de Ponyo, um pequeno peixinho dourado, filha de um feiticeiro das profundezas do oceano. Um dia ela decide fugir de sua casa em busca de aventuras. No meio de sua trajetória, ela fica presa em um pote de vidro e um jovem garotinho chamado Sosuke a retira do frasco e promete cuidar dela para sempre.

O feiticeiro Fujimoto, pai da Ponyo, a encontra e a leva de volta para casa, mas ao retornar ao seu lar, o peixinho está diferente, ela quer ser humana para ficar ao lado de Sosuke. No entanto, seu pai a reprime, a colocando dentro de uma bolha d’água e a deixa inconsciente. Suas irmãs mais novas a ajudam a fugir novamente, mas Ponyo derrama uma poção mágica que desequilibra o mar e suas irmãs são transformadas temporariamente em peixes gigantes em forma d’água, que invadem a aldeia aonde o menino mora. Resenha completa.

Túmulo de vagalumes

O longa metragem passa em período de guerra onde os personagens Seita e Zetsuko tem perdas irreversíveis, no inicio do filme o espírito de Seita conta a jornada dele e de sua irmã até o dia da morte dos dois. Nos primeiros minutos do filme acontece um bombardeio onde aviões do exército inimigo atacam a cidade onde eles moravam, quando eles chegam na escola tem a noticia que a sua mãe foi atingida no ataque. Passam a morar com uma tia que aparentemente os tratavam bem por conseguir mantimentos para a sua residência. Quando as crianças, não proporcionaram mais mandamentos e finanças ela começou a maltratar eles até quando saíram da casa para morar em uma caverna na montanha, tiveram diversão e momentos felizes. Mas, quando as coisas começaram a ficar difíceis, passaram por dificuldades e garotinha Zetsuko ficou doente o irmão entrou em desespero para tentar salvar a vida de sua irmã.

A viagem de Chihiro
 
A viagem de Chihiro, obra direcionada por Hayao Miyazaki e reproduzida pelo Studio Ghibli. Onde conta a história de Chihiro, uma garota de 10 anos, que esta de mudança para uma nova cidade, aparentemente a menina esboça uma expressão triste, pois, a mesma não queria morar em outro lugar e ficar longe de seus amigos. Seu pai acaba errando o caminho de sua nova residência e para em um ambiente que aparenta ser um parque abandonado. Mas, não sabiam que sua estadia no parque seria a longo prazo.

A protagonista do longa é baseada na filha de 10 anos de um amigo de Miyazaki, pois, quis procurar trazer transparência na personagem e uma personalidade realista. O filme traz uma mensagem sobre os dias atuais e uma comparação com o Japão dos anos 80, mostrado a realidade do consumismo e que o “dinheiro não compra tudo”. Certamente na cena na qual os pais da garotinha estão comendo a comida no parque de diversões abandonado, eles estão deliciando a comida dos deuses e espíritos daquele lugar, a menina assustada não consome nenhum alimento e em seguida aparece um menino chamado Haku e a manda ir embora de lá. Mas, quando ela volta para encontrar seus pais, eles foram transformamos em porcos e a jovem na intenção de salvar os seus pais perdi um trabalho para Yubaba e a mesma a contrata, mas, roubar o seu nome e a renomeia como Sen. Resenha completa.
Referência:
Studio Ghibli, Filmografia. Studio Ghibli.com.br,1985. Disponível em: <https://studioghibli.com.br/filmografia/>. Acesso em: 23 de novembro de 2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »