Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/01/2022 às 22h16min - Atualizada em 06/01/2022 às 21h50min

O que vem depois do acaso?

Apesar de muitas metas, nem sempre as nossas vidas seguem os planos traçados por nós, mas ainda é possível recomeçar!

Letícia Aguiar - Editado por Larissa Bispo
Reprodução/Blog do Ronaldo
A explosão de fogos no céu não deixou dúvidas: é chegado um novo ano. Iniciamos as páginas de mais um calendário com muitas coisas pela frente, como eleições presidenciais, copa do mundo e, com certeza, milhões de planos para os próximos 365 dias. Porém, nem sempre as coisas seguem um roteiro prévio e acabam nos levando a uma jornada inesperada.

Cercada de anotações e projeções para o futuro, a personagem Rory, da série Gilmore Girls (2000-2007), tinha todo um caminho estabelecido: terminar o colégio, ir para Harvard e ser a jornalista que ela sempre sonhou. Contudo, a realidade acabou seguindo um curso totalmente diferente; ela acabou se formando em Yale, tornou-se a jornalista que queria, mas trilhou uma carreira profissional completamente não planejada.

Transitando entre muitos trabalhos e atuando como freelance, a amante dos livros e do café acabou pulando o seu script estabelecido desde a infância e encontrou na sua história com a mãe, Lorelai, a oportunidade de escrever um livro chamado “Gilmore Girls”, fato que se passa na minissérie lançada em 2016, na qual mais uma imprevisibilidade entra no destino de Rory: uma gravidez.

Longe da ficção, os episódios da vida real também podem ser protagonizados por muitos imprevistos e saírem totalmente do nosso controle. Prestes a terminar sua faculdade de enfermagem, a estudante Karla Valéria recebeu uma grande surpresa do destino: ela descobriu que ia ser mãe.

No começo, o coração da futura enfermeira deu batidas mais aceleradas, pois uma nova fase estava para ter início e ela não sabia exatamente o que esse momento traria, já que com a chegada do bebê muitas coisas precisariam ser repensadas. No entanto, cercada pelo apoio dos familiares e do seu companheiro, ela abraçou as mudanças e encontrou no inesperado uma fonte inesgotável de felicidade.

Hoje, ao pegar o Vinícius Miguel nos braços, o sorriso no rosto de Karla não deixa dúvidas de que o acaso virou um grande aliado e novos planos como a casa própria, um novo trabalho e a construção de sua nova família estão sendo feitos. Para o ano que se inicia, a estudante deseja caminhar lado a lado com as realizações. “Que esse seja o meu ano, quero terminar meu TCC, conciliar a faculdade com a maternidade e finalizar 2022 com 25% da minha vida pronta”, disse.  



Embora Karla Valéria tenha descoberto a felicidade na imprevisibilidade, nem todas as pessoas conseguem fazer o mesmo. De acordo com a psicóloga Milena Salvador, quando as coisas saem do esperado, pode haver uma quebra de expectativas muito grande, e sentimentos como a frustração acabam se fazendo presentes. Todavia, a especialista alerta que o inesperado não precisa ser repleto de negatividade, afinal, os planos são fundamentais, entretanto, não conseguimos ter controle sob tudo.

Segundo a profissional, a melhor forma de lidar com situações que fogem do nosso controle é manter a calma e usar e abusar da reflexão. “Eu acredito que a melhor forma de lidar com imprevistos é não agir de forma impulsiva, o que pode gerar arrependimentos futuros. Quando acontecer um imprevisto nós devemos tentar parar e pensar da forma mais racional que nós conseguirmos”, afirmou Milena.

Movido pela adaptação, o estudante de Jornalismo Lucas Henrique sempre teve o desejo de trilhar o caminho do serviço público. Mesmo com algumas mudanças pelo percurso, Lucas possui um estilo muito camaleão e enxerga as mudanças como passíveis de solução. “Quando vou construir um planejamento, eu tenho em mente que os imprevistos podem acontecer. Felizmente, eu tenho uma facilidade muito grande em me adaptar”, afirmou.



Dessa forma, ter planos é indispensável para que possamos alcançar os nossos sonhos. No entanto, se o acaso acabar cruzando a nossa jornada, não existe problema algum em refazer a rota. Isso porque a cada dia dos 365 que temos pela frente, um novo começo pode estar a nossa espera, basta respirar fundo e dar as mãos ao futuro que há de vir!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »