17/01/2022 às 14h31min - Atualizada em 16/01/2022 às 22h09min

Em jogo espetacular, San Francisco 49ers derrota Dallas Cowboys e avança nos playoffs da NFL

Equipe da Califórnia surpreende mandantes com partida sólida da defesa; favoritos, os Cowboys decepcionam torcida e dão adeus ao Super Bowl

Arthur Dias - labdicasjornalismo.com
Esse é dos maiores clássicos do futebol americano: os dois times possuem 5 títulos da NFL cada um. Reprodução/Site/Dallas Cowboys

No jogo entre ‘camisas pesadas’ na semana do Wild Card da NFL, o San Francisco 49ers derrotou o Dallas Cowboys por 23 a 17 em pleno AT&T Stadium, casa dos texanos. Apesar de obter maior domínio em todos os quesitos da partida, o último quarto reservou grandes emoções tanto aos torcedores das equipes quanto aos fãs da bola oval em geral.

Apesar do jogo faltoso do Time da América e da sólida partida defensiva por parte de San Francisco, o QB dos
Niners Jimmy Garoppolo foi interceptado em momento crucial do jogo. Isto deu sobrevida aos Cowboys, garantiu emoção até o estouro do cronômetro, mas não impediu o triunfo dos 49ers, considerados ‘azarões’ neste duelo de gigantes do futebol americano.


PRIMEIRO QUARTO

 

A equipe de San Francisco começou o jogo “pegando fogo”. Na primeira posse de bola, o sistema ofensivo dos 49ers encontrou a sintonia perfeita e percorreu as 75 jardas necessárias para abrir o placar no AT&T Stadium. O RB calouro Eli Mitchell converteu seu primeiro TD em pós-temporada, e colocou pressão para cima dos donos da casa logo nos primeiros cinco minutos iniciais. 

 

Por sua vez, o Dallas Cowboys não obteve sucesso nas primeiras campanhas da partida, o que causou preocupação ao técnico Kyle Shanahan, visto que os 49ers ampliaram o placar para dez pontos de diferença logo em seguida, após o field goal convertido por Robbie Gould. Curiosamente, foi a primeira vez em seis jogos que os Cowboys, como mandante, não marcaram touchdowns no primeiro quarto.


O QB Dak Prescott, juntamente ao sistema defensivo do Dallas Cowboys, fazia jogo apagado até meados do segundo quarto devido a excelente partida da linha defensiva dos Niners. Prescott conseguiu boas conexões e, aquecido na partida, lançou o primeiro TD para os texanos explorando bem a sideline do campo com o WR Amari Cooper para dar vida nova aos Cowboys. Porém, o técnico dos 49ers, Kyle Shanahan, administrou o relógio com maestria, que contou com a excelente pontaria de Gould e terminou o primeiro tempo do jogo com oito pontos de diferença com o placar de 16x7.

Defesa dos 49ers reunida no centro de campo e essencial para a vitória dos 49ers

Defesa dos 49ers reunida no centro de campo e essencial para a vitória dos 49ers

Reprodução/Twitter/49ers


SEGUNDO TEMPO
 

O início de segundo tempo não foi animador para o torcedor dos Cowboys. Dak Prescott sofreu uma interceptação logo na segunda jogada de ataque de Dallas, algo que não acontecia desde a semana 14 da temporada regular. Os 49ers aproveitaram o vacilo dos mandantes e, na jogada seguinte do turnover, ampliou a sua vantagem para duas posses de bola após o TD terrestre do WR Deebo Samuel. O jogo até então se mostrava totalmente favorável, porém o último quarto superou as expectativas e deu um ‘gostinho’ do que ainda vem pela frente nos playoffs da NFL.

 

Jimmy Garoppolo lançou a interceptação que mudou o momento do jogo com 9:48 restantes no relógio. Os Cowboys ganharam ânimo dentro da partida que, mesmo com diversas faltas durante todo o jogo, converteram as duas posses de bolas seguintes em pontos, tanto no field goal do K Greg Zuerlein, quanto no passe para TD para o WR Amari Cooper no qual deixou a vantagem do jogo em apenas uma posse. 

 

No fim do jogo, uma falta marcada contra a contra a linha de ataque de São Francisco possibilitou que Dallas obtivesse a última posse do jogo: com 32 segundos restantes e sem tempos para pedir, o time da casa foi buscar o que seria um milagre.


Dak Prescott correu pelo meio do campo e, ao invés de parar a jogada após o first down e realizar o spike (quando o QB joga a bola intencionalmente ao chão com o objetivo de parar o cronômetro), optou por correr ‘um pouco a mais’ do que necessário, o que impossibilitou o posicionamento oficial da bola pelos árbitros da partida e encerrou uma das partidas mais emocionantes de toda a temporada da NFL.

Os 49ers enfrentarão o Green Bay Packers do postulante ao título de MVP da temporada regular Aaron Rodgers, na semifinal da conferência oeste da NFL no próximo sábado, às 22h15, horário de Brasília.

'Slide' tardio de Dak Prescott e inúmeras faltas durante o jogo foram chaves para derrota dos Cowboys

'Slide' tardio de Dak Prescott e inúmeras faltas durante o jogo foram chaves para derrota dos Cowboys

Reprodução/ FanSided


ESTATÍSTICAS FINAIS
 

San Francisco 49ers

  • Jimmy Garoppolo (QB): 16/25 passes completos, 172 jardas, 1 INT
  • Deebo Samuel (WR): 110 jardas totais (72 jardas terrestres; 38 jardas corridas), 1 TD

Dallas Cowboys

  • Dak Prescott: 23/43 passes completos, 254 jardas, 2 TD's (1 terrestre, 1 aéreo) / 1 INT
  • Amari Cooper: 6 recepções para 64 jardas, 1 TD

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »