Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/01/2022 às 16h36min - Atualizada em 26/01/2022 às 16h21min

Conheça 10 bibliotecas impressionantes pelo mundo

Além de histórias literárias, suas estantes podem revelar muito sobre a cultura de um local

Isabella Abrão - Editado por Mayra Cardozo
Reprodução: Melhores Destinos
Visitar bibliotecas durante a viagem é uma ótima maneira de se aprofundar na cultura de um destino. Além de possuírem acervos de obras que emocionam os amantes da literatura, muitas delas contam histórias através da sua arquitetura, que reflete o período em que foram construídas. Assim, para te ajudar a incluí-las no seu próximo roteiro turístico, selecionamos 10 das bibliotecas mais impressionantes pelo mundo que você precisa conhecer. Confira:

1. REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA (RIO DE JANEIRO, BRASIL)
   
O Real Gabinete Português de Leitura, localizado no Rio de Janeiro, foi idealizado em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses que buscavam trazer mais cultura para cidade. O local, construído em 1887, foi projetado pelo arquiteto português Rafael da Silva Castro e contém traços do estilo neomanuelino. Em 1900, o Gabinete tornou-se uma biblioteca pública com mais de 350 mil obras – o maior acervo de literatura portuguesa fora de Portugal.
 
Mais informações: Real Gabinete
 
2. BIBLIOTECA GEORGE PEABODY (BALTIMORE, EUA)  
A Biblioteca George Peabody foi inaugurada em 1878 e está localizada na cidade de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos. A biblioteca foi construída por iniciativa do filantropo George Peabody, que fundou o Instituto Peabody em 1857. O local foi projetado pelo arquiteto Edmund G. Lind em colaboração com o Dr. Nathaniel H. Morison, primeiro reitor do Instituto. Atualmente, a “catedral de livros”, como é conhecida, faz parte da Universidade Johns Hopkins e abriga 300 mil obras, organizadas em cinco andares. Além disso, costuma ser utilizada como local de casamentos e eventos privados.
 
Mais informações: Johns Hopkins Sheridan Libraries
 
3. BIBLIOTECA CENTRAL (SEATTLE, EUA)  
Inaugurada em 2004, a Biblioteca Central de Seattle, em Washington, nos Estados Unidos, possui um estilo bem futurista. A estrutura, projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, contém 11 andares divididos em plataformas flutuantes e funcionais que abrigam mais de dois milhões de itens nos formatos impresso e digital. No local também há salas com computadores para reuniões e estudo, além de serem realizados diversos programas e atividades gratuitas, como jogos e narração de histórias.
 
4. BIBLIOTECA NACIONAL DA REPÚBLICA TCHECA (PRAGA, REPÚBLICA TCHECA)
 
 
A Biblioteca Nacional da República Tcheca, chamada de Klementinum, foi fundada em 1556, porém sua construção durou mais de 170 anos. Situada no centro histórico da cidade de Praga, na República Tcheca, sua arquitetura barroca impressiona, fazendo com que ela seja considerada uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.

O local, que já foi parte de uma escola jesuíta, abriga mais de 20 mil volumes. Além disso, seu interior contém afrescos no teto, pintados por Jan Hiebl, que representam retratos de figuras de destaque, como santos jesuítas e antigos patronos da biblioteca.
 
Mais informações: Klementinum
 
5. BIBLIOTECA MUNICIPAL DE STUTTGART (STUTTGART, ALEMANHA)  
A Biblioteca Municipal de Stuttgart, localizada na cidade de Stuttgart, na Alemanha, foi projetada pelo arquiteto sul coreano Eun Young Yi. O local possui nove andares e, apesar de ter o formato de um cubo, seu interior se assemelha a uma pirâmide invertida. A biblioteca abriga mais de 500 mil itens, como livros, jornais, DVDs, CDs, entre outros. Além disso, oferece diversas atividades culturais, como palestras, workshops e exposições, por exemplo. Em 2013, recebeu o prêmio de Biblioteca do Ano.
 
6. BIBLIOTECA DE TRINITY COLLEGE (DUBLIN, IRLANDA)
 
 
 
Conhecida como The Old Library, a Biblioteca de Trinity College fica em Dublin, na Irlanda. Foi construída entre os anos de 1712 e 1732 e abriga diversos itens importantes, possuindo o maior acervo de manuscritos e livros impressos do país. Um exemplo de item valioso para a biblioteca é o Livro de Kells, manuscrito da Idade Média que contém os quatro Evangelhos da Bíblia em latim - mais de 340 páginas escritas e ilustradas à mão.
 
Mais informações: Trinity College Dublin

 
7. BIBLIOTECA DE ADMONT (ADMONT, ÁUSTRIA)
 
 

Construída em 1776, a Biblioteca de Admont, na Áustria, é considerada a maior biblioteca localizada em um mosteiro no mundo. Encontra-se na Abadia Beneditina de Admont, fundada pelo Bispo Gebhard de Salzburgo, e abriga mais de 200 mil obras, incluindo manuscritos raros. A abadia possui estilo rococó e seu teto é adornado por afrescos pintados por Bartolomeo Altomonte, que neles representou o céu, o inferno e o juízo final.
 
8. BIBLIOTECA DE TIANJIN (TIAJIN, CHINA)
   
Apelidada de The Eye, a Biblioteca de Tianjin, na China, faz parte do Centro Cultural Binhai. Com cinco andares, o local possui prateleiras que vão do chão ao teto, capazes de armazenar 1,2 milhão de livros. No centro da biblioteca também há uma esfera, que funciona como um auditório com capacidade para 110 pessoas. Inaugurada em 2017, a estrutura foi projetada pelo escritório de arquitetura MVRDV e pelo Instituto de Planejamento e Design Urbano de Tianjin (TUPDI).
 
9. BIBLIOTECA DE SAINTE-GENEVIÈVE (PARIS, FRANÇA)  
Localizada em Paris, na França, a Biblioteca de Sainte-Geneviève teve sua construção finalizada em 1850. O local, projetado pelo arquiteto Henri Labrouste, contém uma fachada no estilo neorrenascentista e gravuras nas paredes com o nome de autores importantes. Em seu interior, há um acervo com capacidade de mais de 2 milhões de livros e documentos históricos.

10. BIBLIOTECA PÚBLICA DE NOVA YORK (NOVA YORK, EUA)
   
Fundada em 1895, a Biblioteca Pública de Nova Iorque fica em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos. É considerada uma das maiores bibliotecas do mundo, possuindo um acervo de 50 milhões de itens em 370 idiomas e dialetos. Além disso, o local é muito procurado por turistas e amantes de cinema, pois foi cenário de diversos filmes, como “Os Caça-Fantasmas” e “Bonequinha de Luxo”.
 
Mais informações: New York Public Library


Referências:

A biblioteca mais bonita do mundo fica em Praga, na República Tcheca. Guia viajar melhor, 2022. Disponível em: <https://guiaviajarmelhor.com.br/a-biblioteca-mais-bonita-do-mundo-fica-em-praga-na-republica-tcheca/>. Acesso em: 26 de jan. 2022.

ANGHEBEN, F. New York Public Library: a belíssima biblioteca pública de Nova York. Dicas Nova York, 2022. Disponível em: <https://dicasnovayork.com.br/new-york-public-library-biblioteca-publica/>. Acesso em: 26 de jan. 2022.

Biblioteca de Tianjin. Wikipedia, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_de_Tianjin>. Acesso em: 26 de jan. 2022.

Biblioteca de Sainte-Geneviève. Wikipedia, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_de_Sainte-Genevi%C3%A8ve>. Acesso em: 26 de jan. 2022.

COELHO, L. Por que Seattle Public Library é ponto turístico de Seattle?. Visite Seattle, 2017. Disponível em: <https://visiteseattle.com/seattle-public-library/>. Acesso em: 26 de jan. 2022.

COLONKO, G. 10 bibliotecas incríveis pelo mundo. Viagem e Turismo, 2021. Disponível em: <https://viagemeturismo.abril.com.br/mundo/dez-das-bibliotecas-mais-bonitas-dos-mundo/>. Acesso em: 22 de jan. 2022.

FIGUEIREDO, G. Trinity Library: conheça a história de uma das bibliotecas mais famosas do mundo. Seda College, 2019. Disponível em: <https://seda.college/blog/br/trinity-library-conheca-a-historia-de-uma-das-bibliotecas-mais-famosas-do-mundo/>. Acesso em: 26 de jan. 2022.

GAGLIARDUCCI, A. A maior biblioteca do mundo localizada em uma abadia fica na Áustria e reabre esta semana. Acidigital, 2021. Disponível em: <https://www.acidigital.com/noticias/a-maior-biblioteca-do-mundo-localizada-em-uma-abadia-fica-na-austria-e-reabre-esta-semana-12857>. Acesso em: 26 de jan. 2022.

Real Gabinete. Real Gabinete, 2022. Disponível em: <www.realgabinete.com.br>. Acesso em: 26 de jan. 2022.

SEVILLANO, E. As 20 bibliotecas mais impressionantes do mundo. El País, 2018. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/31/album/1533036263_013678.html#foto_gal_1>. Acesso em: 22 de jan. 2022.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »