Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/01/2022 às 17h58min - Atualizada em 27/01/2022 às 17h46min

Ilha da Madeira: O destino que vale a pena todos conhecerem

Local é um pequeno paraíso em meio ao Oceano Atlântico

Maria Fernanda da Silva Santos - Editado por Mayra Cardozo
Ilha da Madeira, Portugal (foto/divulgação: Juergen Sack/Getty Images/iStockphoto)
Viajar - uma palavra que traz várias definições e sensações, como relaxar, descansar, aproveitar, conhecer, curtir, amar, sair, se divertir. O difícil mesmo é escolher o destino, pois em cada canto do mundo existem lugares mágicos para conhecer, com belas paisagens e locais inesquecíveis, mas alguns deles se destacam pela sua cara própria e por seus detalhe.

Optar por viagens internacionais é escolher a descoberta de muitas culturas, tradições, comidas, religiões e, principalmente, de paisagens que não se veem todos os dias, como a Ilha da Madeira.

A Ilha de Madeira é pertencente a Portugal, mas é uma região autônoma, localizada no Arquipélago da Madeira, fazendo parte da Macaronésia - nome dado aos vários grupos de ilhas no Atlântico Norte, perto da Europa e da África. Ela foi descoberta em 1419 pelos navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco e foi apelidada de "Ilha de Madeira" devido à abundância desta matéria-prima no local.

Com a colonização, a cultura foi ganhando forma e novas estratégias e técnicas agrícolas foram surgindo. Assim, a ilha ganhou potência e, em seguida, abriu um porto de escala para rotas europeias. A economia começou a crescer e o vinho e o turismo tornaram-se o centro principal da ilha, ajudando na independência futura.
 
Agora por que não conhecer mais algumas características e curiosidades dessa ilha?



Características e curiosidades
  • Só é possível chegar à Ilha da Madeira com um voo direto de Lisboa para a cidade do Funchal, onde está o Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo.
  • O voo a partir da capital portuguesa tem apenas 1h30 de duração, com diversas opções de horário por dia.
  • Com a fama de ter um dos aeroportos mais radicais do mundo, pousar na Ilha da Madeira pode ser uma emoção e tanto.
  • É muito comum ter pousos cancelados ou escalas não previstas por conta dos fortes ventos, que não ajudam os pilotos a fazer os trajetos programados.
  • A Ilha da Madeira tem cerca de 270 000 habitantes, dos quais 100 000 vivem na capital das ilhas, a cidade do Funchal – parada obrigatória para quem gosta de conhecer cidades históricas, contemplar a arquitetura de igrejas e praças e visitar museus.
  • A Ilha tem sua origem vulcânica, com formações rochosas dramáticas, grandes vales e montanhas e águas nos tons de azul e um intenso verde.
  • Com uma grande vegetação, a Floresta Laurissilva foi declarada um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1999.
  • A ilha já foi eleita varias vezes como “Melhor Destino Turístico Insular” da Europa e do mundo pelo WTA – World Travel Awards - , pelo seu pequeno paraíso.
  • O que não falta na ilha são passeios para aproveitar todo o lugar, não só os banhos de mar e piscinas naturais, pois cada canto do local conta com um detalhe diferente.
  • O local é famoso pelas trilhas que cortam toda a ilha e permitem ver a exuberante natureza da região.
  • Há mais de 2 mil km de trilhas para serem percorridas a pé ou de bike, incluindo algumas que margeiam os canais por onde corre a água em toda a ilha, chamadas de “levadas”.
  • Há alguns pontos da trilha que são mais atraentes e chamam mais a atenção, sendo mais altos e tendo vistas deslumbrantes.
  • Por estar em uma localização privilegiada do globo e ser de origem vulcânica, a ilha tem clima ameno e mar com temperatura agradável.
  • No verão, as temperaturas sobem um pouco, sendo ideal aproveitar ao máximo os banhos de mar. Quando as temperaturas caem no inverno, o fim de tarde exige casaquinhos mais quentes.
  • Para quem curte um friozinho, as temperaturas nas montanhas da ilha são mais baixas, com média de 9 °C. Já o outono e a primavera são ótimos períodos para quem prefere a baixa temporada.
  • A Ilha da Madeira tem uma vasta oferta hoteleira, com opções que agradam a todos os bolsos e gostos.
  • Sua gastronomia não pode ficar de fora, com pratos especiais, de grande diversidade e com sabor sofisticado e tropical graças ao clima perfeito para o cultivo de certas frutas.
  • A principal dica para quem vai para a Ilha da Madeira é não deixar de tomar o famoso vinho madeirense - ele contém um alto teor de álcool, mas é muito procurado pelos turistas.
 
Ilha da Madeira: tudo o que você precisa saber sobre esse lugar (foto/divulgação: Viagem e Turismo)

Ilha da Madeira: tudo o que você precisa saber sobre esse lugar (foto/divulgação: Viagem e Turismo)

 
Referências
 
OUCHI, Bruna. Ilha da Madeira: tudo o que você precisa saber sobre esse lugar. Viagemeturismo, 2021. Disponível em: <https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/ilha-da-madeira-portugal/>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.
 
RENNE, Monique. Ilha da Madeira: conheça um dos mais deslumbrantes destinos de Portugal!. MelhoresDestinos, 2021. Disponível em: <https://www.melhoresdestinos.com.br/ilha-da-madeira-em-portugal.html>. Acesso em 25 de janeiro de 2022
 
NOMELINI, Adolfo. Onde fica a Ilha da Madeira e o que esperar de lá. Esse mundo é nosso, 2021. Disponível em: <https://www.essemundoenosso.com.br/onde-fica-a-ilha-da-madeira/>. Acesso em 25 de janeiro de 2022.
 
História. Madeira. Toda Sua. Disponível em: . Acesso em 25 de janeiro de 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »