Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/02/2022 às 15h55min - Atualizada em 09/02/2022 às 12h53min

Festas religiosas de Salvador

União de religiosidade e folia

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Paula Fróes/Governo da Bahia/ Reprodução: Brasil de Fatos

Salvador é um destino conhecido por seu carnaval, a festa em 2019 segundo a prefeitura da cidade teve um publico estimado em 1,7 milhão de foliões nas ruas, e uma média de 96,3 da ocupação na rede hoteleira. Como tudo que povo baiano faz tem muita alegria e animação as festas religiosas não poderiam ser diferentes.

A fé e a religião fazem parte da herança deixada pelos antepassados na Bahia, desde muito cedo o povo baiano tem contato direto com o sincretismo, faz parte do seu cotidiano e principalmente em suas festas religiosas. Em Salvador, essas comemorações acontecem durante o ano todo, conhecidas também como festa de largo, as homenagens aos santos e orixás são embaladas com muita fé e orações, mas engana-se quem acha que as celebrações possuem somente missas e procissões, pois nenhum outro povo uniria melhor religiosidade e folia.

Dentre as muitas festas estão a Lavagem do Bonfim, festa de Iemanjá, Festa de Santa Bárbara e a celebração de N.S da Conceição da Praia.

Lavagem do Bonfim

A tradicional lavagem das escadarias do Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular baiana, ficando atrás someto do carnaval. Comemorada na segunda quinta-feira de janeiro a lavagem do Bonfim reúne milhares de fiéis, simpatizantes e turistas na região da cidade baixa de Salvador.

O Trajeto

O festejo começa com culto ecumênico na frente da igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia no bairro do comércio, após o culto vários cortejos incluindo o afoxé dos Filhos de Gandhy vão em direção a Colina Sagrada, no Bonfim, Ao longo de todo trajeto, de 8 km, que também pode ser considerado passeio turístico, é possível se deparar com construções históricas, museus e pontos turísticos como o Elevador Lacerda, Cidade da Música da Bahia, Mercado Modelo mais próximo ao final no trajeto no largo dos Mares o Santuário Santa Dulce dos Pobres, santa brasileira canonizada em 13 de outubro de 2019 pelo papa Francisco.

Durante todo o percurso é possível ver várias barraquinhas de comida, bebidas e as feijoadas que tradicionalmente são servidas na casa dos moradores, embalado com músicas de todos os gostos.

Tradição e Fé

Se o início desse dia começa com culto inter-religioso o encerramento dele não poderia ser diferente, a cerimônia emociona todos os presentes, após o culto na frente da igreja do Bonfim é a vez das baianas vestidas com todas suas indumentárias fazer a lavagem da escadaria da igreja com água de cheiro ao som dos toques e cânticos das religiões de matrizes africanas.


Festa de Iemanjá

Considerada a maior manifestação religiosa pública do Candomblé do estado da Bahia e sendo enredo de escolas de samba no Rio de Janeiro, a festa de Iemanjá foi tombada em 2020 como Patrimônio Cultural de Salvador.

Quando/Onde

No dia 2 de Fevereiro, é comemorado no bairro do Rio Vermelho, a festa que homenageia a rainha mar e atrai multidões a fim de levar suas oferendas com pedidos e agradecimentos. Já na noite do dia primeiro é comum os fiéis passarem a noite cantando e celebrando Iemanjá ao som dos tambores e fazendo fila para deixar seu presente junto ao presente principal na casa de Iemanjá.

Por volta das 04:45 da manhã acontece a alvorada dando início oficialmente a celebração com fogos de artifícios.Também é comum a presença de músicos baianos, como Carlinhos Brown abrilhantando a festa. Camelôs, bares e restaurantes seguem toda a extensão do bairro oferecendo o melhor da culinária para todos os gostos.

O ponto alto é a saída dos barcos, que acontece às 16h, com as oferendas a ser entregues a orixá em cortejo em alto-mar pelos pescadores. É possível acompanhar tudo da areia da praia. Uma dica importante é chegar cedo, pois a faixa de areia não tem uma grande extensão e o público ocupa rápido.


Festa de Santa Bárbara

Dezembro é mês de muitas festas em Salvador, abrindo os festejo a comemoração do dia de Santa Bárbara ocorre dia 04/12. A celebração da santa que também tem sua representação no candomblé como a orixá Iansã é um grande evento sincrético, composto de missa, procissão feita por católicos e praticantes do candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansã, samba de roda e apresentação de grupos de capoeira e maculelê.

As ladeiras do Pelourinho são cobertas da cor vermelha nas vestimenta do devotos e nas pétalas de rosas, o aroma de alfazema paira no ar. Como é de costume as festas religiosas em Salvador possuem cortejos e essa não seria diferente, saindo da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, até o 1º Grupamento de Bombeiros Militar, na Barroquinha ao som dos atabaques. O percurso pelo centro histórico dá a oportunidade para os visitantes admirarem as belas arquiteturas dos casarões, igrejas e a sede dos Filhos de Gandhy.

Celebração de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Dia 08 de dezembro celebra a Padroeira Excelsa e Única do estado da Bahia, a data tem sua comemoração iniciada dias antes com a novena em louvor à santa, feita pelos fiéis da igreja católica. Já no dia 08/12 o ponto alto é marcado por missas na basílica que leva o mesmo nome da santa, no bairro do Comércio, por volta das 05 da manhã e a procissão que percorre as ruas do bairro levando a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

O percurso tem parada obrigatória na Igreja do Corpo Santo, onde junta-se ao cortejo a imagem de São José. A Festa da Conceição da Praia, bem como todas as festas populares religiosas de Salvador, não escapa as manifestações profanas, por isso em todo trajeto é possível encontra dezenas de barracas de bebidas e comidas que ajuda a combater o calor do verão de Salvador com direito a música de diversos ritmos que completam a comemoração. As festas também acontecem nos terreiros das religião de matrizes africanas, os adeptos do candomblé festejam a santa que no sincretismo religioso é Oxum com muita dança, ao som cânticos e toque do atabaque.

Referencias;

Confira as festas populares que acontecem em Salvador até o carnaval. Ibahia, 2017. Disponível em:
https://www.ibahia.com/detalhe/noticia/confira-as-festas-populares-que-acontecem-em-salvador-ate-o-carnaval-e-programe-se/. Acesso em: 03 fev. 2022.

Festa de Iemanjá. Salvador da Bahia, 2019. Disponível em:https://www.salvadordabahia.com/festa-de-iemanja/. Acesso em: 04 fev. 2022.

Festas religiosas de Salvador. Melhores Destinos do Brasil, 2019. Disponível em:https://melhoresdestinosdobrasil.com.br/os-melhores-destinos/salvador-ba/festas-religiosas-de-salvador/. Acesso em: 03 fev. 2022.

O que saber sobre a Lavagem do Bonfim. Salvador da Bahia, 2020 Disponive em: https://www.salvadordabahia.com/roteiros/o-que-saber-sobre-a-lavagem-do-bonfim/. Acesso 04 fev. 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »