Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/02/2022 às 21h10min - Atualizada em 11/02/2022 às 21h10min

Guarujá: um lugar que encanta tantos os moradores quantos os turistas

O Guarujá é um lugar conhecido por ter lugares maravilhosos!

Thainara Macedo - Editado por Mayra Cardozo
Créditos: Thainara Macedo
Aposto que muitos de vocês já ouviram falar de Guaruja, no litoral de São Paulo, cidade que encanta pelas suas inúmeras praias que são excelentes pontos para os surfistas. A cidade tem aproximadamente 324.977 habitantes e uma das principais dúvidas sobre ela é: quais são as melhores praias de Guarujá? Mas, para chegar nesse ponto não podemos esquecer que a cidade tem uma história cruzada com a do nosso Brasil, assim abrigando diversos fortes que foram utilizados várias vezes pelos militares, desde a época do descobrimento do Brasil, para proteção contra os inimigos.

Quem busca diversão, relaxamento e descanso em um ambiente com ótima estrutura turí­stica vai adorar conhecer Guarujá! O local, também conhecido como “Pérola do Atlântico” devido às suas belezas naturais, é uma movimentada cidade turí­stica localizada ao sul do litoral de São Paulo, a apenas 88 km da capital. Algo bem curioso e que chama a atenção na cidade, além das praias, é sua excelente infraestrutura que reúne shoppings, mercados e muitas lojas de moda praia e comércio no geral.

Porém, há uma nova atração no Guarujá, o Mirante das Galhetas. Então venha conhecer um pouco mais sobre ele:
 
Nova atração no Guaruja
 
Em conversa com o secretário de turismo de Guarujá Fabio Santos, ele explicou que o Mirante das Galhetas foi inaugurado em 2021, quando foi feita uma obra do convênio da secretaria e Prefeitura do Guaruja do Turismo e Caixa Econômica. Ele foi um projeto de revitalização do espaço que já era utilizado de uma forma desordenada e sem contemplação sem infraestrutura, e sua obra durou 9 meses de construção.
 
O secretário ressaltou que "nos primeiros 40 dias de abertura foram mais de 50 mil visitas no Mirante das Galhetas, que se tornou a atração mais vista da cidade para os moradores, que podem passear sobre uma passarela de vidro com guarda-corpo de aço inoxidável. Uma experiência incrível com a primeira estrutura de piso de vidro da Baixada Santista, o piso skywalker, suspenso a 45 metros do nível do mar, tendo uma vista panorâmica para a Praia Astúrias e a praia do Tombo. 
 
No local, já houve lives musicais, e recentemente teve chá de revelação e apresentação de orquestras. No final de tarde, também pode-se ver o por do sol, tanto que aparecem filas para as pessoas tirarem fotos. E não para por aí - tem um projeto musical, no qual todos os sábados e domingos,  das 17:00 as 19:00, tem músicos da cidade cadastrados na secretária de turismo que tocam músicas clássicas. Hoje o acesso é gratuito, mas o secretário de turismo está estudando formas de, no futuro, ter uma cobrança para manutenção. No momento, eles só pedem a doação de um 1kg de alimento não perecível, que é doado ao fundo social de solidariedade de Guarujá.
 

Para Kauany Oliveira Cezar, de 23 anos e que já mora há muito tempo na cidade junto com o seu futuro esposo, é um privilegio morar no Guarujá. "É sair cedo do trabalho e poder dar um mergulho numa praia de bandeira azul (praia do tombo). É poder ter contato com gente de todas as classes financeiras, só mudando de bairro. É ter a oportunidade de ver a natureza mais de pertinho e se sentir em casa."  Sobre o que achou da nova atração, ela disse: "É uma vantagem turística que não agrada só os de fora. Com mirantes lindos como os daqui fica até difícil escolher em qual ir. O último que visitei foi justamente o Mirante das Galhetas, que fica perfeito em fotos e traz uma paz sensacional pra alma".
 
A jornalista ressaltou que o Guarujá não é uma cidade perfeita, longe disso. Para ela, o local tem muitos defeitos, mas isso acontece em todo o mundo. "Sou suspeita pra falar do Guarujá, não troco o Guarujá por nenhuma capital mais movimentada ou cidade pacata do interior, acredito que aqui tem o equilíbrio entre a agitação e o sossego e é isso que me encanta", diz Kauany. "No geral é isso mesmo, eu gosto muito daqui e não pretendo sair tão cedo. Aqui eu consigo resolver a parte burocrática do meu dia-a-dia e ainda tomar uma água de côco e comer um milho de praia no fim da tarde", conclui ela.
 
Para quem deseja vistar o mirante, ele fica localizado no Morro da Caixa D’Água e proporciona uma paisagem espetacular. O acesso ao Mirante das Galhetas se dá pela rua Alexandre Migues Rodrigues, próximo ao Mercado do Peixe da Praia das Astúrias. No local, é possível estacionar.
 
 
Referências: 

MIRANTE das Galhetas abre ao público nesta quarta em Guarujá, SP. G1, 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2021/05/11/mirante-das-galhetas-abre-ao-publico-nesta-quarta-em-guaruja-sp.ghtml>. Acesso em: 09 de fev. 2022.
 
5 CURIOSIDADES sobre a história do Guarujá. Acertando o Tom. Disponível em: <http://www.acertandootom.com/2017/10/5-curiosidades-sobre-historia-do-guaruja.html?m=1>. Acesso em: 09 de fev. 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »