Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/02/2022 às 14h30min - Atualizada em 12/02/2022 às 11h39min

Kristen Stewart: conheça a trajetória da atriz até a sua primeira indicação ao Oscar

Veja aqui o caminho percorrido por ela até chegar ao papel que lhe rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 2022

Tathiane Mantovani - Revisado por Jéssica Meira
Kristen Stewart consegue sua primeira indicação ao Oscar. (Foto: Reprodução / Mark Von Holden)
Provavelmente, você deve ter conhecido a atriz Kristen Stewart no papel de Bella Swan nos filmes da “Saga Crepúsculo”, não é verdade? Mas esse não foi o primeiro trabalho dela nas telonas do cinema.
 
Isso porque ela frequenta os sets de filmagens desde criança devido a influência dos pais. Ademais, a atriz fez sua primeira cena cinematográfica em 2001 no filme “Encontros do Destino” e, depois disso, não parou mais.
 
Então, neste texto vamos apresentar os principais filmes que fazem parte da trajetória de carreira dessa jovem atriz de 31 anos que recentemente foi indicada para o seu primeiro Oscar como Melhor Atriz pelo seu papel no filme “Spencer”. Confira!
 

Quem é Kristen Stewart?

 
Kristen Jaymes Stewart nasceu em 1990, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A atriz é filha de um gerente de palco e de uma supervisora de roteiro. Por isso, cresceu dentro dos sets de filmagem e sob a influência deste ambiente sonhava em trabalhar com cinema.
 
Mas foi na apresentação de uma peça da escola que ela chamou a atenção de um agente de talentos. Isso rendeu diversos testes que culminaram na participação no seu primeiro filme “Encontros do Destino” (2001).
 
Depois disso, já foram mais de 40 filmes até ser oficialmente reconhecida pela crítica por sua atuação no papel da Princesa Diana. Vale destacar que a maioria das produções feitas por ela, foram produções independentes, pois Kristen somente atua em papéis que tem afinidade.
 
Uma curiosidade sobre ela é que sua preparação para os filmes é um pouco peculiar. Isso porque a atriz somente lê o roteiro no set de filmagem um pouco antes da gravação da cena para que tenha uma atuação mais natural.
 
Além disso, ela busca aproximar seus personagens com suas próprias vivências e emoções. Isso faz com que sua interpretação seja mais genuína e com profundidade emocional. Esse pode ser o segredo por trás da sua carreira de sucesso.
 

Quais são os principais filmes da sua trajetória até o Oscar?

 
Voltando um pouco no tempo, o seu primeiro filme de grande repercussão foi “O Quarto do Pânico” em 2002. A atriz tinha 11 anos quando gravou este suspense, no qual interpretava uma menina que se escondia no quarto com a sua mãe enquanto os assaltantes tentavam roubar sua casa. Nesse trabalho, ela ganhou muito destaque devido a sua performance, pois teve uma atuação impressionante em comparação com os outros atores do filme.
 
Depois de alguns anos, ela fez um pequeno papel no filme “Na Natureza Selvagem” (2007). Nesta película, a atriz interpretou uma menina que se apaixonava pelo protagonista. Foi durante as filmagens que ela se destacou mais uma vez e recebeu o convite para os testes da saga "Crepúsculo" (2008), trabalho que alavancou sua carreira.

 
Nesta produção baseada no livro da escritora Stephenie Meyer, a atriz é uma adolescente que se apaixona por um vampiro. O filme agradou tanto os fãs que se tornou uma das maiores franquias de filmes para adolescentes, possibilitando a gravação de mais quatro sequências com a atriz, contando a evolução e os desafios do relacionamento dos protagonistas.
 
Podemos dizer que esse filme teve um lado positivo e outro negativo na carreira de Kristen. Por um lado, ela ficou conhecida pelo grande público e conquistou milhares de fãs adolescentes. Mas em compensação também foi bastante criticada pela sua atuação tanto por haters quanto por especialistas em cinema. 
 
Enquanto filmava a saga, Kristen também gravou uma grande produção adaptada do conto dos Irmãos Grimm: “A Branca de Neve e o Caçador” (2012). A expectativa era que esse fosse um blockbuster devido ao seu sucesso de bilheteria, mas um escândalo durante as filmagens envolvendo ela e o diretor, impactaram tanto nessa produção quanto no lançamento do último filme da saga adolescente.
 
Depois disso, ela resolveu se afastar dos holofotes e dedicar-se a filmes independentes, com roteiros ainda mais instigantes. Inclusive vários deles foram muito elogiados pela crítica, como, por exemplo, “Para Sempre Alice” (2015), “Café Society” (2016), “Personal Shopper” (2017) e “Acima das Nuvens” (2015). Este último rendeu a Kristen, o prêmio César de Melhor Atriz Coadjuvante, a mais importante premição do cinema francês.
 
Não podemos deixar de mencionar que antes de tudo isso, em 2010, ela estrelou o filme "The Runaways" (2010) no qual interpretava uma cantora de rock de uma banda famosa dos anos 70. Nesse papel, ela conseguiu mostrar toda a sua versatilidade e atitude ao interpretar Joan Jett.
 
E no ano seguinte, Kristen participou do filme “Corações Perdidos” (2011) interpretando uma stripper com uma vida bem difícil. Sua performance foi bem vista pela crítica que percebeu seu amadurecimento como atriz.
 
Dando sequência na trajetória da atriz, o próximo trabalho de destaque foi no filme de ação "As Panteras" (2019). Neste blockbuster foi possível ver Kristen atuando como uma espiã em cenas de muita ação e comédia. Ou seja, um papel diferente do que ela costumava fazer nos cinemas.
 
“Spencer” (2021), é o seu filme mais recente, no qual ela interpreta um personagem baseado em uma pessoa real: a Princesa Diana. Nesse papel, Kristen está perfeita tanto em relação à atuação quanto a caracterização. Isso porque ela estudou muito os maneirismos da princesa e sua forma de falar, bem como se apropriou da personagem de maneira natural. Fato este comprovado por meio da sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

 

Qual será o futuro da atriz?

 
Por anos a sua carreira foi ofuscada pelas críticas a sua performance em “Crepúsculo”, assim como pelos comentários sobre sua falta de expressões faciais. Porém, em sua trajetória, Kristen tem grandes filmes, em especial os independentes, com uma atuação muito elogiada, justificando sua ascensão e reconhecimento, assim como apresenta uma interpretação impecável na película que impulsionou sua escolha para concorrer ao Oscar. Em resumo, Kristen tem muitas chances de conquistar a estatueta mais desejada do mundo do cinema.
 
Além disso, com o passar dos anos ela percebeu que não queria apenas atuar, mas também participar do processo criativo por trás das câmeras. Por isso, a artista tem planos futuros de dirigir seu próprio filme. Inclusive já escreveu o roteiro e está iniciando os preparativos para a escolha do elenco. Porém, essa produção não tem data para começar.
 
Podemos dizer então, com base em sua rica trajetória nos cinemas, que tudo indica que Kristen ainda tem um longo caminho de sucesso no mundo dos cinemas para trilhar, seja como uma atriz renomada ou, ainda, como roteirista e diretora de produções incríveis.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »