Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2022 às 01h05min - Atualizada em 13/02/2022 às 01h05min

Chelsea fatura o Mundial e mantém hegemonia europeia no torneio

Thiago Silva foi melhor em campo, apesar de ter feito pênalti; Abel admite orgulho do seu elenco; Europa consegue 10º título seguido

Paulo Octávio
Eles não queriam o Mundial, né? Chelsea celebra seu primeiro título do torneio. Foto: REUTERS/Suhaib Salem
O sonho do título mundial  do Palmeiras foi adiado. O Chelsea bateu o time brasileiro por 2 a 1 na final do torneio disputada nesse sábado (12) e ficou com a taça pela primeira vez em sua história.  Lukaku e  Havertz fizeram para os ingleses. Já Rafael Veiga descontou no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos..
 
Quem esperava os Blues com uma postura semelhante a do jogo da semifinal contra Al Hilal se surpreendeu. Clube teve consistência, sabedoria e foi superior, enquanto o Verdão procurou fechar os espaços. Time paulista atuou com uma linha de cinco na defesa, e Rony virou  praticamente um segundo lateral direito. Tudo isso para parar o europeu,  porém, assim, os brasileiros perderam velocidade e enfraqueceram a sua especialidade, o contra-ataque.
 
Candidato a vilão por ter feito um dos dois pênaltis, Thiago Silva foi o melhor em campo. Quando todos estavam  marcados, ele foi uma boa válvula de escape e servia os companheiros, além de ter levado perigo em um chute de fora da área no final da primeira etapa. Zagueiro teve alta eficacia nos passes (93%) e a melhor nota do time (7.55), de acordo com dados da Sofascore.
 
Blues vão levar essa experiência para melhorar seu desempenho na Premier League. Clube está  na terceira posição a 16 pontos do líder Manchester City (e um jogo a menos) e é contestado pela instabilidade.
 
Já o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, admitiu ter orgulho da sua equipe , que conquistou duas Libertadores, e que começa uma nova temporada em 2022: “Sinto um orgulho tremendo do que fizemos. Um adversário muito competente, buscando os espaços entre nossos zagueiros e lateral, fizemos um jogo coletivo, é assim que vejo nossa equipe”, disse na coletiva após o jogo.
 
Esse foi o 10º  título seguido de europeu no torneio. De 2013 até 2021, além da agremiação londrina, Bayern de Munique (2x), Barcelona, Real Madrid (4x) e Liverpool conseguiram vencer a Copa de clubes.  
 
Fica a dúvida se esse foi o último torneio nesse formato. Fifa deseja um campeonato com mais equipes para 2023, mas ainda não há um consenso entre clubes do velho continente, que reclamam da falta de datas.
 
1º TEMPO
 
Os dois times começaram o jogo com medo de errar e dar espaço para o adversário. Mas o Chelsea tomou a iniciativa. Aos 13 minutos, Hudson-Odoi cruza na segunda trave para Azpilicueta. O volante não conseguiu chegar na hora certa para finalizar.
 
Dez minutos depois, Verdão conseguiu bom contra-ataque. Dudu recebeu na esquerda, dominou, cortou e  bateu colocado por cima do gol de  Mendy. Posteriormente,  Zé Rafael tabelou com Dudu. O atacante bateu colocado só que pegou mal e perdeu a chance.
 
Depois desses lances, Palmeiras se fechou e não achou outra boa oportunidade. Até que aos 46 Thiago Silva quase foi fatal. Ele bateu forte da intermediária e obrigou Weverton a fazer uma boa defesa.
 
2º TEMPO
 
Padrão do primeiro tempo se manteve, entretanto o Chelsea foi mais incisivo e fatal. Aos nove minutos saiu o gol.  Lukaku cumpriu a fama de matador e fez cabeceio a queima roupa após o cruzamento de Hudson-Odoi.


 
Dois minutos depois, Pulisic tabelou  com o mesmo Lukaku, que  bateu forte de esquerda. A bola passou perto do gol dos paulistas.
 
Parecia o prenúncio da vitória do Chelsea, porém havia mais emoção reservada para a partida. Aos 15, Thiago Silva tirou com a mão um chute de Dudu. O Var chamou o árbitro, que foi até a cabine ver o lance e confirmou o pênalti.
 
Aos 18, Rafael Veiga converteu e deu esperança a torcida verde, que era maioria no estádio. Porém ingleses mantiveram dominio das ações e, aos 23, Havertz aproveitou uma bobeira da defesa e levou perigo.
 
Blues tiveram nova chance quatro minutos depois.  Kanté avançou e tocou para Lukaku, que faz o pivô para Pulisic. Este bateu forte para fora. Com tanta disputa, o lado físico pesou. Dudu, Rony e Veiga saíram. Mesmo com a entrada de Wesley, o time perdeu velocidade. Do lado inglês, o atacante belga, seu melhor finalizador, foi para o banco. 
 
PRORROGAÇÃO

Chelsea buscou rondar a área adversária, mas esbarrava numa defesa sólida. A força defensiva paulista era tanta que os torcedores já projetavam os pênaltis. Até que Luan pôs a mão na bola e foi dado pênalti. Aos oito minutos da etapa final,  Havertz converteu, matou o jogo  e deu título inédito.
 
Torcedor  do Palmeiras é morto perto do Allianz Parque
 
Lado triste aconteceu nas imediações do estádio Allianz Parque. O motoboy Dante Luiz Oliveira  morreu após ser baleado no peito. O autor do disparo foi preso em flagrante e  identificado José Ribeiro Apóstolo Júnior como agente penitenciário.
 
Segundo delegado, o agente afirmou que disparou a arma após fugir da torcida que achava que Ribeiro não era palmeirense. Ele foi flagrado pelas imagens da TV Bandeirantes.
 
Imagens feitas por torcedores mostram que a polícia estava ao lado do motoboy atingido, mas não prestou socorro.

Depois de encerrada a final, além desse fato lamentável, houve muita confusão e briga em frente aos bares e estabelecimentos nas ruas próximas ao estádio. A polícia interveio com balas de borracha e a tropa de choque.
 
Três policiais sofreram ferimentos e dois carros da PM foram danificados. Não foi divulgado número de torcedores feridos.
 
PRÓXIMOS JOGOS
 
Palmeiras volta a campo na quarta (16), quando encara a Ferrovíaria, pela sétima rodada do Paulistão, às 19h, em Araraquara. Já o Chelsea  terá o Crystal Palace, pela 26ª rodada da Premier League, no sábado (19), às 12h (Brasília), fora de casa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »