Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/02/2022 às 13h33min - Atualizada em 14/02/2022 às 13h24min

As curiosas estátuas da capital eslovaca

Junto a arquitetura, as esculturas de bronze e prata revelam a história de Bratislava

Thalita Vizioli - Editada por Victória Silva
tonycfric
  Ao longo da Cidade Velha de Bratislava, capital da Eslováquia, que exibe uma arquitetura reveladora do tempo histórico cultural contrastante da região, como torres medievais do século VIII, prédios barrocos do século XVIII e construções neo renascentistas do século XIX, exibem-se também, pelas sinuosas ruas de paralelepípedo, modernas estátuas de bronze  construídas no fim do séc XX. Os turistas que as encontram, as descrevem como curiosas, não apenas por suas posições engraçadas, mas também por representarem historicidades que marcaram a cidade, tornando-se principais pontos turísticos de Bratislava. 

Cumill o Peeper



Diante de tantos monumentos verticalizados, é preciso olhar também para o chão para perceber Cumill o Peeper, o trabalhador bonachão na saída de um bueiro, na esquina das ruas Laurinská e Panská, construído pelo escultor Viktor Hulik em 1997. 

A história que circula é de que o trabalhador havia pausado suas atividades para observar as moças que passavam à sua frente. No entanto, o que muitos não sabem é que por agir da mesma maneira durante o expediente, a estátua representa a tradicional figura do trabalhador comunista, como crítica ao regime autoritário que perdurou no país até a Revolução Veludo em 1989. 

IIgnác Lamár



O renomado personagem e morador de Bratislava, IIgnác Lamár, é homenageado pelo artista Juraj Meliš, em 1997, ao ser representado em uma estátua de ferro fundido, que ganha espaço na esquina da rua Rybárska brána

Segundo relatos da região, o elegante senhor de cartola e fraque, possuía doenças mentais,  e caminhava o trecho de Michael's Gate até o Rio Danúbio, cumprimentando as mulheres com as palavras “beijo sua mão” em alemão, húngaro e eslovaco, enquanto também distribuía flores, para suprir um amor não correspondido. 

Soldado Napoleão



Em frente à embaixada da França, a estátua de um soldado francês debruçado em um banco, também  construída por Juraj Meliš em 1997, chama atenção dos turistas pela praça central Hlavné Namestie

A história conta que a escultura representa um dos combatentes das tropas napoleônicas que se apaixonou por uma enfermeira eslovaca, enquanto as tropas passaram por Bratislava em 1805. 

Hans Christian Andersen



Localizada em uma das ruas mais centrais da cidade, namesti Hviezdoslavovo, o consagrado escritor infantil, Hans Christian Andersen, acompanhado de alguns de seus personagens, é homenageado em escultura feita pelo escultor Tibor Bartfary em 2006.

Autor de famosas obras como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia e A Princesa e a Ervilha, nasceu na Dinamarca, mas visitou Bratislava, onde encontrou inspiração para escrever A Pequena Vendedora de Fósforos.  

Escultura da caixa de correio



Afastando-se do centro de Bratislava, em um calçadão próximo a rua Obchodná localiza-se a escultura que marca a primeira caixa postal da Eslováquia, representa  duas skatistas, uma sentada em cima de um skate e a outra em cima da caixa do correio, acompanhadas de um letreiro:  "Slovenska Posta", indicando que funciona normalmente.

Referências: 

 

As divertidas estátuas de Bratislava. Pé na Estrada. Disponível em: https://www.penaestrada.blog.br/as-divertidas-estatuas-da-bratislava/. Acesso em: 5 jan. 2022.

Conheça as curiosas estátuas da Eslováquia. Viagem em Pauta. Disponível em: 
https://viagemempauta.com.br/2021/12/28/conheca-as-curiosas-estatuas-da-eslovaquia/. Acesso em: 5 jan. 2022.

Eslováquia tem construções preservadas e até cenário de "Nosferatu". Nossa UOL. 
Disponível em: https://www.uol.com.br/nossa/viagem/guia/roteiros/2014/03/04/eslovaquia-tem-construcoes-preservadas-e-ate-cenario-de-nosferatu.htm. Acesso em: 12 fev 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »