Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/06/2019 às 13h39min - Atualizada em 26/06/2019 às 13h39min

Amandinha brilha, e Leoas da Serra sagram-se campeãs mundiais de futsal

A conquista, que equivale a um título de Copa do Mundo, é vista como marco histórico na modalidade

Lúcia Oliveira - Editado por Paulo Octávio
Adecir Morais

As Leoas da Serra são campeãs da Copa Intercontinental de futsal feminino, a primeira chancelada pela FIFA. Com brilho de Amandinha e Greice, a equipe catarinense bateu o Atlético Navalcarnero, em Lages, por 3 a 1 no tempo normal; e 2 a 1 na prorrogação.

 
As Leoas chegaram na competição confiantes. Depois de vencerem a Libertadores de 2018, fato que lhes rendeu a vaga na Copa. Elas conquistaram também a Copa das Campeãs já neste ano. Rivais das brasileiras na final tem camisa pesada. Atlético Navalcarnero é tradicional na Espanha. Equipe é o maior ganhador de títulos -  19 ao todo - em seu país. O time garantiu sua vaga na Copa Interclubes depois de conquistar o Campeonato Europeu de 2018. 

1º JOGO

No primeiro jogo, que aconteceu na Europa, o Navalcarnero venceu as brasileiras por 3 a 1 e precisava somente de um empate no segundo jogo. As Leoas da Serra precisavam vencer o jogo da volta, por qualquer placar, para forçar a prorrogação e sonhar com o título. Já em Lages, o ginásio Jones Minosso lotou para ver a partida e apoiar as meninas. Na quadra, as jogadoras brasileiras fizeram valer o ingresso.   

1º TEMPO

No início da primeira etapa da partida, as brasileiras viram que a marcação adiantada das adversárias poderiam atrapalhar seus planos. Porém, com poucos minutos, Greice arriscou um chute de longe e marcou o primeiro gol das Leoas. A equipe espanhola assustou em alguns momentos, mas a goleira brasileira estava sempre atenta e evitou possíveis gols com belas defesas.   

2º TEMPO 

Com 1 a 0 no placar, o time de  Amandinha -- jogadora eleita cinco vezes seguidas a melhor jogadora do mundo -- voltou para o segundo tempo ainda mais motivado. Tanto que aos 4’, Greice marcou novamente de fora da área. Diante disso, o Atlético se viu obrigado a abrir mais o time e buscar jogo, mas essa estratégia não funcionou. Justamente dentro de um espaço cedido pelo time espanhol, Amandinha bateu cruzado, e May desviou para o gol.  

 

Foto: From Conradi/Leoas da Serra

Foto: From Conradi/Leoas da Serra

Mesmo assim, a equipe de Navalcarnero não desistiu do jogo. Depois de algumas triangulações, aos 14 min, Maria Navarro marcou para o time espanhol. Fim de jogo e, no tempo normal, o placar anotou 3 a 1 para as Leoas. No agregado, 4 a 4. O empate fez com que a partida fosse para a prorrogação.  

PRORROGAÇÃO

As espanholas esboçaram uma reação e também contaram com a sorte: logo no primeiro minuto do primeiro tempo extra, Greice cortou mal e marcou contra, 1 a 0. Porém, as jogadoras não puderam sequer comemorar: no lance seguinte, Amandinha driblou, gingou e empatou. 

O empate persistiu até os momentos finais do primeiro tempo da prorrogação. Até que a melhor do mundo, novamente, colocou a bola no fundo do gol espanhol. Já no segundo tempo, o Atlético, já sem muitas forças para reagir, buscou mais um tento de todas as formas, mas a desorganização e o cansaço não permitiram que a tradicional equipe da Espanha fizesse algo a mais na partida.  



Foto: Divulgação/Leoas da Serra

Foto: Divulgação/Leoas da Serra

Fim de jogo e com uma bela festa da torcida, as brasileiras levantaram o troféu da primeira Copa Intercontinental de futsal feminino, com muita alegria.  Para as mulheres, essa vitória é mais um motivo para que elas possam seguir na busca pelo reconhecimento da modalidade. Pois a Copa Intercontinental, no futsal, tem o mesmo valor de um título de Copa do Mundo.

 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »