Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/04/2022 às 21h56min - Atualizada em 07/04/2022 às 20h41min

Rio 0800

Confira dicas de atrações gratuitas na cidade maravilhosa

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Reprodução: Time Out
A Capital fluminense ostenta o título de ser a Cidade Maravilhosa, cenário de novelas e filmes, letras de músicas e poesias, a casa do Cristo Redentor,  monumento eleito uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, sem falar nas praias exuberantes, paisagens de tirar o fôlego, a mistura do clássico com o moderno nos projetos arquitetônicos espalhados pela cidade, o Rio de Janeiro é tudo isso e mais um pouco. 

O que faz da cidade um destino muitas vezes oneroso ao visitante, pois quando se pensa em visitar a capital carioca, os passeios turísticos que vem em mente são Cristo Redentor e Pão de Açúcar e ambos possuem valores de entrada não tão acessíveis. 

Não se deixe desanimar pelos valores altos dos tradicionais pontos turísticos, pois é possível conhecer os encantos da cidade maravilhosa pagando absolutamente nada, sim eu disse NADA, existem várias atrações gratuitas ou com se diz no Rio, 0800. A cidade é repleta de atrações tão interessantes quanto os pontos turísticos mais badalados, ou até mais! 

Como boa carioca que sou, vou dar dicas de lugares para você visitante, conhecer o Rio de Janeiro saindo da rota do obvio, todos com entrada gratuita. 

Mirante de Dona Marta 

Localizada no bairro de Santa Teresa, o mirante entrega uma paisagem tão exuberante da cidade que se tornou um ponto turístico bastante visitado. Antes não muito conhecido, hoje é destino obrigatório aos visitantes. Do mirante se tem uma vista bem ampla, é possível ver o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas. 

O mirante tem horário de funcionamento das 08:00 h às 17:00 h, mas não é que não seja possível ir mais cedo, só não é recomendado por não ter a presença dos seguranças. O acesso é fácil, pode ser feito de carro particular ou de aplicativos, para os aventureiros é possível chegar andando pela Favela Santa Marta em Botafogo. 



Pedra do Telégrafo 

Famosa pelas fotos que aparenta a pessoa está em um abismo, a pedra da Bigorna, nome original da pedra Telégrafo, fica localizada no Parque Estadual da Pedra Branca em Barra de Guaratiba na zona oeste da capital. Para chegar lá em cima e poder contemplar a vista e fazer aquela foto instagramável, o visitante vai precisar gostar de atividades ao ar livre, a trilha é de nível fácil, porém longa e ingrime, o que deixa esse passeio cansativo na subida. Mas o visual da Pedra do Telégrafo compensa esse esforço inicial, lá de cima é possível ver as praias selvagens do Rio de Janeiro, como a Praia do Meio, Funda, Grumari, além do Recreio dos Bandeirantes. Já do outro lado, a vista da Restinga da Marambaia  e do mangue é magnífica para completar o cenário. 

Dica importante sobre esse passeio é que a Pedra do Telégrafo se tornou um lugar muito visitado, principalmente nos fins de semana e feriados, e tem fila, e pode demorar para conseguir fazer sua foto. Outra dica, é que na hora da subida, o visitante pode contar com serviço de mototáxi para diminui o trajeto a pé. 



Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón é uma obra arquitetônica localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, decorada pelo artista chileno Jorge Selarón, a escadaria de 215 degraus, começou a ser composta em 1990. O efeito de mosaico colorido reflete a alegria e a descontração características do carioca e se tornou um ponto bastante visitado e até cenário de clipes internacionais como do rapper norte-americano Snoop Dogg e U2.

Tirar uma foto com a escadaria vazia não é impossível, mas é necessário chegar cedo, ajuda também não ir em fins de semana e feriados, quando o número de visitantes é maior por lá.



Porto Maravilha

Os jogos olímpico de 2016 deixou um grande legado de revitalização urbana, o Porto Maravilha foi um dos maiores projetos dessa revitalização na cidade, transformou uma região portuária, sem nenhum atrativo turístico em uma zona cheia de lugares interessantes para conhecer.

Com 3,5 km de extensão a Orla Prefeito Luiz Paulo Conde é considerada uma galeria a céu aberto com seu Mural Etnias, que já garante aos visitantes lindas fotos, sem falar que fica próximo a outras atrações da região como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que tem diversas atrações culturais gratuitas, o prédio do CCBB é uma outra atração com uma belíssima arquitetura, e o bairro da Saúde, que foi eleito o 25º mais descolado do mundo no ranking anual Time Out, que contemplou 49 bairros em 2021. Por lá o visitante tem muitas opções de bares e restaurantes e o contato com a culinária e a música carioca. 

O visitante pode fazer o trajeto caminhado ou curtindo o passeio pelo VLT. Há também muitas atrações pagas como o Museu do Amanhã, AquaRio e o Museu de Arte do Rio (MAR) que recomendo, se for possível fazer a visita. 



Praias 

As praias da capital são destinos certos, afinal não tem como, visitar o Rio e não ir em ao menos uma praia. Escolha a região que quiser, Zona Sul ou Zona Oeste todas as duas vão te presentear com belas praias. 

A praia da Joatinga fica na zona oeste, localizada no bairro do Joá entre a Barra da Tijuca e São Conrado, é um paraíso de águas caribenhas, é bastante exclusivo e bem pequena, sua extensão tem menos de 300 m, e só é possível chegar nela com a maré baixa, por isso antes de ir consulte a tábua de maré. Tá longe de ter a mesma infraestrutura das outras praias da região, mas vale muito a pena colocar na lista de destinos a conhecer no Rio de Janeiro.



A praia do Arpoador, localizada na zona sul, é completamente o oposto da Joatinga, acesso fácil, ótima infraestrutura, de grande extensão. Abriga a pedra com mesmo nome da praia, onde é possível contemplar o mais famoso e exuberante pôr do sol da cidade. 



Vida noturna carioca é eclética e agitada, por isso uma atração a parte, a cidade é repleta de redutos boêmios, dos mais famoso como o bairro da Lapa, Mureta da Urca, Pedra do Sal e os menos conhecidos Mirante do Arvão, no Vidigal, o bairro do Méier, Viaduto de Madureira.



São tantas atrações gratuitas no Rio, que fica difícil escolher, esse artigo poderia facilmente virar uma série. Por isso, fiquem ligados nos próximos artigos com mais dicas lugares incríveis do Rio ou de qualquer parte do mundo. 

Referências:

Praia do Arpoador. Viagem e Turismo. Disponível em:
https://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/praia-do-arpoador/. Acesso 05/04/2022

Sete passeios gratuitos e deslumbrantes no RJ. Rio Notícias. 2021. Disponível em:
https://www.rionoticias.com.br/7-passeios-gratuitos-e-deslumbrantes-no-rj/. Acesso 01/04/2022
 
Rio. RioTur. Disponível em:
https://visit.rio/ Acesso 05/04/2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »