Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/04/2022 às 22h01min - Atualizada em 14/04/2022 às 21h33min

Brasil: destinos poucos conhecidos

Amanda Martins - Editada por Victória Silva
Foto| reprodução: Melhores Destinos

O Brasil é um país com diversas belezas naturais. Nosso país tem atrativos para todos os tipos de gostos e idades, pois conta com um amplo turismo que atrais visitantes do mundo todo em todas as épocas do ano. Mas o que talvez muita gente não saiba, é que além desses destinos clichês, que todos nós já ouvimos falar, o Brasil também conta com diversos destinos poucos conhecidos, aqueles que fogem do habitual e são poucos explorados. A dica de hoje é valiosíssima para quem busca lugares diferentes e quer sair do conhecido por todos. 

O turismo no Brasil é muito amplo, você sempre vai encontrar o que fazer independente da cidade em que estiver, sempre encontrará um ponto turístico, uma rota diferente, ou até mesmo uma construção antiga que chama atenção. Precisamos deixar o habitual de lado e desfrutar mais do turismo das cidades pouco conhecidas.

Talvez a gente sempre vá para o mesmo lugar por preguiça de procurar outros, não é mesmo? Então o de sempre, ou o que o amigo postou, é mais cômodo. Mas já pensou em ser o primeiro da turma a visitar um local? Chegar na roda de amigos e contar a sua experiencia em uma cidade pequena e quem alguns, nem conhecem? Deve ser incrível!

Hoje, eu vou ajudar vocês a saírem desse tal “comodismo”, e apresentar alguns lugares pouco conhecidos, mas que vale muito a pena conhecer. Aliás, o nosso país é grande demais para ficarmos sempre na mesma rota. 
 
DOMINGOS MARTINS – ESPÍRITO SANTO



Espírito Santo é um dos menores estados brasileiros em extensão territorial, mas a quem diga que os destaques turísticos estejam localizados somente nas praias de Vitória, Vila Velha ou Guarapari.

A aproximadamente 42km de Vitória, está localizada a cidade de Domingos Martins, o local fica na região montanhosa do Espírito Santo e possui um clima ameno, frio para os padrões brasileiros. A região foi fortemente colonizada pelos alemães, pomeranos e italianos, isso faz com que a cidade tenha uma gastronomia com excelentes pratos e a torne, um pedaço do interior europeu dentro do Brasil.

Domingos Martins, tem a segunda maior cobertura de Mata Atlântica do país, o que torna a região um destino turístico bastante procurado.

Um dos principais cartão postal da cidade, é a formação de granito e gnaisse a 1822 metro de altitude que podem ser vistos desde a BR 262. Seu turismo é voltado para o Circuito Turístico Orgânicos e Naturais, onde é possível degustar mel, pólen, própolis e para os mais corajosos, conhecer as colmeias de abelhas.  Mas também, conta com mirantes, trilhas ecológicas, piscinas naturais e até mesmo, esportes radicais.
 
SERRA DA CAPIVARA – PIAUÍ



Está localizado em quatro municípios do Piauí: Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.
Patrimônio Mundial da Unesco, o local é de conservação arqueológica e é dono de uma paisagem belíssima e única, que conta com cânions, baixões e serra. Essa área tem a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América, que guardam a maior concentração de pinturas rupestres no mundo, sim, aqueles desenhos em paredes, uma das primeiras formas de comunicação escrita. No parque da capivara você encontra cerca de 30 mil pinturas de até 12 mil anos atrás.

Todos esses vestígios encontrados no Parque ajudaram a reescrever a história do homem no nosso continente americano, por tanta importância, recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Um museu a céu aberto e muito interessante para ver de perto, e o mais legal, no nosso país, os vestígios do homem na pré-história.
Entretanto, mesmo diante toda essa importância na história mundial, o Parque Nacional Serra da Capivara ainda é um destino que segue desconhecido pela maioria dos brasileiros.

Eu topava uma aula de história nesse lugar, e vocês?
 
ILHA DO MEIL – PARANÁ



Localizada a 120 quilometro de Curitiba, A Ilha do mel foi tombada pelo Patrimônio Histórico desde 1975, e é composta por trinta praias.  Emoldurada pela Mata Atlântica, muitas pessoas consideram as praias da Ilha como as mais bonitas do Paraná, fazendo com que o local se destaque como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

 Ao visitar este lugar pouco conhecido, o turista vai desfrutar e contemplar uma fauna e flora exuberantes, além de ter opções de praticar mergulho, surfar, escalar e velejar. Há também, opções de passeio até as construções históricas, toda caminhada é feita beira mar.

Para chegar até a ilha, é necessário um trajeto de barco, uma vez em terra firme, se prepare para se deparar com ruas de areia onde não é permitido carros. Também não conta com iluminação pública, então, uma dica valiosíssima: LEVE LANTERNA NA MALA!

Dá para acreditar que a gente mal ouve falar de um lugar tão cheio de paz assim?
 
CÂNION DE XINGÓ – SERGIPE



No começo da matéria eu falei sobre repetir lugares ao viajar, agora eu deixo uma dica para os apaixonados por Capitólio. Você, que já foi uma ou mais vezes para os cânions de Capitólio e se apaixonou, que tal conhecer outro lugar com a mesma energia?

O 5º maior cânion navegável do mundo, fica localizado entre Alagoas e Sergipe, é o Cânion de Xingó, um conjunto de formações rochosas, que conta com paredões de até 50 metro de altura e com 65 quilômetros de extensão de rio. Torna-se ainda mais belo por ser cortado pelo rio São Francisco, localizado no sertão nordestino.

O passeio pelo Cânion dura em torno de 3 horas, e ao chegar no ponto final, o barco se junta a uma plataforma flutuante, onde é permitido que os turistas desçam do barco e aproveitem a paisagem de forma confortável. Dali também sai o passeio de canoa, que leva até a “gruta do talhado”, com duração de 15 minutos, o passeio tem um custo de R$ 10,00 por pessoa.
 
Eu estou encantada com tanta coisa linda espalhada pelo nosso país, e que eu nem fazia ideia. E vocês, já conheciam os lugares acima? conheçam cada cantinho do nosso Brasil, e desfrutem de toda a sua beleza.

Eu espero que as malas já estejam prontas e, mais ainda, que não seja para o mesmo lugar de sempre. Posso confiar?

Boa viagem!
 
Referências:

20 destinos pouco conhecidos que merecem sua visita no Brasil, 2020. Disponível em < https://www.melhoresdestinos.com.br/destinos-pouco-conhecidos-brasil.html > acesso em 8 de abril,2022.

Um pedaço da Europa em Domingos Martins (ES), 2016. Disponível em <
http://www.qualviagem.com.br/um-pedaco-da-europa-em-domingos-martins-es/ > acesso em 14 de abril, 2022. 

Parque Nacional Serra da Capivara, 2016. Disponível em <
https://estacaofloresta.com.br/parque-nacional-serra-da-capivara/ > acesso em 14 abril, 2022.

Cânion de Xingó – Canindé de São Francisco, 2021. Disponível em <
https://www.viagensecaminhos.com/2020/06/canion-do-xingo.html > acesso e 14 abril,2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »