Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/04/2022 às 01h31min - Atualizada em 28/04/2022 às 01h02min

Bélem ou Manaus? As rotas turísticas à caminho da Amazônia

Crislane Nunes - Editada por Victória Silva
Encontro dos rios Negro e Solimões/ Fotografia: Reprodução site Viagens e Caminhos

Entre contos e lendas, Amazonas destino de viagem para quem ama a natureza e as suas infinitas possibilidades, que permitem contemplar o que há de mais belo entre as plantas, animais e a cultura regional, que é inclusive carregada de muito simbolismo e representatividade. A fauna, flora e os seus mistérios que envolvem e encantam os seus visitantes com tamanha beleza e exuberância. 

Quando nos referimos ao acesso para chegar na Amazônia existem dois percursos os quais oferecem rotas turísticas distintas e que são muito interessantes, pois dispõem da cultura local e regional como chamariz de apresentação, despertando o interesse por cada rota, nesta viagem é possível pensar além do destino final, também em todo o percurso até a chegada na famosa floresta Amazônica.


Belém ou Manaus? Cada região com as suas especificidades oferecem além do trajeto, a maior floresta tropical do mundo em extensão territorial, atrações imperdíveis com uma singularidade incrível e um percurso cheio de cultura, descobertas e aventuras.

Situada no norte do país, a Amazônia é um verdadeiro espetáculo da natureza. Segundo o site, Viagem em Pauta (2021) a floresta “[…] Tem igarapés que confundem a mente com copas de árvores que se fundem um reflexo das águas; cachoeiras que caem sobre árvores centenárias; macacos que surgem no meio da floresta em vaso em barcos simples com visitantes; botos que sempre aparecem quando chegam forasteiro novo". 

Então vamos lá conhecer essas duas capitais que são portas de entrada para esse paraíso ecológico!


Belém, a capital do Pará, localizada ao norte do país faz parte de uma das rotas de acesso para chegar ao Amazonas, e também é uma das vias mais procuradas pelo seu fácil acesso e as atrações locais que são sempre bem apreciadas por seus visitantes, além de oferecerem muitas opções de hospedagens, translado, passeios e alimentação. Porém, o fator da segurança pública, ainda é questionável para quem escolhe Belém como uma rota turística. 

Fortemente marcada por traços históricos e europeus, principalmente na sua arquitetura ao longo das ruas e vielas, e também sobre influência da cultura indígena que exerce papel essencial na construção de uma cultura plural da região. 

Algumas atrações encontradas em Belém são: Estação das Docas; Museu paraense Emílio Goelei; Teatro da Paz; Basílica de Nossa Senhora de Nazaré; Círio de Nazaré. Além disso, a culinária típica da região como pato no tucupi, tacacá, açaí e a maniçoba.

Manaus possui não só passeios para lá de espetaculares, principalmente por ser a capital do Amazonas e banhada pelo Rio Negro. A capital mais ecoturística do país atrai milhares de visitantes durante todo o ano e é o principal acesso à floresta amazônica. 

Em Manaus, a cultura indígena tem grande destaque e visibilidade em relação as outras regiões, é o berço de muitos povos indígenas que se valem da floresta como um refúgio santuário natural. 


Os passeios turísticos ao longo de Manaus, geralmente acontecem em torno do Rio Negro que encontra-se com o Rio Solimões formando assim, o grande rio Amazonas que é considerado o maior rio do mundo.

Ainda de acordo com o site "Viagens e Caminhos" (2021), você encontra em Manaus uma infinidade de passeios que encantam a todos, alguns deles são: hotéis na floresta, cruzeiros pelo Rio Negro e Solimões, passeios a barco, cachoeiras e grutas de Presidente Figueiredo, Focagem de jacaré, Museu da borracha e Parque da seringueira, dentre outros. 

Outra curiosidade interessante sobre Manaus é que dependendo da época do ano, você pode ter paisagens ecológicas diferentes, como a variação de 15m dos níveis dos rios entre as estações.

Entre Belém e Manaus, a chegada até a Amazônia sempre será fantástica, a trajetória é cercada por muita aventura, simbolismo, cultura e diversão. O número dos roteiros turísticos em ambas as capitais são para os seus visitantes, uma experiência excepcional e cheia de surpresas, além do seu destino final que é a floresta, todos os caminhos que levam esse paraíso ecológico traz consigo as suas belezas e encantos.

Referências:

Baumgratz, Cláudia. Belém ou Manaus?. Mundo em prosa, 2017. Disponível em: http://www.mundoemprosa.com.br/belem-ou-manaus/. Acesso em: 24/04/22

Prandi, Jair. Pontos turísticos de Manaus: O que fazer. Viagens e caminhos, 2021.  Disponível em: https://www.viagensecaminhos.com/2015/08/pontos-turisticos-de-manaus.html. Acesso em: 24/04/2022

Vessoni, Eduardo. 1ª vez na Amazônia: Belém ou Manaus?. Viagem em pauta, 2017. Disponível em:https://www.google.com/amp/s/viagemempauta.com.br/2020/12/04/1a-vez-na-amazonia-belem-ou-manaus/%3famp. Acesso em: 23/04/22.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »