Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/04/2022 às 02h35min - Atualizada em 28/04/2022 às 01h30min

Havana e seus encantos

Leticia Paz - Editada por Victória
Reprodução: Melhores Destinos

Em tempo onde a polarização politica entrou para cenário de vários países incluindo o Brasil, os noticiários expõe disputas acaloradas entre direita x esquerda, capitalistas x socialistas. Porém indico aos visitantes que, ao chegarem na capital cubana, esqueçam todas as questões politicas e vá com intuito exclusivo de conhecer esse cenário deslumbrante e de grande relevância histórica.

Havana é uma preciosidade, a capital de Cuba praticamente é um museu a céu aberto, onde o estilo clássico pode ser visto na arquitetura e nos modelos dos carros pelas ruas. Mesmo diante de suas limitações, é um destino incrível. E não se engane o belíssimo mar do Caribe não é único motivo de ir a Havana. 

La Habana Vieja (Havana Velha) o centro histórico de Havana entrega muito da história de Cuba, cerca 900 edifícios de pura cultura que vão do estilo barroco à Art Déco, um misto de casarões, catedrais, galerias, e museus foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1982. O colorido típico dos casarios antigos encanta, e a brisa do mar caribenho junto com as músicas latinas embala os visitantes. 



Em contra ponto de La Habana Vieja, o bairro de El Vedado foi construído mais recentemente, a arquitetura de ares modernos, sem as características construções coloniais de Habana Vieja. O bairro onde alta sociedade residia antes da revolução cubana e muitos dos edifícios monumentais estão relacionados a episódios desse período histórico.



As praças em Havana tem uma grande importância, afinal a cidade se desenvolve a parti de quatro praças, são elas: Plaza de Armas, Plaza de la Catedral, Plaza Vieja,  Plaza de San Francisco de Asís e vale muito um passeio do visitante. Apesar de não está listada entre essas quatro a Plaza de la Revolución foi palco dos grandes discursos de Fidel Castro, considerado um dos cartões-postais da cidade e a base do governo cubano. O principal atrativo é o grande painel de Che Guevara no prédio do Ministério do Interior. 



Cuba é uma ilha caribenha, não poderia deixar de ter belíssimas praias. Certeza de águas cristalinas, quentes e aquele cinematográfico azul caribenho que encanta e tira o folego só de olhar. Sua capital segue o mesmo fluxo, mas suas lindas praias são apenas para belos passeios pela orla da cidade, chamada de Malecón, por causa da grande quantidade de pedras, a única pratica viável é a pesca. 



As opções mais próximas são as Playas del Este, (Praias do Este) a cerca de 20 km de Havana, são 7 praias, que ocupam este trecho de 9 km de uma sedutora costa do mar do Caribe, por ordem de proximidade com Havana são: Playa Bacuranao, Playa Mégano, Playa Santa María del Mar, Playa Boca Ciega, Playa Guanabo, Playa Jibacoa e Playa Trópico. Umas contam com mais estruturas que outras, porém todas de uma beleza exuberante e vale muito o passeio, caso o tempo for curto e não conseguir ir em todas, escolha uma, e se prepare para uma inesquecível experiência e fotos deslumbrantes. 



Cuba pode parecer só uma ilha pequena no meio do continente americano, mas é um país exuberante, de grande relevância na história mundial, com povo acolhedor, que apesar de todas as dificuldades que viveram e vivem, não deixam de ser otimistas e felizes. Havana, sua capital, é uma cidade maravilhosamente encantadora, praticamente uma máquina no tempo, nesse mundo tão futurista. Que tal revisitar o passado e embarcar nessa memorável viagem??

Referências:

7 dias em Havana: com praias incríveis e muita história, a capital cubana é uma agradável surpresa. Correio 24h. 2014. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/7-dias-em-havana-com-praias-incriveis-e-muita-historia-a-capital-cubana-e-uma-agradavel-surpresa/. Acesso 27/04/2022

Havana. Turismo em Cuba. Disponível em: https://www.turismoemcuba.com/havana-cuba.  Acesso 21/01/2022

Havana. Turismo e Viagem. Disponível em. https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/havana/. Acesso 26/04/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »