Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/05/2022 às 09h31min - Atualizada em 04/05/2022 às 09h30min

Belezas do Brasil: Pantanal

Amanda Martins - Editada por Victória Silva
Foto| reprodução: Destinos Notáveis

Um dos lugares mais lindos e ricos de natureza brasileira está localizado no sul do estado do Mato Grosso, onde ocupada 35% do território no Mato Grosso e 65% no Mato Grosso do Sul. O pantanal é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 quilômetros quadrados de extensão e uma altitude média de 100 metros. A região é considerada Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, pela UNESCO.

O local é uma combinação harmoniosa entre água, fauna, flora e gente. Passear por lá é sempre uma aventura, seja andando a cavalo ou de caminhonete 4x4, sempre terá surpresas lindas pelo caminho.



Um dos destinos brasileiros mais procurados por turistas nacionais e internacionais, o pantanal é habitado por cerca de 263 espécies de peixes, 1.100 de borboletas, 650 de aves, 124 de mamíferos e 50 de répteis. Dependendo do horário e do humor dos bichinhos, é possível encontrar alguns deles pelo caminho e desfrutar do momento.

A beleza natural do local surpreende desde o nascer do sol, ao som das maritacas, até o pôr do sol, com a revoada dos pássaros. Sua biodiversidade está dividida por três países: Brasil, onde está a sua maior parte, Paraguai e Bolívia.



Conhecer o pantanal é uma experiencia inexplicável, ainda mais para aqueles que amam o contato direto com a natureza. Como disse anteriormente, se der sorte, é possível esbarrar alguns bichanos pelo caminho. Já pensou, uma encarada de um jacaré? Ou mesmo, ver de pertinho um tamanduá livre em seu habitat natural.

Dá até uma paz no coração saber que esses e muitos outros animais moram ali, livres e independentes. 

O cenário pantaneiro é único no mundo e é composto de paisagens distintas como campos secos, campos inundáveis, brejos, corixos, rios e matas.



Destino para todas as épocas do ano, porém é bom ficar de olho nas variações climáticas da data desejada. Entre outubro e maio, o período é de cheia, sendo a melhor época para apreciar a característica mais impressionante do Pantanal: a maior planície alagada contínua do mundo. Neste período, também é possível conhecer as paisagens mais famosas, mas como nem tudo é perfeito, essa não é uma boa época para avistar os animais silvestres.

Entretanto, entre maio e setembro, ocorre o período de seca, onde toda a parte alagada seca e fica mais fácil observar os animais silvestres. Também é possível avistar as aves que sobrevoam para se alimentar dos peixes, que se tornam presas fáceis após o período de cheia, pois as águas secam, deixando enormes lagos rasos.



E aí, ficou com vontade de conhecer toda essa biodiversidade?

Bora pesquisar, arrumar as malas e embarcar para essa aventura que irá te proporcionar momentos únicos.

REFERÊNCIAS

Pantanal. Disponível em < https://www.turismo.ms.gov.br/conheca-ms/pantanal/ > acesso em 02 mai,2022.

Conheça o Pantanal. Disponível em <
https://viajecomigo.tur.br/destino-pantanal/ > acesso em 04 mai,2022.

Pantanal do Mato Grosso do Sul: ecoturismo, atrações, dicas, 2020. Disponível em <
https://destinosnotaveis.com.br/pantanal-mato-grosso-do-sul/ > acesso em 04 mai,2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »