Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/05/2022 às 15h00min - Atualizada em 07/05/2022 às 14h58min

Charles do Bronx faz luta principal do UFC 274 após perder cinturão

Brasileiro não conseguiu bater o peso e foi destituído do trono da categoria leve. Evento conta ainda com disputa pelo cinturão do peso palha feminino

Igor Oliveira - Editado por: Alan Martins
Pôster promocional do evento. Foto: Divulgação UFC
Charles Do Bronx enfrenta Justin Gaethje neste sábado (7), no UFC 274 sediado em Phoenix, nos Estados Unidos. Por ter falhado na pesagem oficial, o brasileiro perdeu o cinturão do peso leve, que só terá um dono caso o americano vença a luta. O card principal do evento terá ainda a disputa entre Rose Namajunas e Carla Esparza pelo título do peso palha.

Logo após a pesagem oficial, o UFC emitiu uma nota confirmando que Charles perderá o cinturão assim que a luta contra Gaethje iniciar. O Ultimate também informou que caso o brasileiro saia vencedor do combate, ele será o primeiro na fila para disputa do título.

Minutos após a confirmação que Do Bronx não conseguiu bater o peso da categoria leve, a brasileira Ariane "Sorriso", que lutará no card preliminar, relatou em suas redes sociais que a balança disponibilizada pelo UFC para conferência de peso estava descalibrada. Esse teria sido o motivo para que Charles ficasse acima dos 70,3kg (limite máximo para disputa do cinturão peso leve).

Tanto Charles como sua equipe afirmaram que a balança descalibrada atrapalhou o processo de perda de peso, já que na noite anterior ele havia pesado exatamente o que precisava para disputar o cinturão:
“Eu bati o peso na quinta-feira, subi para o quarto, não comi nada, não bebi nada. Se vocês não acreditam, vou jurar pela coisa mais importante da minha vida, que é minha filha. Bati o peso na balança do UFC. Viemos na sexta para a pesagem de novo e deu 1kg acima. Falei, ‘Isso é loucura, vocês estão loucos, como estou 1kg acima?’ Perco de 500g a 700g dormindo. Mesmo assim, como campeão, voltamos para o quarto, vamos perder, mas não tinha o que perder, estou sentindo, estou no peso. A gente veio para a primeira pesagem e faltavam 300g. Todos os outros lutadores estavam reclamando que (a balança de conferência) estava acima e a comissão já tinha avisado eles, e para nossa equipe, para mim, ninguém avisou”, contou Charles em entrevista ao Canal Combate.

Além de Charles, Norma Dumont também ficou acima do limite de sua categoria. A brasileira que enfrenta Macy Chiasson no peso pena foi multada em 30% do valor de sua bolsa para o confronto.

O coevento principal da noite terá a revanche entre a atual campeão do peso palha, Rose Namajunas, e a primeira campeã da história da divisão, Carla Esparza. A primeira vez que as duas se enfrentaram foi justamente na primeira disputa de título da categoria até 52kg. Na ocasião Carla saiu vencedora e ficou com o cinturão.

Além de Charles, o evento contará com a participação de outros sete brasileiros: Ariane “Sorriso”, Kleydson Rodrigues, Melissa Gatto, Francisco “Massaranduba”, Marcos “Pezão”, Norma Dumont e a lenda Maurício “Shogun”, que fará a penúltima luta de sua carreira contra o haitiano Ovince St. Preux, que o nocauteou em apenas 34 segundos em 2014.

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-leve: Charles do Bronx x Justin Gaethje
Peso-palha: Rose Namajunas x Carla Esparza
Peso-leve: Michael Chandler x Tony Ferguson
Peso meio-pesado: Maurício Shogun x Ovince St. Preux
Peso-leve: Donald Cerrone x Joe Lauzon

CARD PRELIMINAR (18h30, horário de Brasília):
Peso meio-médio: Randy Brown x Khaos Williams
Peso-pena: Macy Chiasson x Norma Dumont
Peso meio-médio: Francisco Massaranduba x Danny Roberts
Peso-mosca: Brandon Royval x Matt Schnell
Peso-pesado: Blagoy Ivanov x Marcos Pezão
Peso-meio-médio: André Fialho x Cameron VanCamp
Peso-mosca: Tracy Cortez x Melissa Gatto
Peso-mosca: Kleydson Rodrigues x CJ Vergara
Peso-palha: Ariane Sorriso x Lupita Godinez
Peso-galo: Journey Newson x Fernie Garcia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »