Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/06/2022 às 15h38min - Atualizada em 01/06/2022 às 16h19min

Maranhão: um lugar lindo para visitar

Diuína Santos - Editado por Amanda Martins
Foto:Arquivo pessoal

O jornalista Salis Chagas, já viajou para vários lugares, inclusive, em 2011 ele saiu do Brasil para conhecer o exterior, estudou na Irlanda e estando por lá conheceu alguns países próximos como Inglaterra, Luxemburgo, França, Holanda e Bélgica. Depois morou por 3 anos na Nova Zelândia.

Não sendo o bastante, Salis foi conhecer alguns países da Ásia, e lá conheceu Camboja, Vietnã, Malásia e Tailândia. 

 “Foi muito bom conhecer esses países na Ásia, inclusive recomendo” Disse satisfeito. 

Salis ainda conheceu a Austrália e Turquia, passou também pelo Chile. 

Nascido no Maranhão, em Vitorino Freire, onde mora atualmente, Salis nos conta que retornou para o Brasil por questão de saúde na família, pois seu avô estava doente, então precisou retornar. Naquele momento, ele estava no Vietnã indo para o Japão. Quando retornou viu que realmente seu avô estava muito debilitado, teve que amputar a perna, segundo o jornalista. 

Chagas reforça que ele teria que voltar um mês depois, desta vez, para Nova Zelândia, dois anos depois, precisamente em setembro de 2020 seu avô faleceu. Como isso ocorreu no momento da Pandemia da Covid 19, ele não pode seguir seu tur. 

Ele reforça dizendo que a cidade de Nova Zelândia abriu as portas agora, há duas semanas, e que pretende dar continuidade nas viagens. 

No Maranhão ele conheceu a capital São Luiz “É uma cidade apaixonante, foi construída pelos franceses. O centro histórico de São Luís é muito cativante, tem uma infinidade de restaurantes típicos, música, cultura, tambor de críola, danças típicas, muito movido a cores.O comércio tem muita vida ali", disse o jornalista. 


Sobre a Gastronomia, ele nos conta que tem o camarão seco, assai, caranguejo, bacalhau, buriti, arroz de cuxá, peixe pedra e muitas frutas típicas, tem muitas coisas gostosas. 


E os restaurantes? Pergunto. 

Gosto do Brasileiríssimo, fica também no centro histórico de São Luís, bem em frente a praça. Tem o Vinagreira, é outro restaurante muito gostoso, tem também o Bar do Nelson, muito famoso por lá, fica na avenida litorânea, em frente à praia do Calhau. 


Quem gosta de um pôr do sol, a praça Gonçalves Dias é um ótimo ponto, uma praça alta, onde consegue avistar um infinito de água.


O Espigão é outro ponto que o pôr do sol é maravilhoso, tem um balcão de pedras até o mar.  


Sobre as pousadas, elas foram instaladas nos casarões históricos com muita cultura, tem a Pousada Reviver com muitas riquezas referente a cultura local. 


Mas quem quer ir pra se hospedar num hotel, Salis recomenda os hotéis praianos. O San Fernando, o valor é bem em conta, fica bem em frente à praia. 


As praias, tem a praia da Raposa e São José de Ribamar, que são muito lindas. 


No Maranhão , o jornalista gosta das dunas e comenta sobre os melhores lugares, que na sua opinião, é Santo Amaro e Atins. "Não tem asfalto, somente areias, são vilas, parecida com Jericoacoara, as pessoas são acolhedoras e as refeições são uma delícia", comenta.

  

Andar por lá é maravilhoso, e recomenda-se que todos passem por estes belos lugares. 


Um outro lugar no Maranhão, que o jornalista recomenda pela cultura e pela história, é Alcantara, "uma cidade que transpira o passado do estado do Maranhão, é onde tudo começou por ali, tem os fortes, onde abrigava as equipes de atiradores, caso viesse uma embarcação inimiga. Nessa cidade, existe até hoje um tronco enorme onde amarravam os escravos. Enfim, é uma cidade muito rica e vale a pena passar por lá e conhecer esta história", conclui Chagas.


Maranhão também tem o teatro Artur Azevedo, que é um dos mais antigos do país, foi construído em 1815, se encontra no centro histórico de São Luís.


Maranhão é rico em cultura e lazer, quem não conhece, tem que conhecer. O estado entrou no circuito cultural, na lista de lugares para se visitar, segundo o jornalista, “precisamos de muitos investimentos dentro do turismo, ainda temos lugares que precisam ser revitalizados, casarões que precisam ser restaurados, lugares que precisam incentivar ainda mais a arte e cultura local para que outras pessoas possam vir a conhecer ainda mais o que temos de melhor".



Referências
Lençóis maranhenses.
Disponível em< https://guia.melhoresdestinos.com.br/santo-amaro-do-maranhao-220-6110-l.html> Acesso em 2 Jun, 2022.


Centro Histórico de São Luis do Maranhão. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/34> Acesso em 2 Jun,2022.
Maranhão.Disponível em<https://brasilescola.uol.com.br/brasil/maranhao.htm> acesso em 02 Jun, 2022
Secretaria de cultura Teatro Arthur Azevedo. Disponível em <http://casas.cultura.ma.gov.br/taa/> acesso em 2 Jun, 2022.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »