Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/06/2022 às 00h30min - Atualizada em 01/06/2022 às 23h38min

Paty de Alferes

A charmosa cidade colonial

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Arquivo Pessoal

O artigo de hoje não faz parte do programa revisitando o passado, mas bem que poderia, pois falar da aconchegante Paty de Alferes, cidade que pertence ao estado do Rio de Janeiro, é sim de alguma maneira revisitar o passado. A cidade tem um grande valor sentimental para essa escritora bem aqui, por isso já peço que perdoe o meu saudosismo, não tem como eu levar você querido leitor a conhecer um pouco mais sobre Paty sem que desperte as lembranças das minhas muitas férias em família no sítio do vovô Max. 

Vou deixar o sentimentalismo de lado só um pouquinho, para prosseguir com texto, meu intuito é que, assim que você acabar de ler esse artigo, sinta vontade de conhecer Paty de Alferes e principalmente, saiba que a cidade tem muito mais a oferecer que apenas a badalada Festa do Tomate. 

Paty do Alferes foi fundada por volta de 1700 época do “Ciclo do Café”. A cidade tem participação marcante no processo histórico brasileiro, tendo exercido grande papel na colonização da região do Vale do Café. Conhecida por ser a maior produtora de tomates do estado e terceira maior do Brasil, título que inspira a “Festa do Tomate”, um dos maiores eventos do interior do estado.

As atrações de Paty de Alferes são para todos os gostos dos amantes de ecoturismo aos baladeiros sazonais. Separei para você as principais atrações, é só continuar lendo!!!

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Paty do Alferes

A construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Paty do Alferes foi iniciada em 1840. Em estilo colonial, foi construída com estruturas em madeira, paredes frontais de pau-a-pique e decorada com importantes peças trazidas para compor seu acervo tanto de mobiliário quanto de imagens, tais como a da Nossa Senhora da Conceição e da Nossa Senhora do Rosário, ambas do século XIX, que enfeitam os altares da igreja.

Para comemorar o centenário da matriz em 1943 foram iniciadas as reformas de restauração, e em 1944 foi concluída, a imagem de Nossa Senhora da Piedade também veio no ano da restauração compor o acervo. A imagem que era do século XVIII, pertencera a Francisco Peixoto de Lacerda Werneck, o Barão de Paty do Alferes.



Aldeia de Arcozelo

O que hoje é local de arte e cultura, a Aldeia de Arcozelo pertence à Funarte, em 1965 inaugurado por Paschoal Carlos Magno, para ser um lugar onde jovens e artistas de todo o país pudessem desfrutar de todas as formas de criação e expressão artística. Com a criação do o Anfiteatro Itália Fausta, o Teatro Renato Vianna, salas de exposições e oficinas, Biblioteca. Mas bem antes disso foi palco de um dos mais importantes levantes escravos do Brasil, liderado por Manuel Congo. 



Caminho do Imperador

Foi uma ligação entre Paty do Alferes e Petrópolis, no Século XIX comumente percorrido por D. Pedro II em suas cavalgadas e que hoje, de forma exuberante, possibilita ao visitante desfrutar de toda a natureza que o cerca. É um passeio perfeito para os amantes da natureza que podem praticar esportes como caminhada, cavalgada ou trilha de bicicleta por toda sua extensão, uma atração à parte no Caminho do Imperador é a gruta do Quilombo de Manoel Congo. 



Cachoeiras

Cachoeira Boa Esperança 

A Cachoeira Boa Esperança é próxima a Avelar e é formada pelo Ribeirão do Ubá, de águas frias e claras. As águas caem em uma grande piscina natural. A paisagem é composta por Vegetação de pequeno e médio porte, onde se destacam bambuzais e cambuís, além do recorte da Estrada de Ferro de Paty do Alferes.

Queda D'Água da Maravilha, essa em particular guarda um lugar bem especial nas minhas memórias, lá vivi momentos inesquecíveis com toda família Paz. A queda d'água é maravilhosa e a natureza de uma beleza suntuosa é um espetáculo a parte. 



Museu da Cachaça

O primeiro museu do gênero no país, conta com um acervo vasto e peculiar, que é apresentado aos seus visitantes junto com quadros, coleções de crônicas e artigos, livros especializados, trovas populares, um antigo mini alambique, dentre muitas outras atrações, que compõem a importante história da cachaça. No Museu também estão instaladas uma indústria artesanal de aguardente, duas adegas e um bar para degustação. 



Festa Do Tomate

É sim uma das atrações mais importante do interior do estado e com certeza o maior evento da cidade, vale muito a pena conhecer. A festa atrai todos os anos para o município milhares de pessoas durante o evento. Criada em 1988, mais do que uma festividade, é uma celebração que envolve cultura, identidade e tradição, a festa é animada por atrações musicais e os concursos Rainha da Festa, Culinária do tomate, Qualidade do tomate e o Concurso Leiteiro. Já foi até cenário de filme da netflix, e depois de dois anos sem acontecer devido a pandemia da Covid-19, a festa volta em 2022 ao Parque de Exposições da cidade dos dias 12 a 19 do mês de junho.

Para saber mais informações acesse o perfil oficial da festa no Instagram @festadotomateoficial. 



Paty de Alferes é mais que um destino de viagem, para mim é uma caixinha de memórias, a cada frase escrita nesse texto me leva diretamente para os momentos que vivi em família durante anos da minha vida. As lembranças se fazem tão palpáveis que é como se tivessem acontecido ontem e não a mais de 20 anos. 

Infelizmente a Paty da minha infância não está mais lá, com ela foi a barraca do seu Raul, a vacaria, a prima Celinha não mora mais na casa ao lado, as janelas do sítio não são mais azuis, a penteadeira da vovó Elza não faz mais parte da mobília, o vovô Max não prende mais o balanço na árvore, nem sua Variant azul ocupa mais a garagem. 

Para minha o que ficou de Paty, foi a Rua Elza Alves Paz e as minhas infinitas e lindas lembranças...

Iiiiii que bad!!!  Ficou meio triste isso aqui, desculpe leitor, eu já tinha dito que falar de Paty me deixava muito sentimental.

Então levanta esse astral, joga essa energia lá para cima, tipo festa do tomate e se jogue nas atrações de Paty, pois uma coisa é certa, suas lembranças serão tão inesquecíveis e especiais quantos as minhas. 

Referências:

Conheça Paty de Alferes. Paty de Alferes. Disponível em: http://patydoalferes.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/CONHECA_PATY_DO_ALFERES_RJ.pdf. Acesso 31/05/2022

Paty de Alferes. Férias Brasil. Disponível em: https://www.feriasbrasil.com.br/rj/patydoalferes/. Acesso 31/05/2022

Pontos turísticos. Prefeitura de Paty de Alferes. Disponível em: http://patydoalferes.rj.gov.br/pontos-turisticos/. Acesso 27/05/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »