Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/06/2022 às 10h47min - Atualizada em 15/06/2022 às 11h23min

Um paraíso chamado Jericoacoara

Yolanda Plutarco Machado - Editado por Amanda Martins
Arquivo pessoal

Um imenso paraíso entre dunas, lagoas, e belas praias, assim é chamada a maravilhosa vila de Jericoacoara, localizada no município de Jijoca.

Uma simples vila de pescadores, de difícil acesso, e com praticamente nenhuma estrutura, se transformou em um dos destinos queridinhos do Nordeste.

Segundo o Ministério do Turismo, a cidade está entre as 10 unidades de conservação mais visitadas do mundo, chegando a um número de mais de 1,7 milhão de visitas.

Jericoacoara conta com praias de enseada, mar calmo, e uma gastronomia influenciada pela cultura européia, especialmente italianos, alemães e franceses. As ruas seguem o estilo praiano com areia, pouca iluminação e uma atmosfera sossegada.

A praia já foi reconhecida mundialmente como uma das mais bonitas do planeta. A natureza do local permanece preservada, e segue como uma Área de Proteção Ambiental (APA), desde 2002, quando foi transformada em Parque Nacional.

Com isso, é expressamente proibida a construção de rodovias e estradas, bem como qualquer tipo de pavimentação. Sendo assim, os turistas seguem de jardineiras (veículos 4×4) em suas dunas até Jeri.


Apesar do cenário simples e da aventura para se chegar ao destino, encontramos uma Jericoacoara com hotéis, pousadas, bares e restaurantes de excelente estrutura.


Taxa de Turismo Sustentável

A vila, por ser área de preservação, cobra uma taxa de turismo sustentável, no valor de R$30 reais válidos por uma semana. A cobrança dessa taxa ambiental, foi instituída pela prefeitura de Jijoca, de Jericoacoara em 2015, e vale para turistas entre 13 e 59 anos, com exceção de deficientes físicos. Para evitar filas na chegada, é aconselhável pagar pela internet.

Como uma das atrações do município é a simplicidade, recomendamos ter dinheiro em mãos, pois, há apenas uma agência dos correios em Jericoacoara que atua como um banco postal para os titulares da conta do Bradesco, com um limite diário de retirada.

Também há agências bancárias e caixas eletrônicos, mas, somente em Jijoca (última parada antes).

Para efetuar o pagamento antecipado da taxa segue as instruções:

  1. Acesse o site da prefeitura da cidade (Jijoca de Jericoacoara), clique em Taxa de Turismo, e escolha a opção Brasil. Duas bandeiras aparecerão na tela, e basta clicar na bandeira do Brasil,
  2. depois é só preencher os dados, pagar a taxa e imprimir o comprovante, que deve ser apresentado na chegada na vila.

O que fazer em Jericoacoara

A Vila de Jericoacoara, nos reserva lindos pontos turísticos, e muitas atividades. É possível vivenciar grandes aventuras, então, se permita viver essa experiência inesquecível.

Pedra Furada


Dentre as inúmeras atrações de Jeri, a mais famosa é a Pedra Furada. Um arco enorme, esculpido pela ação das ondas.

O arco fica situado na Região Rochosa de Jericoacoara, que se estende por 2 km do litoral e termina na Pedra do Frade. Com uma distância de aproximadamente 30 minutos de caminhada o turista consegue chegar até a Pedra, localizada na praia da malhada.

Buraco Azul


Localizado a cerca 20km de Jericoacoara, e a 18km do Aeroporto Nacional de Jericoacoara, o lugar chama atenção pela cor paradisíaca da água, em tom azul turquesa. Localizado no município de Cruz, no litoral oeste do Ceará, foi formado a partir de fortes chuvas ocorridas na região em 2019.


Poço da Princesa


Localizado próximo à Pedra Furada, é uma pequena piscina natural com aproximadamente 1,70m de profundidade encravada na rocha. Pode somente ser visitada quando a maré está baixa.

Duna do Pôr do Sol

Uma das principais atrações turísticas e impressionante pelo seu tamanho, e perfeição das formas. Por tradição, turistas e moradores se unem a um ritual diário em seu topo para apreciar o espetáculo do pôr do sol de frente para o mar.

Farol

Situado no ponto mais alto do Serrote, 98m acima do nível do mar. O lugar é um mirante natural com uma vista 360º dos arredores.

Igreja de Jeri

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, construída em 1945, é uma beleza à parte com sua arquitetura em pedra.

Praça de Jericoacoara

Inaugurada em 2012, a Praça Edvá Esmerino da Silva, ou simplesmente “Pracinha de Jeri”, conta com bancos no centro em formato de canoas, chafariz e dois quiosques cobertos de palha. É um local aconchegante e agradável, além de estar rodeada de bons restaurantes. Tornou-se um ótimo ponto de encontro e referência em Jericoacoara.


Mangue Seco (Cavalo Marinho)


O passeio ecológico do Cavalo Marinho é feito de canoa pelo mangue. A vegetação tem raízes escoras e em suas águas vivem os cavalos marinhos, ameaçados de extinção em todo mundo.

Lagoa do Paraíso

Conhecida como a praia de água doce a Lagoa Paraíso é um espetáculo da natureza, o azul claro das águas desperta o desejo dos turistas em conhecer esse refúgio do litoral cearense. Apesar de ter alguns quiosques, o mais estruturado e famoso é o "The Alchymist Beach Club", com DJ’s e espaços elegantes.

 
Lagoa da Tatajuba

Parada final do passeio pelo lado oeste de Jeri, a Lagoa da Tatajuba é outro destaque das praias de água doce. Os tobogãs improvisados e a tirolesa que termina na lagoa são as grandes atrações do lugar. 

Como chegar


O principal meio que separa a capital cearense de Jericoacoara é o terrestre. O trajeto é feito por ônibus, ou carro até Jijoca, município que fica antes de Jeri, onde a estrada termina.

Os visitantes seguem em uma jardineira – veículo de grande porte com tração 4X4 – tendo as dunas como pista. 

O acesso à Jericoacoara é limitado pelas dunas, e feito por um veículo adequado com motoristas habilitados. Para quem vem de outro estado ou país, o lugar está preparado para recebê-los no aeroporto de Jijoca com voos distribuídos em diversas companhias áreas.
 

REFERÊNCIAS :
 
Fonseca, Roberta. Jericoacoara: onde fica e o que fazer nesse paraíso nordestino, 2020. Disponível em: <https://assistentedeviagem.com.br/blog/jericoacoara-ceara> Acesso em: 15 de jun 2022.
 
Costa, Amanda. Em 2021, unidades de conservação superam número de visitantes pré-pandemia, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/em-2021-unidades-de-conservacao-superam-numero-de-visitantes-pre-pandemia> Acesso em: 15 de jun, 2022.
 
Antunes, Fabiano. Jeri: um dos destinos preferidos neste mundo ainda em pandemia, 2021. Disponível em: <https://www.folhape.com.br/colunistas/folha-turismo/jeri-um-dos-destinos-preferidos-neste-mundo-ainda-em-pandemia/26490/> Acesso em: 15 de jun, 2022.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »