Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/06/2022 às 23h55min - Atualizada em 16/06/2022 às 23h48min

Turismo gastronômico na “Cidade Mãe” de Sergipe

Raíssa Sousa - Editado por Amanda Martins
Prefeitura de São Cristóvão

Terra de história, religiosidade, culturas e também de sabores.

São Cristóvão, a quarta capital mais antiga do país, é um berço de cores e sentimentos do estado de Sergipe. A cidade que oferta atrativos turísticos de diferentes modelos, não deixaria de lado a gastronomia, que é um forte fator de identidade para seus conterrâneos, e nessa matéria, você irá conferir alguns pratos típicos da querida “Cidade Mãe”.

 "O atrativo gastronômico é, todo lugar, iguaria, modo de preparo, produção ou serviço, acontecimento programado, estabelecimento destinado e vinculado aos serviços de alimentação fora de casa, que despertem o interesse turístico e gere deslocamento de grupos com objetivo de conhecê-los", comenta Gimenes Minasse.

Essa busca por sabores de uma determinada terra é feita há muito tempo, e até o período em que especiarias valiam “milhões” poderia ser citado.

Sabendo disso, vamos começar a listar as delícias dessa terra?

A culinária de São Cristóvão, assim como de outras cidades do país, é regada pela herança deixada pelos portugueses, africanos e povos nativos. Então, além das receitas típicas como pé-de-moleque, beijú e saroio que podem ser encontradas em feira livre, outras fazem sucesso e revelam identidade da região.

Queijadas

Uma receita que deu nome a um lugar, a Casa da Queijada, em São Cristóvão é um ambiente bucólico que desperta interesse pela simplicidade e sabores que ali detém. A queijada é um doce típico português que utiliza o côco e é fabricado em forno de barro.

 

Briceletes

Visitar à Cidade Mãe sem provar os briceletes, é quase incomum. Eles são  biscoitos fininhos e crocantes com sabor de limão e laranja, e são encontrados no Convento das Freiras Carmelitas, localizado na Santa Casa de Misericórdia, onde as freiras utilizam a mesma receita desde o século XVI. A receita inclui farinha de trigo, leite, ovos, açúcar e raspas de limão e laranja.

 

Geleias e Doces

Fabricados no Povoado Cabrita, além de pratos com valor ancestral que resgatam os sabores herdados pelos africanos em nossa terra, outras receitas saem desse povoado e encantam os visitantes. Doces em calda, doce de corte, e geleias são alguns dos destaques na região.


Geleias de São Cristóvão

Geleias de São Cristóvão

Foto/Reprodução: Prefeitura de São Cristóvão


Vinhos

Em contato com a natureza e com uma produção genuinamente nordestina, a Vinícola Possamai levou às terras da Cidade Mãe uma nova produção. Os vinhos, e outras bebidas autênticos da empresa, impressionam visitantes e até moradores locais com sabores levados do Sul ao Nordeste do país.


Produtos - Vinícola Possamai

Produtos - Vinícola Possamai

Foto/Reprodução: Vinícola Possamai
 

AZEVEDO, Eliane Avelina; SILVEIRA, Fabiana Almeida. A Gastronomia Como Elemento do Produto Turístico - Caminhos Possíveis para a Diversificação da Oferta Turística em São Cristóvão – SE. Instituto Federal de Sergipe.

São Cristóvão > Gastronomia. Disponível em < https://www.sergipetradetour.com.br/atrativo/82 >. Acesso em: 14/06/2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »