Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/06/2022 às 19h46min - Atualizada em 19/06/2022 às 19h42min

Verstappen controla Sainz e vence GP do Canadá de Fórmula 1

Holandês segurou ímpeto do piloto da Ferrari nas voltas finais; Hamilton é 3º

Felipe Sousa - labdicasjornalismo.com
Verstappen e Sainz no Grande Prêmio do Canadá; Holandês ainda é o piloto a ser batido (Divulgação/Red Bull Racing)
Max Verstappen (Red Bull) suou um pouco mais que o imaginado, mas confirmou o favoritismo e venceu o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, disputado no Circuito Gilles Villeneuve em Montreal – a etapa canadense foi a primeira depois de dois anos fora do calendário por conta da pandemia de Covid-19. O atual campeão largou bem da pole position e, mesmo com a pressão de Carlos Sainz (Ferrari) após a entrada do safety car nas voltas finais, cruzou a linha de chegada em primeiro, em sua 26ª vitória na carreira e a quinta nas últimas cinco provas da temporada 2022.

O espanhol da Ferrari bem que tentou superar Verstappen na base da estratégia, mas teve que se contentar com o segundo lugar. Lewis Hamilton (Mercedes) completou o terceiro lugar com uma pilotagem sólida, seguido pelo companheiro de equipe George Russell. Charles Leclerc (Ferrari), que trocou toda a sua unidade de potência e largou do fundo do grid, fez uma corrida de recuperação no limite e terminou em quinto. Esteban Ocon (Alpine), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Fernando Alonso (Alpine – cruzou a linha de chegada em sétimo, mas foi punido por ziguezaguear contra Bottas) e o dono da casa Lance Stroll (Aston Martin) fecharam o Top 10.

Na disputa do campeonato de pilotos, Verstappen abriu 46 pontos de vantagem contra o segundo colocado Sergio Pérez (Red Bull), que abandonou por problemas no motor. Os companheiros de equipe são seguidos por Leclerc (126), Russell (111) e Sainz (102).

A corrida

Após garantir o segundo lugar no treino classificatório e encerrar um jejum de dez anos sem largar da primeira fila, Fernando Alonso prometeu partir para cima de Max Verstappen logo na primeira curva. Ficou só na promessa: ao apagar das luzes, o atual campeão tracionou melhor e largou sem ser ameaçado, seguido pelo bicampeão, Sainz e Hamilton – que tentou sem sucesso assumir o terceiro lugar. O britânico da Mercedes chegou a se tocar com Kevin Magnussen (Haas) em uma tentativa de proteger o seu quarto lugar: o dinamarquês levou a pior com um dano na asa dianteira. Quem também não teve sorte foi o seu companheiro de equipe Mick Schumacher, que perdeu duas posições.

Na terceira volta, Sainz tomou o segundo lugar do compatriota Alonso. Ao passo que Verstappen abria vantagem na liderança, Russell ultrapassou Magnussen para conquistar o quinto lugar. O piloto da Haas foi instruído pela direção de prova a substituir sua asa dianteira. No nono giro, Sergio Pérez abandonou com problemas no motor, o que forçou o acionamento do safety car virtual. Verstappen e Hamilton aproveitaram para fazer a primeira troca de pneus e Sainz assumiu a liderança provisoriamente.

Com uma boa manobra, Hamilton tomou o quinto lugar de Esteban Ocon. Mais atrás, Charles Leclerc já era o 13º colocado após ganhar seis posições. No 15º giro, Verstappen ultrapassou Alonso para assumir a segunda colocação. Quatro voltas depois, Bottas e Leclerc ultrapassaram Alexander Albon (Williams) quase que simultaneamente.

Mick Schumacher também teve problemas no motor e parou na mesma posição de pista que Pérez havia parado algumas voltas antes – fim de prova para o alemão e o segundo carro de segurança virtual da corrida. Desta vez, Sainz foi para os boxes e a liderança retornou para as mãos de Max Verstappen. Alonso continuou na pista e, com pneus gastos, foi presa fácil para Sainz e Hamilton poucas voltas depois. Leclerc, outro que estendeu sua permanência na pista, já figurava no sétimo lugar.

Alonso trocou seus pneus na volta 29, enquanto que Leclerc tentava, sem sucesso, ultrapassar Ocon. Na liderança, depois de ter aberto oito segundos de vantagem, Verstappen via a diferença diminuir gradativamente enquanto seus compostos duros se desgastavam.

Leclerc foi chamado aos boxes apenas na 42ª volta, seguido por Verstappen no giro seguinte. Na saída dos boxes, o holandês perdeu momentaneamente o segundo lugar para Hamilton, mas recuperou a posição pouco tempo depois, quando o britânico fez sua parada. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) trocou seus pneus na volta 49, mas bateu logo na sequência e abandonou – safety car na pista.

Sainz foi para o pit stop e cedeu o primeiro lugar a Verstappen: a expectativa da Ferrari era usar os pneus mais novos como um trunfo contra o holandês – a dupla da Alpine também parou. A relargada ocorreu no 55º giro e Verstappen manteve a ponta, seguido de perto por Sainz. Um pouco mais atrás, Leclerc passou por Alonso e enfim, Ocon, para assumir a quinta posição.

Na disputa pela liderança, Carlos Sainz bem que tentou, mas não conseguiu enquadrar Verstappen, que segurou bem o rival e confirmou a vitória no Canadá.

Próxima corrida

A Fórmula 1 retorna em duas semanas para a disputa do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, no Circuito de Silverstone.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »